Jorge Rodrigues faz parte do júri final da presente quarta edição do Concurso de Teses Académicas do Turismo Centro de Portugal.
O júri final vai selecionar a tese de mestrado vencedora. Este ano, a totalidade das candidaturas incidiu na categoria de mestrado, pelo que não será atribuído o prémio relativo à categoria de doutoramento.
Na avaliação serão analisados critérios como o Impacto da tese nas empresas turísticas da região Centro de Portugal e/ou nas entidades públicas com competências no setor, a qualidade científica, a originalidade dos trabalhos e a incidência na região Centro.
Os resultados serão anunciados no final deste mês.
Jorge Rodrigues é licenciado em Engenharia Agronómica, com área vocacional em Agropecuária e tem uma pós-graduação em Segurança em Desportos de Natureza e Aventura.
É coordenador Geral da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, diretor Geral da TEMPLAR – Rotas e Destinos Turisticos, Lda, gestor da Formação Profissional da ADIRN e coordenador de projetos de cooperação nacional e transnacional.
É membro do Conselho Estratégico da CIMT (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo), da Comissão de Acompanhamento do CEDI ( Conselho Estratégico da CIMT), do Grupo de Trabalho “Turismo” do Médio Tejo da CIMT, da Comissão de Acompanhamento do Programa da Rede Rural Nacional e do Conselho de Gestão da ENCB – Estação Náutica do Castelo de Bode.
É formador Interno na ADIRN, em diversas componentes da área de formação –Turismo e Lazer, Agricultura e instrutor de Mergulho PADI / MASTER Scuba Diver Trainer.
É ainda formador Externo na CITEFORMA, em diversas componentes da área de formação –Turismo e Lazer e coordenador e formador de Ações de Formação Profissional desenvolvidas em Cabo Verde, em diversas componentes da área de formação –Turismo e Lazer; Produção Agrícola e Animal.
É director da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas e presidente da Direção da AETCB – Associação de Empresários de Turismo do Castelo de Bode
Coordena Programas de Desenvolvimento Rural e Local, aplicados no Ribatejo Norte desde 1991, nomeadamente: PIC - LEADER I / PIC - LEADER II / PIC - LEADER +, AGRIS / VALTEJO, POPH, SP3 – PRODER, PRRN / INTERREG / PIVUT, DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária e CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social.
Coordena ainda o Projecto “Qualificação do Turismo Activo – Sustentável e Ambiente” desde 2001.
O Concurso de Teses de Mestrado e de Doutoramento, organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.
Mais informações, aqui: