A quinta edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal, reuniu 51 candidaturas, das quais foram selecionadas oito para a fase final.
Miguel Barbosa (Portugal Ventures), Miguel Gonçalves (GesEntrepreneur) e Miguel Mendes (Turismo de Portugal) integram o Júri que vai selecionar o projeto vencedor, tal como o segundo e o terceiro classificado. A decisão será anunciada no dia 3 de Junho.
De seguida, damos a conhecer os oito finalistas, oferecendo um pequeno vislumbre dos seus desígnios e atividades, nas palavras dos próprios empreendedores.
PROJETO: Smart City Concierge
PROMOTOR: Rui Nuno Castro
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO: Coimbra
“O Smart City Concierge é um assistente de viagem virtual. Pode ser tão simples como só mais um contacto na sua lista de contactos com quem pode conversar, fazer perguntas sobre o que está para acontecer de interessante perto de si ou pedir dicas de viagem numa conversação normal.
O nosso produto disponibiliza de forma fácil, eficaz e conveniente, à distância de uma pergunta, ajuda eficiente no planeamento ou busca de uma solução durante a viagem, sem que seja necessário fazer download de uma aplicação, mantendo o utilizador no seu ambiente natural de “instant messaging”, onde comunica habitualmente com os seus amigos. Ter a capacidade de poder concentrar toda a informação num só local em contexto de conversação, permitindo ainda o aprofundamento da experiência e obtenção de informação mais imersiva e completa recorrendo às melhores práticas mobile centric (progressive web app)”.
PROJETO: TSI - Tourism Solutions Integrator
PROMOTOR: Miguel Fontes Pereira de Melo
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO: Aveiro
“Devido ao conhecimento e experiência do mercado mundial que foi ganha na Europa, LATAM e África, tanto por mim em termos operacionais e estratégicos e como pelo João Luís Moita como Empresário com muitos anos de Distribuição (DMC), concluímos que primeiro a nível Nacional e depois Internacional havia uma falta (GAP) de um aglutinador ou centralizador, que servisse de referência para todo o sector Turístico Mundial.
A escolha da Região Centro, nomeadamente Aveiro, deveu-se sobretudo ao enorme potencial a explorar e catapultar para outros destinos, tendo sempre a referência A Origem.
Assim, este Marketplace B2B, vai facilitar e reduzir todos os custos, tanto temporais como intemporais, que as empresas deste sector económico têm e com os quais se debatem neste momento. Nós já tínhamos chegado à conclusão de que o Turismo nos próximos tempos iria sofrer uma grande evolução e transformação. Toda a forma de trabalho que foi referência durante décadas iria necessariamente mudar, pois com o avanço da tecnologia, e a própria sobrevivência das empresas e destinos, teria de se pautar por muita Qualidade e Diferenciação. Aqui entraremos nós como players, numa plataforma que oferece um serviço inovador, rápido, seguro e aglutinador, tornando-nos e tornando a Região Centro numa referência”.
PROJETO: Museu LOAD ZX Spectrum
PROMOTOR: João Diogo Ramos
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO: Cantanhede
“Para Portugueses, Espanhóis, Ingleses e tantos outros, o primeiro computador foi o chamado ZX Spectrum, da empresa inglesa Sinclair que partilha o nome do seu inventor: Sir Clive Sinclair.
O Museu LOAD “ZX SPECTRUM” retrata essa história. A narrativa patente cobre tudo o que se passou à volta das empresas do grupo Sinclair que fabricaram computadores, mas também rádios, televisões, relógios e foram mesmo os líderes na venda de calculadoras de bolso. Esta é uma história que nos diz muito em Portugal também porque muitos dos computadores foram montados – e alguns até desenvolvidos – na fábrica da TIMEX na Caparica, Lisboa.
Este Museu, que deverá ser formalmente inaugurado a 26 de Setembro de 2020 (devido ao COVID-19), iniciou em Abril de 2019 uma exposição preliminar, temporária, no Museu da Pedra em Cantanhede e que permitiu aferir o interesse do projeto.
Este trabalho criou um polo de atração turística na cidade de Cantanhede que cedo percebeu o interesse e se mobilizou para aproveitar a oportunidade de atrair visitantes para a cidade.
Foi alvo de ampla cobertura em diversos meios de comunicação (televisão, rádio e internet) e recebeu cerca de 5.000 visitantes em 8 meses, provenientes dos vários cantos de Portugal (do Algarve a Braga), mas também de Espanha, França, Brasil, Reino Unido, Polónia ou Turquia.
Comprovado esse potencial, iniciaram-se as obras de adaptação de um espaço dedicado para o efeito na antiga Escola Primária Conde Ferreira no centro da cidade. Aqui irá nascer então o primeiro Museu no Mundo dedicado ao ZX Spectrum.
No novo espaço irão existir diversas novas áreas dedicadas à introdução à computação para os mais jovens que não sabem o que é um ZX Spectrum; haverá também uma área dedicada à vida de Sir Clive Sinclair, diversos conteúdos únicos provenientes de responsáveis da TIMEX Portugal e TIMEX USA e ainda uma nova área dedicada aos vários concorrentes do ZX Spectrum.
Adicionalmente, irá existir uma componente muito forte sobre a Portugalidade da exposição, adicionando informação sobre fabricantes de periféricos, programadores e programas nacionais, locais de venda de software nos anos 80/90, entre diversas outras surpresas, num espaço três vezes maior do que o da exposição preliminar.
Este é um projeto único no Mundo. É um projeto filantrópico e sem fins lucrativos que visa homenagear os inventores e empreendedores que contribuíram para a revolução tecnológica. É um projeto cultural e de aproximação dos visitantes às tecnologias de informação. É também um projeto de empreendedorismo que mostra como de uma ideia se idealiza uma infraestrutura inovadora e que atrai interesse turístico de pessoas de várias partes do Mundo para a região Centro de Portugal”.
PROJETO: HotelTech
PROMOTOR: Marcos Bordi
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO: Aveiro
“Somos uma multiplataforma digital para hotéis que permite aos hóspedes gerir as suas próprias reservas. Disponibilizamos um webapp, sem a necessidade de descarregar nada no seu telemóvel, ou um app que atende todas as necessidades dos hóspedes relacionadas com serviços e produtos. A nossa solução facilita a vida aos hóspedes e garante-lhes poupanças de tempo e dinheiro, incluindo a programação de toda a estadia de acordo com os seus desejos, antes sequer de sair de casa.
A HotelTech permite aos hóspedes, nomeadamente, executar o Self check-in e self check-out, e está pronto a atender as exigências sanitárias face ao Covid-19. Três passos: QR Code; Encontre sua reserva; Self check-in. Permitimos ao hóspede uma experiência end-to-end que inclui também ações de up e cross-sellings evitando ao mínimo o contato social”.
PROJETO: Almourol Land
PROMOTOR: Jorge Manuel do Carmo Escarameia
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO: Tancos - Vila Nova da Barquinha - Almourol
“A Almourol Land é constituída por uma equipa de profissionais com formação em diversas áreas e tem como objetivo aproveitar os recursos naturais da zona envolvente do Almourol e elevar o seu potencial turístico. As atividades da Almourol Land englobam cinco áreas distintas: o ar, a terra, a água, cultura, web.
Ar: Experiências de para-quedismo, passeio de avião; Terra: Atividades pedestres e de orientação, caminhadas, btt, ciclo turismo, experiências que permitem a descoberta do património, jogos populares e tradicionais, rotas temáticas (rota dos templários), ginásio ao ar livre; Água: Passeio fluvial turístico no rio Tejo (em Tancos); Cultura: Organização de eventos musicais, teatros, implementação/venda de áudio guias para o castelo de Almourol, workshops; Web: Apresentação de workshop e aulas online de entretimento de desenvolvimento pessoal.
É o primeiro passo de um ambicioso projeto para a zona. O segundo passo engloba a implementação de uma unidade móvel no caís de Tancos, o aluguer de equipamentos náuticos, incluindo uma embarcação para servir refeições no rio”.
PROJETO: Rota do Arroz Doce
PROMOTORA: Ana Margarida Silvestre Graça
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO: Gândara (Baixo Mondego) e Rio de Galinhas (Almalaguês - Coimbra)
“A Rota do Arroz Doce será realizada na região do Baixo Mondego, mais concretamente por terras da Gândara, pela sua proximidade à cidade de Coimbra e pela sua longa história e estórias na produção do Arroz Carolino.
Por esta ser uma sobremesa de conforto para mim que me remete de imediato à infância tanto pelo cheiro, como pelo sabor / paladar. Juntando estes ingredientes, investiguei e decidi criar uma rota que me conforta a alma e que espero que conforte a de quem experimentar. Ao realizar a rota vai sentir que recua no tempo, emerge e acaba no conforto familiar, demonstrando então que a inovação pode nascer de algo que nos afaga a alma e nos teletransporta.
Para reaprender o passado a Rota do Arroz Doce, para além da visita à origem dos ingredientes que compõem a sobremesa, é imperativo que a memória guarde os momentos e nada melhor do que aprender / pôr a mão na massa e o reaprender o passado ligado desde a ordenha, criação e tratamento do arroz, até ao tear de Almalaguês que tanta tradição tem com o Arroz Doce”.
PROJETO: Smart Tour - Destinos Turísticos Inteligentes
PROMOTOR: Frederico Santos da Costa, Jucelha Borges de Carvalho, João Facio Kopke
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO: Aveiro
“O projeto Smart Tour utiliza Tecnologia IOT (internet of things) para promover roteiros turísticos inteligentes. O Hardware Beacon realiza a comunicação entre destino e smartphone do turista. No conceito de marketing por proximidade, é possível enviar conteúdo relevante ao usuário e coletar métricas, apresentadas em um Dashboard em tempo real para os gestores públicos do turismo, para tomadas de decisões assertivas.
O storytelling como conteúdo, visa enriquecer a visita do usuário, a valorização do património histórico e cultural, aumento do tempo de permanência do visitante e promoção do destino de forma orgânica e sustentável. Ao compartilhar a experiência em redes sociais, o turista torna-se ‘embaixador’ do destino. Em tempos de Covid-19, ajustes na plataforma permitem a emissão de alertas quando identificada aglomerações, redirecionam o fluxo de pessoas, evitam o uso de impressos e permite estudo do perfil do usuário sem contato físico, aplicando pesquisas de demanda turística de forma disruptiva.
De forma a promover destinos turísticos seguros, a equipa idealizou e criou a Plataforma Smart Tracking, um rastreador de contatos idóneo, sem uso de apps, Bluetooth e geolocalização, que mantém o anonimato do usuário e auxilia as autoridades de saúde no controle da disseminação do vírus”.
PROJETO: Soul Speaking Out Loud
PROMOTORES: Joana Pereira, Fernando Matias
LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO: Região Centro - Beira Baixa - Aldeias de Xisto
“Criação e desenvolvimento de uma app cuja matriz assenta no mesmo princípio de um jogo de tabuleiro tradicional, cujas ‘casas’ para progredir no jogo são casas reais, edificadas, permitindo assim que o visitante/jogador conheça o património, material mas também imaterial, popular e natural, de forma imersa e interactiva no território das Aldeias de Xisto e toda a envolvente.
O recurso ao gaming possibilita conhecer o território de forma autónoma, sem depender de um terceiro para ficar a conhecer toda a história do local. Não impedindo o contacto com a comunidade local, permite a possibilidade de fazer todo o percurso sem depender de horários, disponibilidades e até recursos muitas vezes inexistentes”.
O Prémio José Manuel Alves é um concurso de empreendedorismo turístico organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, tendo como objetivo a deteção e o apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.