12 de fevereiro de 2019

Estivemos na Escola Agrária de Coimbra e elucidámos estudantes sobre empreendedorismo e investimentos turísticos




O Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal efetuou hoje uma sessão de esclarecimento na Escola Superior Agrária de Coimbra, no âmbito da 10ª Edição da Semana dos Cursos, organizada pela respetiva Associação de Estudantes.

Perante uma audiência de estudantes ávidos por informação, Gonçalo Gomes expôs os objetivos da entidade, sublinhando “o assegurar da realização da promoção da região, enquanto destino turístico e dos seus produtos estratégicos”.

Falou ainda da agência ARPT Centro de Portugal e do seu desígnio de “promoção do desenvolvimento do turismo na Região Centro e atividades com ele conexas, interna e externamente e contribuição para a criação de uma imagem de qualidade e prestígio do Centro de Portugal, como destino turístico, junto dos diversos mercados”.



Após serem partilhados dados estatísticos do alojamento na Região Centro, foi efectuada uma vasta exposição das linhas de apoio disponíveis, como a SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego e a Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado (ambas do Portugal 2020), ou o Programa Valorizar (Valorização Turística do Interior e o Apoio à Sustentabilidade), elucidando parâmetros como os beneficiários, requisitos, limites de investimento elegíveis, apoios não reembolsáveis, apoios para criação de postos de trabalho, entre outros.

Posteriormente, foram partilhados vários exemplos de empreendimentos turísticos de sucesso, como o hotel rural Areias do Seixo (Torres Vedras), Casa das Palmeiras (Mangualde), Chão do Rio (Seia), Cooking and Nature (Porto de Mós), Vale de Moses (Oleiros),  Juicy Oasis (Sertã), entre outros, que podem ser exemplos relevantes para os estudantes de ecoturismo da ESAC e Turismo em Espaços Rurais e Naturais.



Já com a audiência visivelmente motivada, Gonçalo Gomes deu a conhecer os Prémios do Turismo Centro de Portugal, o Concurso de Empreendimento Turístico - Prémio José Manuel Alves (4ªedição) e o Concurso de Teses Académicas (3ª edição), cujas inscrições abriram esta semana. [Mais infomações aqui].

Após incitar os estudantes a entrarem na competição com as suas teses ou ideias de negócio, partilhou alguns projetos finalistas do concurso, como a Invisiwall ou a Nonna (Aveiro),

O efeito motivacional da palestra comprovou-se no final da sessão, quando Gonçalo Gomes foi abordado por três estudantes, que lhe apresentaram o plano turístico audacioso que têm em mente, o qual vão poder conhecer, durante a tarde, na nossa página do Facebook.

AddThis