25 de março de 2020

Orientação Técnica sobre Incentivos às Empresas com Medidas relativas à pandemia


Foi lançada a ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 1/2020 Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização (RECI) SISTEMA DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS - Medidas relativas à presente situação epidemiológica.

Esta Orientação Técnica (OT) tem por objetivo clarificar o âmbito e aplicação das medidas de apoio às Empresas incluídas nos pontos 2. a 4. da Resolução do Conselho de Ministros n.º 10-A/2020, de 13 de março, que aprovou um conjunto de medidas relativas à presente situação epidemiológica.

Em conjunto com outras medidas de caráter mais geral – designadamente as linhas de crédito às empresas e as relativas à manutenção dos postos de trabalho, procurou-se ainda, no âmbito dos Sistemas de Incentivos às Empresas, apoiar a tesouraria das empresas, criando condições para acelerar pagamentos, diferir amortizações de subsídios e permitir a elegibilidade de despesas comprovadamente suportadas pelos beneficiários em iniciativas canceladas ou adiadas por motivos relacionados com a pandemia.

A nova OT aplica-se aos projetos aprovados no âmbito do Sistema de Incentivos do Portugal 2020 e aos projetos encerrados no âmbito do sistema de incentivos do QREN e do QCA III com planos de reembolso ativos.

DESCRIÇÃO DAS MEDIDAS

Aceleração do pagamento de incentivos às empresas
Diferimento das prestações de incentivos reembolsáveis
Despesas suportadas em ações canceladas ou adiadas
Reprogramação de projetos
Projetos em fase de Investimento
Projetos física e financeiramente concluídos
Processo de decisão sobre os pedidos apresentados pelas empresas

Pode fazer o download do documento da OT aqui

AddThis