10 de abril de 2018

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | Afonso Gonçalves Teixeira


Resumo:

O presente estudo tem como propósito apresentar uma descrição detalhada do atual estado do mercado de turismo de surf em Peniche, Portugal, bem como analisar o seu desenvolvimento com base em princípios de sustentabilidade. Esta dissertação procura ainda, contribuir para uma melhor compreensão das implicações gerais do desenvolvimento do turismo de surf em destinos de países desenvolvidos. 

Após uma análise detalhada da literatura, constatou-se que uma contribuição adequada para a compreensão dos desafios inerentes ao desenvolvimento sustentável de um destino de surf, deve-se basear nas perceções dos seus stakeholders locais. Assim, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, através da análise de 24 entrevistas semiestruturadas com surfistas locais e empresários de Peniche, baseada no paradigma do Construtivismo Social. A análise das opiniões e perceções destes stakeholders revelou que, em Peniche, podem-se identificar atualmente, uma série de ameaças à sustentabilidade do mercado turístico de surf. Os participantes do estudo referiram que houve um crescimento “descontrolado” deste nicho de mercado, o que tem vindo a causar alterações nos contextos comercial e recreativo do surf em Peniche. Por sua vez, essas alterações são responsáveis por uma série de impactos económicos, ambientais e socioculturais que se têm vindo a verificar no concelho. O crescimento do mercado turístico de surf ao nível local foi em grande parte motivado pelos esforços promocionais feitos por entidades públicas e privadas, contudo os resultados do estudo indicam que não tem havido um investimento adequado que suporte o próprio crescimento deste mercado, ao nível de regulação, infraestrutura e apoio logístico. 

Com base na identificação destas ameaças à sustentabilidade do turismo de surf em Peniche, este estudo apresenta um conjunto de recomendações para a implementação de práticas inovadoras de sustentabilidade, procurando superar os desafios ambientais, socioculturais e económicos identificados através dos resultados das entrevistas com os stakeholders. Este estudo sugere que uma eventual implementação das sugestões apresentadas, teria o potencial de contribuir para a consolidação de Peniche como um destino de referência ao nível da sustentabilidade do turismo de surf no contexto de países desenvolvidos.

AddThis