5 de fevereiro de 2019

Roadshow TCP/TP: Três dias na estrada a constatar empreendedorismo turístico de excelência no Centro de Portugal


Durante três dias, uma comitiva do Turismo Centro de Portugal e do Turismo de Portugal fez-se à estrada e percorreu incontáveis quilómetros pela Região Centro de Portugal. Na mala levavam dois desígnios: Visitar empreendimentos turísticos de referência que foram apoiados por sistemas de incentivo e reunir com municípios e empresários para debater novos projetos e o seu potencial enquadramento nas linhas de financiamento atualmente disponíveis. 

Este périplo foi precedido por uma sessão de esclarecimento que recheou o auditório do Hotel Vila Galé, em Coimbra, onde foram debatidas novas oportunidades de financiamento para empresas do sector turístico. O evento – cuja sessão de abertura contou com a intervenção de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo – preencheu toda a manhã de terça-feira e também promoveu o debate sobre temas como o turismo sustentável ou a coesão territorial. 

[Podem ler sobre este evento em maior detalhe nesta publicação]


Nessa mesma tarde, nessa mesma cidade, a comitiva fez-se à estrada. 

Da parte do Turismo Centro de Portugal, integraram a comitiva Pedro Machado, presidente da entidade, Jorge Loureiro, vogal da comissão executiva, Viriato Dias e Cristina Pelicano, ambos do Apoio ao Investimento Turístico. Da parte do Turismo de Portugal, Carlos Abade, vogal do conselho diretivo, Nuno Alves, diretor do Apoio ao Investimento, e Rita Lavado, chefe de equipa para a Valorização Turística do Interior. 

Carlos Abade abordou a importância do périplo: “O objetivo principal deste roteiro, que esta semana passa pela região Centro, é informar as empresas do turismo quanto ao conjunto de instrumentos de apoio financeiro que estão neste momento disponíveis para fazer face aos desafios com que o setor atualmente se depara. A sustentabilidade ambiental no turismo, a coesão e valorização do território, assim como a inovação e o empreendedorismo são alguns dos desafios a abordar e, para cada um deles, os programas de apoio criados, os quais, no seu conjunto, ultrapassam um volume de financiamento disponível superior a 500 milhões de euros”. 

Ainda nesse contexto, Pedro Machado sublinhou: “Qualificar os destinos turísticos passa, para além da estruturação de novos produtos, pela capacidade de captar e desenvolver projetos alavancadores das novas economias turísticas. A sustentabilidade do Turismo exige a qualificação das estruturas existentes e a disponibilidade dos agentes económicos privados poderem socorrer-se dos instrumentos financeiros que lhes permitam atingir esses objetivos”. 


Sapientia Boutique Hotel (Coimbra) 
Abertura: 2017 
Linhas de Financiamento: Centro 2020 / Compete 2020 / FEDER


O ciclo de visitas iniciou-se neste empreendimento que reabilitou três edifícios dos Séculos XVIII e XIX para criar um boutique hotel com 22 unidades de alojamento, entre quartos e apartamentos, um tapas & wine bar, um pátio exterior e um rooftop com vista sobre o rio, a cidade e a sua universidade. 
A comitiva foi recebida pelos proprietários André Sardet, Catarina Dutra e José Manuel Portugal que, animadamente, partilharam várias peculiaridades relativas à arquitetura, design e valências históricas do espaço. 


Já ao entardecer, a comitiva esteve em Aveiro, onde foi recebida pelo presidente da Câmara, José Ribau Esteves e por Pedro Mesquita Sousa, da MS Hotels, empreendedor por trás de um ambicioso projeto que prevê a transformação de um edifício histórico – presentemente devoluto – num empreendimento hoteleiro de luxo. 


No dia em que uma tempestade chamada Gabriel ameaçava percorrer o país com neve, vento e chuva, a manhã da comitiva encetou de forma tranquila, numa reunião municipal em Vouzela. 
Juntamente com o presidente da Câmara local, Rui Ladeira, foram debatidos vários tópicos, incluindo o ponto de situação de alguns projetos inovadores na área turística que estão presentemente a ser delineados, a ampliação e requalificação da Ecopista do Vouga – que terá uma ligação à Ecopista do Dão – tal como a agregação de projetos inovadores que poderão ser implementados em antigas escolas primárias e outros edifícios abandonados ao longo da linha. Foi ainda debatida a valorização e requalificação da Mata da Nossa Senhora do Castelo, potencializando as suas valências nas áreas da biodiversidade, arqueologia e História. 


Seguidamente, a comitiva seguiu para Meda, na Beira Alta, tendo sido recebida no Centro Paroquial e Recreativo dessa cidade pelo padre Basílio e pelo padre Jorge. Após um pequeno convívio regado com um cálice de vinho do Porto, debateu-se a possibilidade de implementar um museu de arte sacra na região. 


Devidamente abençoada, a comitiva seguiu caminho rumo ao próximo empreendimento turístico. 


Longroiva Hotel & Termal Spa (Meda) 
Abertura: 2016 
Linhas de Financiamento: Centro 2020 / Compete 2020 / FEDER


Longroiva – baptizada pelos romanos de Longóbriga – é uma pequena povoação alojada na encosta de uma montanha, em cujo cume se vislumbra ao longe a torre do seu castelo templário. Com o solo recheado de fontes termais, a fama das suas águas medicinais remonta à era romana, tendo sido, inclusivamente, encontrado no local um artefacto arqueológico consagrado à deusa romana da saúde. 
Foi com o olhar ainda embebido nessa natureza, ora mística, ora paisagística, que a comitiva foi recebida por José Amado, o empresário que transformou um antigo edifício termal de cariz neoclássico num hotel rural de charme, com 32 quartos duplos, duas suites e 10 bungalows. 


A visita estendeu-se ao amplo centro de termas e spa do empreendimento, que contem uma lista incomensurável de serviços, como hidroterapias, massagens diversas, aerobanhos, duches a jato e até irrigação Nasal ou pulverização faríngea. 


A comitiva visitou também a Quinta Vale d’Aldeia – propriedade do mesmo empresário – que produz vinhos, azeite e mel, e inclui uma inovadora adega, construída de raiz num edifício de três pisos e dotada de avançadas técnicas de vinificação. Alguns dos seus vinhos, especialmente o “Vale d’Aldeia, tinto, Grande Reserva de 2014” são multi-premiados, nacional e internacionalmente. 


Casa de São Lourenço - Burel Panorama Hotel (Manteigas) 
Abertura: 2018 
Linhas de Financiamento: Centro 2020 / Compete 2020 / FEDER


A noite já se tinha abatido sobre a quarta-feira quando a comitiva subiu ao Burel Panorama Hotel, em Manteigas, na Serra da Estrela. 
João Tomás, empresário responsável pelo empreendimento que transformou a antiga Pousada de São Lourenço no único hotel de 5 estrelas da Serra da Estrela, foi o anfitrião que levou a comitiva a conhecer os 17 quartos e quatro suítes, todos com vista panorâmica sobre o Vale Glaciar, Serra da Estrela e Vila de Manteigas e todos com decorações artísticas em burel, o tecido de lã mais tradicional na indústria de lanifícios local. 



Nessa mesma noite, a comitiva desceu à Beira Baixa, em direção ao Fundão, no distrito de Castelo Branco, onde foi recebida por Alberto Ribeiro Carlos, administrador do Hotel Alambique de Ouro Resort & Spa, e respetiva equipa. No seguimento de um contacto nessa manhã com o Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal, foi agendada esta reunião de forma imediata, de forma a aproveitar a presença de ambas as entidades na região para debater um projeto de expansão do negócio.




Na manhã de quinta-feira a comitiva reuniu no município de Mação, com o presidente da Câmara Vasco Estrela e Luiz Osterbeek, director do Museu de arte Pré-histórica de Mação.




Foi debatida a ampliação e requalificação do museu, a criação de um novo núcleo museológico na freguesia de Ortiga (instalado no edifício de uma antiga escola primária), a recuperação de pesqueiros do Rio Tejo e a futura instalação de passadiços no concelho de Mação e dentro da área da comunidade do Médio Tejo. 


Nessa tarde, a comitiva rumou a Peniche. 


Bukubaki Eco Surf Resort (Peniche) 
Abertura: 2017 
Linhas de Financiamento: Centro 2020 / Compete 2020 / FEDER


O vento trazia um cheiro a maresia quando a comitiva desembarcou no Bubukabi e foi recebida por Eva Gramola e Marco Muraro, empreendedores que juntamente com Monica Gasparotto e Danilo Costa, criaram uma autêntica vila ecológica, servida por seis casas suspensas nas árvores e 19 tendas de glamping estilo “gypsy”. 


Norteado por uma forte visão de sustentabilidade ecológica, o empreendimento inclui também um uma piscina de água salgada aquecida por painéis solares, um skate park, sauna, massagens, aulas de ioga, surf, skate e pilates, sendo também possível o aluguer de bicicletas elétricas e equipamento de surf e de skate. 


Após três dias e incontáveis quilómetros, a comitiva preparava-se para desmobilizar com sentimento de dever cumprido. Carlos Abade partilhou a impressão que perdurava: “Tivemos oportunidade de visitar um conjunto de empresas e de municípios desta região, de ver o grande esforço posto por todos no desenvolvimento de projetos que hoje são excelentes exemplos daquela que é a nossa oferta turística regional e nacional, de partilhar as dificuldades sentidas para que isso fosse possível, mas também o de sentir o grande orgulho no trabalho feito, uma enorme confiança no futuro e uma vontade extraordinária de continuar a investir e a crescer”. 

Visivelmente confiante, complementou: “Esta semana, do que vimos e ouvimos aqui na região Centro, veio confirmar que estamos no caminho certo, um caminho que seguramente vamos trilhar com sucesso, que o vamos fazer em conjunto, com a mesma resiliência que nos trouxe até aqui e com a consciência clara da capacidade que temos de fazermos sempre cada vez mais e melhor.”

AddThis