22 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | André Inácio Teixeira Pedrosa

Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica

Abstract

A bicicleta é um modo de transporte importante e com uma longa tradição na Região de Aveiro, e tem sido uma das apostas das entidades locais ao longo dos anos. No entanto, apesar da existência de um conjunto significativo de vias cicláveis na região, deteta-se ainda a falta de iniciativas relacionadas com o turismo ciclável à escala supramunicipal. Neste sentido, é importante a definição de percursos turísticos cicláveis intermunicipais para esta Região, sendo o principal objetivo deste projeto a sua identificação. 

Para isso, foi efetuada uma revisão da literatura acerca do turismo ciclável e dos sistemas de informação geográfica, assim como foi feita uma caracterização geral da Região de Aveiro. 

Em termos metodológicos, numa primeira fase foram definidos os pontos de interesse a incluir em cada um dos percursos, tendo em consideração os instrumentos de gestão territorial e a estratégia de cada um dos municípios da Região de Aveiro. Para definir o trajeto ideal através dos pontos de interesse selecionados recorreu-se aos sistemas de informação geográfica. Para tal, foram utilizados critérios que influenciam a experiência do turista ciclável, como o comprimento, o declive, o limite de velocidade e a capacidade da via, assim como a paisagem e a distância às zonas industriais. Nesse processo foi utilizada a extensão Network Analyst do software ArcGIS. 

O resultado são dez percursos curtos, seis médios e quatro longos, que permitem aos vários segmentos de mercado visitar os pontos de interesse e conhecer a Região de Aveiro de uma forma sustentável, em termos económicos, sociais e ambientais. 

Os percursos cicláveis definidos podem ser aproveitados pela CIRA na promoção da bicicleta e do turismo na região. Além disso, o trabalho desenvolvido pode ser utilizado no planeamento da mobilidade ciclável nos municípios na Região de Aveiro, e, ainda, reproduzido noutros territórios interessados nestas questões. As entidades privadas beneficiam com a promoção do seu território ou com a possibilidade de explorar este serviço. 

Palavras-chave:
Percursos cicláveis; Turismo ciclável; Turismo; Sistemas de informação geográfica; Região de Aveiro;

AddThis