16 de março de 2020

IPN lança programa de empreendedorismo para maiores de 50 anos



O Instituto Pedro Nunes (Coimbra) vai organizar a primeira edição do programa “Empreendedorismo 5.0”.
A iniciativa é gratuita e vai decorrer nos meses de Maio e Junho, tendo como objetivo promover, apoiar e capacitar os cidadãos europeus com mais de 50 anos que sonham em criar e gerir o seu próprio negócio. 

O “Empreendedorismo 5.0” nasce da iniciativa de contexto europeu Silver Starters.
Este programa é estruturado em duas componentes principais (blended learning): formação online e mentoria dedicada. Os participantes passam por oito módulos que se inserem nas categorias de Mindset and Skills, Idea e Business.

Os tópicos abordados neste programa incluem:

Perceber as necessidades e os problemas dos potenciais clientes;
Desenvolver a capacidade de aplicar design thinking;
Aprender a testar suposições de negócio e de mercado rapidamente;
Adquirir conhecimento básico em modelos de negócio;
Adquirir conhecimento básico em marketing (online);
Adquirir conhecimento introdutório em gestão da mudança;
Conhecer ferramentas online para desenvolvimento de protótipos;
Aprender a lançar um negócio e a recorrer a acompanhamento adequado.

Existem cada vez mais pessoas a estarem disponíveis para uma segunda carreira e desejam criar startups ou iniciar uma nova atividade. Quando encaram o período da reforma, cerca de 10% das pessoas sonham em começar o seu próprio negócio e 73% precisa de continuar a trabalhar por razões financeiras. A expectativa deste programa é apoiar a criação de startups direcionadas para a vida saudável, a redução de riscos de vulnerabilidade financeira e o envelhecimento ativo, proporcionando novas perspectivas, ferramentas e conhecimentos através de cursos. 

O projeto desenvolvido no âmbito do EIT Health já tem um piloto na Holanda e na Polónia, que conta com o apoio da seguradora AEGON. A EIT Health é uma ‘comunidade de conhecimento e inovação’ (KIC) criada em 2015 e pertence ao Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). A associação reúne 150 organizações parceiras (Universidades, Entidades de Investigação, Empresas Hospitais) e junta as mentes mais brilhantes da área da saúde para responder a alguns dos maiores desafios de saúde enfrentados pela Europa. Por meio de uma abordagem colaborativa única, pretende-se capacitar uma rede de inovadores a superar barreiras, desafiar as convenções e colocar produtos e serviços inovadores nas mãos daqueles que mais precisam deles. 

Em Portugal, o programa Empreendedorismo 5.0 é uma iniciativa do Instituto Pedro Nunes (IPN). Criado em 1991 por iniciativa da Universidade de Coimbra, esta instituição privada sem fins lucrativos visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.
A incubadora de empresas do IPN apoia a fase nascente de novos projetos empresariais inovadores e/ou de base tecnológica e de serviços avançados. O propósito é criar um ambiente que proporciona o alargar de conhecimentos em matérias como a qualidade, gestão, marketing e o contacto com mercados nacionais e internacionais.

Para aceder aos regulamentos, inscrições ou outras informações gerais sobre esta iniciativa, clique aqui.


AddThis