2 de maio de 2019

"Abrigo do Queijo da Serra da Estrela DOP" é o segundo classificado do Prémio José Manuel Alves



O projeto “Abrigo do Queijo da Serra da Estrela DOP“, de autoria de Joaquim Lé de Matos, foi o segundo classificado da quarta edição do nosso concurso de empreendedorismo turístico, o Prémio José Manuel Alves.

Sinopse do projeto:

"O Abrigo do Queijo da Serra da Estrela DOP - a implementar na Vila Nova de Tazem, Gouveia -  tem como propósito proporcionar uma experiência cultural e sensorial únicas sobre toda a cadeia de valor deste produto endógeno e os seus atributos interligados, estimulando os cinco sentidos humanos com recurso à Inovação Tecnológica, Realidade Virtual 360º.
Destina-se aos turistas nacionais, internacionais, escolas, universidades e comunidade local.
Note-se que a Região da Serra da Estrela recebe aproximadamente cerca de 300 mil Turistas com uma taxa de crescimento de 8% ao ano. O projecto nasceu para mitigar o despovoamento do interior, particularmente na Região da Serra da Estrela, Concelho de Gouveia, Vila Nova de Tazem, contribuindo assim para o desenvolvimento local e económico, assim como, complementar a Visita do Turista que muita das vezes procura a Montanha e a neve e depara-se com os acessos vedados à Serra da Estrela.
Os serviços a oferecer passam por um Museu/Espólio, património material e imaterial sobre o fabrico ancestral do Queijo Serra da Estrela e todos os seus atributos: A História, Geografia, Ciências da Natureza e Fisico Quimica, o Cão da Serra da Estrela, o Pastor, a Raça ovina autóctone, Flor do cardo, as queijeiras e o processo de fabrico entre outros. Pretende-se organizar roteiros de visita através de Sala de exposição, Sala Interactiva, Workshop Práticos, Sala de Animação Infantil e Bar de Degustação alinhado com o conceito Visit Friendly, Experiência, Participação e Digitalização. Estima-se que a data de abertura do MUSEU do QUEIJO seja entre o ano 2020 e 2021 com uma equipa jovem dinâmica focada no cliente e as suas necessidades e expectativas".

O Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves é organizado pela Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal desde 2016 e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, sendo atribuído ao vencedor o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de Apoio ao Investimento Turístico, na região Centro de Portugal. 

AddThis