8 de maio de 2019

Turma da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra organiza evento para ajudar famílias carenciadas da Índia


Em 2016, um português de 29 anos decidiu tirar um ano sabático para viajar. Índia e Austrália eram os destinos. Foi nas ruas de Calcutá que Tomás Magalhães descobriu que na época das monções (Junho a Julho) morrem centenas de pessoas sem-abrigo devido às chuvas torrenciais. Uma família pediu-lhe 150 rupias (menos de dois euros) para comprar uma cobertura de plástico para se proteger. O pouco dinheiro necessário para ajudar a salvaguardar uma família impressionou-o. Decidiu ajudar várias. E, mais tarde, criou um projeto para ajudar muitas mais. Chama-se Kolkata Monsoon Relief, recebe donativos de todo o mundo e já ajudou mais de quatro mil famílias. 

Tomás Magalhães (à esquerda), juntamente com a sua equipa de voluntários

Este desígnio inspirou a turma do curso de Turismo Cultural e do Património da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC).
Esta sexta-feira (10 de Maio) os alunos vão organizar na EHTC uma atividade eco-social intitulada “BE GREEN & HELP ÍNDIA”, que vai recolher donativos para o referido projeto solidário. Por cada cinco euros angariados, será oferecido um kit composto por: abrigo básico, Kit primeiros socorros, rede mosquiteira e um livro pedagógico. Este kit consegue proteger toda uma família da chuva, da malária, da dengue, de infeção de feridas e do analfabetismo. 

A turma irá também realizar uma atividade que consistirá numa oficina de educação ambiental e na devolução de uma ave à natureza em parceria com o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). 

O programa será o seguinte: 

09h30 – Percurso aromático no Bio Garden da escola 
10h15 – Degustação de infusões aromáticas 
10h40 –Sessão de esclarecimento: “Substitua o sal por algo natural” 
11h00 – Oficina de educação ambiental pelo CERVAS 
11h30 – Devolução de um milhafre-negro (Milvus migrans) à natureza; 

“O nosso evento tem cariz lúdico e gratuito, no entanto como referenciado acima, gostaríamos de associar o mesmo à angariação de fundos para uma organização sem fins lucrativos, altamente eficaz e totalmente transparente que ajuda os sem-abrigo de Kolkata (na Índia) a atravessar a estação das monções”, afirma uma representante da turma. 


Poderá obter mais obter informações sobre o projeto Kolkata Monsoon Relief aqui.

Inclusivamente, na página do Facebook do projeto costumam ser publicadas fotografias ou vídeos das famílias ajudadas, com um agradecimento pessoal a quem efetuou o donativo. “É um retorno emocional”, afirma Tomás Magalhães.

AddThis