24 de fevereiro de 2021

Aquaglamping: Pernoitar sobre a água (Tomorrow Tourism Leaders)



Antes do confinamento, um grupo de cinco amigos reuniu-se para jantar. O objetivo não era necessariamente convívio. Queriam trocar ideias e definir um projeto diferenciador de turismo no qual pudessem investir e com o qual pudessem participar no concurso nacional de turismo "Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition".

O debate prolongou-se pelo serão. Mariana Santos (28 anos), Joana Mairos (23), Henrique Leal (32), Cesar Alves (22) e Nuno Carvalho (21) conheceram-se na Universidade de Coimbra. De colegas passaram a amigos. De amigos, querem passar a empreendedores.
Colocaram várias sugestões na mesa. Uma reuniu consenso: Iam possibilitar aos hóspedes pernoitar sobre a água.

“O Aquaglamping é uma nova vertente do glamping tradicional. Estamos habituados a pernoitar em terra firme, mas o nosso remete para a pernoita sobre a água, nas devidas estruturas, mantendo os luxos, conforto e segurança dos glampings convencionais”, afirma Mariana.

Sustentaram a ideia com conceitos, informações técnicas e números. Criaram esboços e maquetas e exteriorizaram gráfica e visualmente o que idealizavam. O local de implementação também estava definido: A Lagoa da Ervedeira, na Região de Leiria.

Pouco tempo depois, candidataram-se à presente edição do concurso, que tem como objetivo encontrar criar oportunidades empreendedoras para uma das sete regiões turísticas nacionais (Açores; Alentejo; Algarve; Centro de Portugal; Lisboa; Madeira; e Porto e Norte).





A confiança fluía quando entregaram a candidatura. “Sabíamos que tínhamos um bom projeto”. Na altura, desconheciam que a criatividade também fluíra na zona Centro, que foi a Região do país que reuniu mais ideias a concurso: 226!

“Não esperávamos chegar à final, visto ser a primeira vez que participamos neste tipo de concursos”, confessou Mariana. Mas chegaram.

Agora, sob a mentoria do Turismo Centro de Portugal, vão apresentar o seu pitch na grande final do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition.
A confiança mantém-se. “Quando se chega a uma final, não é por acaso. Acreditamos que podemos ganhar”.
O TTL Super Edition é uma iniciativa promovida pela Associação Fórum Turismo com o apoio institucional do Turismo de Portugal.
O vencedor irá ver o seu projeto ser implementado em colaboração com a respetiva Entidade Regional de Turismo e receberá um prize money de cinco mil euros.





AddThis