2 de maio de 2019

Ana Sofia Duque vence Concurso de Teses Académicas TCP na categoria de Doutoramento



A tese de doutoramento "A Satisfação Turística: Uma Análise aos Turistas Estrangeiros que Visitam os Centros Históricos em Portugal", com autoria de Ana Sofia Duque, foi a vencedora da terceira edição do nosso concurso de teses académicas, na categoria de doutoramento. 

Segue-se um resumo introdutório da tese: 

"Tendo como ponto de partida a importância crescente do setor do turismo, os objetivos definidos para este trabalho relacionaram-se com a avaliação global da experiência turística de quem visita Portugal, dando especial atenção à componente da satisfação turística. 

Foi feita uma análise ao processo turístico, desde as motivações que estiveram na origem da viagem a Portugal, a análise da qualidade do destino/experiência, a avaliação da satisfação turística e por último, perceber se o destino em questão irá ser recomendado e se os turistas pensam revisitar o país. 

De modo a alcançar os objetivos propostos, optou-se pela realização de inquéritos por questionário, a turistas não residentes em Portugal, durante os três meses que abrangem a época turística considerada alta – junho, julho e agosto, tendo a recolha da amostra sido feita em alguns centros históricos portugueses – Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro. 

À semelhança de outros trabalhos desta natureza, esta investigação de doutoramento estruturou-se em duas componentes principais, uma mais teórica e uma prática. Na primeira parte (teórica) foram desenvolvidos diversos conceitos fundamentais para o estudo, tais como o de qualidade da experiência, satisfação turística e experiência turística. Como o principal objeto de estudo era a satisfação turística, houve o cuidado de estudar os seus antecedentes e consequentes, onde a montante encontramos o conceito de motivações turísticas e a jusante ficaram as componentes da fase pós-satisfação, que incluem a lealdade ao destino, mensurável a partir dos elementos intenção de revisitar e de recomendar. 

Ainda na parte teórica da tese, no capítulo denominado Património, Cidade e Turismo, foram tratados os conceitos de cultura, património, turismo em espaços urbanos, centros históricos e turismo cultural, que possuem fortes ligações entre si, sendo por vezes impossível de abordar um isoladamente, também por isso foi explorada a importância dos binómios património-turismo e turismo-cidade. Seguiu-se a apresentação de diversos aspetos do património português, em concreto os que integram listas de classificação patrimoniais, a diferentes escalas, tais como as classificações a nível nacional, feitas pelo ICNF (no caso do património natural) e pela DGPC (no caso do património cultural), bem como a classificação a nível mundial, promulgada por entidades como a UNESCO. Quase a terminar este capítulo, a análise centrou-se no turismo e a sua relação com o meio urbano, sendo alvo de destaque a definição de turismo urbano e de turismo cultural, uma vez que a atividade turística nestes contextos é merecedora de alguns cuidados, nomeadamente com a gestão dos espaços urbanos, ordenamento do território e preocupações com a conservação do património. 

Para terminar a componente teórica da investigação foram apresentados dados sobre Portugal, onde foi feito um enquadramento físico e sociodemográfico do território. Após a caracterização do espaço físico avançaram-se com aspetos relacionados com o turismo, tendo sido feita uma contextualização da atividade turística no país, desde as suas origens até ao presente, apresentando as diferentes fases  atravessadas. Seguiu-se a identificação das características da oferta e da procura turística no país, culminando com a análise dos documentos estratégicos e orientadores produzidos na última década (o PENT, a revisão do PENT, a Estratégia 2020 e mais recentemente a Estratégia 2027). 

A componente prática do estudo inclui um capítulo dedicado à metodologia, onde é feita a explicação de todas as decisões tomadas no âmbito da investigação e também um capítulo dedicado à apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos, através dos elementos conseguidos na recolha de amostra efetuada. Neste ponto, apresentam-se em primeiro lugar elementos de estatística descritiva, que contemplam os dados sobre o perfil dos turistas que visitaram Portugal e sobre as características gerais da experiência turística, apresentando valores muito positivos referentes a todos os constructos analisados, como as motivações turísticas, qualidade da experiência, satisfação turística, lealdade ao destino e intenções de comportamento. 

Na segunda parte deste capítulo encontra-se a análise estatística multivariada com análise de equações estruturais e nela são apresentados os diferentes testes feitos ao modelo resultante da análise factorial, são revelados os valores da consistência interna e de confiabilidade e são mencionados os ajustamentos que tiveram que ser feitos de modo a conseguir obter-se um modelo mais adequado, tendo em conta os objetivos do estudo. 

O estudo termina com a apresentação de conclusões e o desenho de algumas considerações gerais sobre o tema em estudo". 


A Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal organiza, anualmente, este concurso de teses de mestrado e de doutoramento, com o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

AddThis