O SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas apoiou, até ao momento, 136 projetos de microempresas da região Centro, dos quais 16 são do setor do Turismo - 10 de restauração e bebidas, 3 de empresas de animação turística, 2 agências de viagens e turismo e 1 de um empreendimento de turismo em espaço rural. Estes 16 projectos do setor do Turismo representam um investimento de 373.371,00 euros tendo sido apoiados em 273.150,00, o que corresponde a um incentivo médio de 73%.
Podem concorrer microempresas existentes e licenciadas para a actividade prevista no projeto, que deve incluir, na generalidade dos casos, um investimento até 5.000,00 euros e a criação de, pelo menos, um posto de trabalho. O incentivo para os projetos aprovados é de 50% não reembolsável para a vertente do investimento (metade sob a forma de adiantamento), possibilidade de acesso a linha Investe QREN específica para os restantes 50% e de, no mínimo, 12 x 419,22 euros por cada posto de trabalho criado (até ao limite de dois).
O território abrangido pelo SIALM na região Centro, de acordo com a Portaria n.º 68/2013, de 15 de Fevereiro, é o seguinte: Baixo Vouga (apenas o concelho de Sever do Vouga); Baixo Mondego (apenas o concelho de Penacova) Médio Tejo (apenas os concelhos de Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere e Sardoal) e a totalidade do território das NUT III Pinhal Interior Norte, Pinhal Interior Sul, Dão-Lafões, Serra da Estrela, Beira Interior Norte, Beira Interior Sul e Cova da Beira.
Saiba todos os pormenores sobre este sistema de incentivos, incluindo uma apresentação elaborada pela CCDRC, aqui.
Saiba todos os pormenores sobre este sistema de incentivos, incluindo uma apresentação elaborada pela CCDRC, aqui.