1 de maio de 2019

Reportagens: Investi No Centro


Os Sentidos da Viagem

















A Marisa e o André tinham um sonho. Criar um negócio próprio com um desígnio especial. Uma agência de viagens centrada nos públicos com necessidades de acessibilidade: surdez, cegueira, mobilidade reduzida. 
Aliaram convições, arregaçaram as mangas, enfrentaram os desafios. Hoje, o sonho é realidade. Conheçam a história da Daquiparali.




O Medronho Hospitaleiro



















Conheçam a história da Medronhalva, finalista da última edição do nosso concurso de empreededorismo turístico (Prémio José Manuel Alves). Uma casa centenária convertida a alojamento local em São Pedro de Alva, no coração do único medronhal certificado do mundo.




A Rota Empreendedora














Duas mulheres cruzaram-se por mero acaso. Conversaram, encontraram cumplicidades e objetivos comuns. Decidiram enveredar juntas na viagem do empreendedorismo. Não seguiram nenhum mapa. Desenharam-no. Criaram um percurso teatralizado nas ruas das Caldas da Rainha, onde a história da cidade se interliga com as vivências de Rafael Bordalo Pinheiro.
Conheçam a história de Mariana e Inês. Conheçam a história dos Alter Egos de Bordallo.


Turismo Experiencial (des)tranca Portas no Centro















Um escape room é uma experiência completamente imersiva, onde cinco pessoas são trancadas numa sala e têm 60 minutos para escapar. Esta atividade de turismo experiencial está em expansão em Portugal e já são vários os espaços na zona Centro do país.
Por trás de cada escape room há um empreendedor que se apaixonou pela atividade e decidiu arriscar. Destrancaram-nos as suas portas e partilharam connosco as suas motivações, lutas e desígnios por trás de um investimento. Chamam-lhes Game Masters. Conheçam as suas histórias, numa reportagem exclusiva, dividida em cinco capítulos.



O Tesouro Sensorial

















Leonor Veloso foi jornalista durante 22 anos, até que decidiu redigir o seu próprio caminho. Frequentou um curso de empreendedorismo, fez um plano de negócios e criou uma empresa especializada em turismo de experiências e marketing sensorial. Um pouco por toda a zona Centro, organiza visitas dramatizadas, com enigmas para desvendar e sentidos para estimular.




A Casa do Eterno Regresso



Este é o quotidiano de Joana Travessas, que trocou a vida na cidade por um empreendimento turístico no campo, a Casa das Palmeiras. Retratos de dias preenchidos de sol a sol, tarefas intermináveis e sorrisos fatigados, que ela não troca por nada do mundo.




Glamping Sobe à Montanha mais Misteriosa de Portugal 

















A jornada do empreendedorismo é uma subida que se prolonga no tempo. Uma escada perpétua. No entanto, o degrau mais difícil é frequentemente o primeiro: decidir abandonar a zona de conforto e mudar de vida. Jorge Pessoa mostra-nos como todos os outros degraus são intuitivos. Ele abandonou a zona de conforto, mas arranjou uma forma de levar o conforto com ele para a montanha mais misteriosa de Portugal. Esta é a história de como o Glamping chegou à Gardunha. Esta é a história do Natura Glamping.

Clica aqui para ler a reportagem



Turismo Criativo Faz Renascer Arte do Mosaico nas Ruínas de Conimbriga

















Em Conimbriga repousam os mais imponentes vestígios arqueológicos da presença romana em Portugal. Agora, após visitar as monumentais ruínas, é possível meter mãos à obra e criar o seu próprio mosaico romano. Turismo criativo misturado com património ancestral. Este é o mote lançado pelo MosaicoLab, um dos projetos-piloto da Creatour. 
Conheçam a sua história e um dos seus desígnios mais arrojados: Estabelecer uma rota turística na região em torno dessa arte milenar da antiguidade grego-romana.

Clique aqui para ler a reportagem



As Árvores que Semeiam Alegria em Penela


















Durante seis longos verões, Pedro Tiago Mendes trabalhou como monitor num parque de arborismo. Apaixonou-se. Pela atividade e pelas sensações que esta despertava nos participantes. Decidiu que um dia ia ter o seu próprio parque, instalado na sua terra, Penela.
Averiguou possibilidades, arregaçou as mangas, fez pesquisas, agendou reuniões connosco para averiguar apoios disponíveis, efetuou candidaturas, ganhou apoios.Em pleno Dia Mundial da Árvore, inaugurou oficialmente o ExperTree, no parque verde da vila de Espinhal (Penela).
Esta é a história por trás de um empreendimento arrojado, norteado por uma visão tão peculiar quanto gratificante.

Clique aqui para ler a reportagem



A Bolha Onde se Dorme Aconchegado Num Manto de Estrelas



Um casal lisboeta cansou-se da vida na capital e resolveu investir na terra da sua infância. Anabela Martins e Rui Marcelo transformaram uma quinta em ruínas em Penamacor num empreendimento de turismo rural, com várias casas de xisto e muita natureza, onde os animais convivem harmoniosamente com os hóspedes. Um dia tiveram uma ideia fora da caixa e resolveram implementá-la. É o único sítio do país onde se pode dormir numa bolha insuflável, com vista total para o céu. Conheçam a história do Moinho do Maneio.

Clique aqui para ler a reportagem



Coolaboola: A Persistência da Memória



Cátia Melo chegou a Coimbra aos 18 anos. Queria ser antropóloga e era fascinada pela mística académica e pelo fenómeno rockabilly que dominava cena musical da cidade. Conheceu imensas bandas, incluindo uma fundada por aquele que viria a ser o seu marido e pai dos seus filhos, Pedro Serra (Portuguese Pedro).
Anos mais tarde, numa noite sem sono em Barcelona, ambos entraram num bar e libertaram um desejo. Ele queria ser dono de um bar, ela de uma concept store, onde desse azo à sua eterna paixão pelo retro, pela nostalgia e pelo encantamento da memória. O desejo viajou pelos seus dias e noites e foi-se transformando. Tornou-se um sonho, depois um objetivo. E este ano, uma realidade.
Mais do que uma loja retro, um bar, uma barbearia clássica ou uma loja de tatuagens, o CoolaBoola Colab é um espaço de ideias e colaborações que vai encher Coimbra de experiências turísticas. Conheçam a sua história.

Clique aqui para ler a reportagem



Um Retorno (Feliz) às Origens Trilhado pelo Empreendedorismo 





Rui Rua saiu de Abiul (Pombal) quando tinha 14 anos. Os anos passaram, as vivências amontoaram-se e acentuaram o desejo de regressar à sua terra de infância. Optou por estudar turismo, longe de imaginar, na altura, que seria esse passo que o conduziria à sua intenção. Quando não encontrou emprego na área, resolveu criá-lo. Misturou turismo com natureza e cultura e começou a organizar atividades de lazer diferenciadas na Região Centro, nas Terras de Sicó e na sua Abiul. Esta é a sua caminhada empreendedora. Conheçam a história da Culnatur.

Clique aqui para ler a reportagem



Quinta do Sobral: Onde Vive o Sonho de Uma Noite de Verão 



Brigitte e Bernhard conheceram-se na universidade de Colónia (Alemanha) enquanto tiravam um doutoramento em Química. Apaixonaram-se, ensaiaram uma vida em comum e trabalharam 20 anos na área. No Verão de 2005, decidiram mudar de vida. Encheram o carro com material de campismo e fizeram-se à estrada. Destino: Centro de Portugal.

A primeira noite em terras lusas foi idílica: Uma tenda rodeada por árvores, aragem morna e sonhos amparados por determinação. Bastou uma manhã e meia tarde para decidirem que as suas vidas iam assentar por cá. Compraram uma propriedade antiga com um amplo terreno e duas casas degradadas na zona de Figueiró dos Vinhos.

Após inúmeros anos, sacrifícios e peripécias, essa propriedade é hoje um empreendimento de sucesso de agroturismo com um solar e duas casas, um bosque recheado de castanheiros, carvalhos e sobreiros, um olival, vinhas e inúmeros animais. Esta é a história da Quinta Do Sobral.

Clique aqui para ler a reportagem



Uma Manhã (e Duas Vidas) em Busca dos Veados na Serra da Lousã 



Após décadas a acumular stress na área informática, Alfredo Mateus decidiu que tinha chegado a hora de alterar o seu quotidiano. Juntamente com a mulher, Claudina Mateus, criou a Veado Verde / Green Deer e começou a organizar passeios na natureza para observar veados e outras espécies selvagens no seu habitat natural, na Serra da Lousã.

Com mais de 20 anos de experiência a explorar a serra e a observar os hábitos da espécie, Alfredo adquiriu um nível de experiência que lhe permite garantir aos clientes que vão sempre avistar veados nas suas visitas guiadas. "Os veados são sempre garantidos. Depois podem verificar-se avistamentos bónus, como raposas, javalis, ginetas ou esquilos".

Levaram-nos com eles e contaram-nos tudo sobre a sua aventura empreendedora.
Esta é a história de um casal que trocou o escritório por um gabinete todo-o-terreno.
A história da Veado Verde - Green Deer.

Clique aqui para ler a reportagem



Fantasmas de Sintra Assombram Antigo Matadouro em Leiria 



Durante 16 meses, o Projecto Casa Assombrada abriu os portões do palacete mais fantasmagórico de Sintra a mais de 10 mil visitantes, em 170 sessões esgotadas.
As suas assombrações chegam agora à Região Centro – Leiria – onde vai ser possível explorar um (antigo) matadouro, gerido por uma família recheada de mistérios macabros.
Estes eventos, organizados pelo Teatro Reflexo, têm como mentor Michel Simeão, um autor que cria experiências tão assustadoras que ele próprio assume não ter coragem de participar.
Ouvimos as histórias, motivações, desafios e segredos da mente criativa por trás do evento de terror imersivo mais popular do país.

Clique aqui para ler a reportagem




Um Mergulho na Natureza





João Ramos trabalha 14 horas por dia numa multinacional em Lisboa. Mais uma hora de trânsito para cada lado ao passar a Ponte 25 de Abril. Aos 28 anos, optou por outro caminho. Decidiu que a serenidade do Centro seria o seu lar e a natureza o seu escritório.
Aos 30, fundou a DNA Travel & Events, uma empresa com sede na Lousã dedicada às atividades de turismo de ar livre - pedestrianismo, escalada, espeleologia, rapel e Canyoning - e também à criação de eventos e experiências turísticas.

No início de 2019, juntamente com Hugo Francisco, inaugurou a Portugal Green Travel - DMC, uma agência de viagens direcionada ao mercado estrangeiro e especializada na criação de experiências autênticas em territórios de baixa densidade.

Numa tarde quente de verão, partilharam connosco a sua história de empreendedorismo. Receberam-nos no seu escritório, onde as secretárias eram lagoas transparentes com cor de esmeraldas, as cadeiras eram rochedos e as estantes, cascatas de 30 metros.
Entregaram-nos um fato de neoprene e um capacete, prenderam-nos um arnês à cintura e fizeram-nos viver todas as sensações e emoções do canyoning. 

Clique aqui para ler a reportagem




Felicidade Movida a Energia Solar 

















Estêvão Castro e Sandra Oliveira, após vários anos em profissões que lhes retiravam tempo conjunto e qualidade de vida, decidiram ser donos do seu próprio destino. Estipularam um prazo para, juntos, criarem o seu próprio negócio familiar. As circunstâncias viriam a alterar ambas as decisões. Anteciparam o prazo e, em vez de criarem um empreendimento de raiz, aproveitaram um negócio que tinha encalhado e que eles acreditavam conseguir levar a bom porto. 
Conheçam a história do Sterna - Aveiro Ria Tours & Birdwatching, um empreendimento de turismo náutico sustentável, com um barco integralmente movido a energia solar que dá a conhecer todos os segredos e encantos da Ria de Aveiro. 



AddThis