27 de fevereiro de 2019

Finalistas do Programa Newton apresentam as suas ideias de negócio


Decorreram hoje as apresentações dos projetos finalistas do programa de aceleração NEWTON no auditório do edifício D do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

Perante uma audiência com diversos investidores e instituições ligadas ao turismo – onde se incluía o Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal – os empreendedores tiveram três minutos para explanar as suas ideias de negócio.



O projeto "LUGGit", de Aveiro, abriu as hostilidades e apresentou uma forma revolucionária para a recolha, transporte e entrega de malas de viagem.

Seguiu-se o "Roteiro Subaquático Aldeias de Xisto", de Coimbra, um projeto assente na prática de snorkeling e de mergulho desportivo, com a criação de infraestruturas básicas de apoio, (deck, placa informativa e sinalética, acesso ao plano de água, sinalética subaquática), com a possibilidade de aluguer equipamentos de mergulho, enchimentos de garrafas, guia de mergulho e de formação desde o nível básico ao avançado.

O "Reptilário", sediado em Aveiro, propôs a criação do primeiro reptilário da Península Ibérica, onde serão apresentados répteis vivos de todos os continentes. 

 
"INsitu - Arquitectura, Património e Paisagem" é um projeto do Bombarral que pretende dar a conhecer sítios, edifícios e Património Cultural existentes por todo o país, particularmente em regiões menos desenvolvidas, menos visitadas, conhecidas e divulgadas da generalidade do público nacional e internacional.

"Move" é um projeto de Leiria que propôs a criação de uma empresa que presta um atendimento humanizado aos seus clientes e está focada em tornar inesquecível a sua experiência em Portugal.

"Street Art Explorer", da Covilhã, é um projeto com o objetivo de criar e fornecer uma ferramenta que permita a turistas ou habitantes da cidade obter informações de uma parede com arte urbana no local e em tempo real, através de uma aplicação móvel que faz reconhecimento de imagem da parede sobre a qual o utilizador pretende conhecer melhor. 


Seguiu-se "West Side Stories", de Alenquer, que propõe experiências aos apreciadores de enoturismo, de património e de natureza, nas rotas que integram a sua Atlantic Wines Route.

"Cuscarias", de Abrantes, é uma plataforma digital, acessível por meio de um dispositivo móvel, a partir da qual podem ser obtidas informações sobre locais, monumentos, eventos, comércio, entre outros, além permitir a partilha de informações, experiências e emoções.

"IMMERSIVE | PYX", é um projeto de Abrantes que se propõe a ajudar jovens adultos e famílias a resolver expectativas do interesse patrimonial utilizando experiências de imersão cultural interativas através do seu Smartphone/Tablet.

"Gravity F", da Pampilhosa da Serra, propôs a construção de duas pistas independentes, homologadas para desportos de gravidade: Uma pista alcatroada para descidas em carrinhos de rolamentos, skateboard, luge, inline, e uma pista relvada para descida em Bola Zorb.

"Silver Coast Travelling Tours", das Caldas da Rainha, é um conjunto de tours, experiências e serviços diferenciadores na região Oeste. 

 
"Portugal Green Travel", de Coimbra, apresentou o seu desígnio de atrair para Portugal turistas que procurem experiências mais genuínas e autênticas, através de programas turísticos diferenciadores que contribuam para aumentar a estada média nos territórios.

Por último, "ExperTree", de Penela, propõe um conjunto de atividades, como arborismo, teamTime's de actividades com grupos, treckings, caminhadas e bublle football.

O NEWTON é um programa de aceleração promovido pela RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro e apoio do Turismo de Portugal, concebido para apoiar projetos de empreendedorismo na área do Turismo.
Tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo na região centro, através do surgimento de novas ideias e start ups no setor do turismo.

AddThis