O papel do marketing territorial no desenvolvimento das cidades inteligentes: o caso da cidade de Viseu
Abstract
O estudo pretende analisar o papel do marketing territorial no desenvolvimento das cidades inteligentes, analisando a aplicabilidade do primeiro na definição de estratégias inteligentes. Viseu é a cidade em estudo, para a qual se procura apresentar um conjunto de eixos de desenvolvimento estratégico que possam contribuir para um plano estruturado e sustentado, que tenha como objetivo implementar práticas inteligentes, inclusivas e participativas na cidade, segundo diretrizes identificadas pelas análises de marketing.
Para o efeito, efetuada uma abordagem metodológica qualitativa a um estudo exploratório e descritivo, no qual se aplicaram entrevistas semiestruturadas a atores estratégicos da cidade. Pode-se considerar que as estratégias inteligentes a implementar devem ser articuladas com os resultados obtidos em análises conclusivas de marketing, a fim de, numa visão global, serem identificadas necessidades, obstáculos, desejos e ambições dos diferentes públicos da cidade.
Desta forma, pode ser planeado um conjunto de estratégias inteligentes a implementar a médio e longo prazo, desenvolvendo um projeto sustentável e eficiente. Os esforços devem ser centralizados nas pessoas, na sua qualidade de vida e felicidade. As medidas definidas devem ter como prioridade uma resposta imediata aos diferentes públicos da cidade. Será sobre este paradigma que devem ser aplicadas ferramentas tecnológicas, capazes de servir as pessoas enquanto instrumentos facilitadores dos processos e enquanto soluções integradas e coesas, resultando por fim numa cidade inteligente, numa cidade sustentada, eficiente, integrada, inclusiva, colaborativa e dinâmica.
Palavras-chave: cidades inteligentes, marketing territorial, Viseu