24 de fevereiro de 2021

Projeto "Banana Glamping" vence primeira edição do Tomorrow Tourism Leaders - Super Edition



O projeto “Banana Glamping” foi o grande vencedor do concurso "Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition", que nesta primeira edição teve como objetivo a valorização de ideias que desenvolvessem o turismo de natureza nas suas regiões.

O “Banana Glamping”, de autoria de Catarina Silva, Cátia Sousa e André Lopes, é para implementar na Região autónoma da Madeira e visa aproveitar os desperdícios das plantações de banana – apenas 12% das bananeiras são aproveitadas - para a construção de estruturas de glamping.



Ao todo estiveram sete projetos a concurso, das sete regiões turísticas nacionais (Açores; Alentejo e Ribatejo; Algarve; Centro; Lisboa; Madeira; e Porto e Norte).

O projeto da Região Centro, intitulado “Aquaglamping”, propõe a implementação de um empreendimento de glamping na Lagoa da Ervedeira (Região de Leiria), onde os hóspedes podem pernoitar sobre a água.



Gonçalo Gomes, do Turismo Centro de Portugal, foi o mentor do projeto e destacou o contributo deste (futuro) empreendimento para uma zona fustigada por incêndios florestais e pela tempestade Leslie. “Esta localização foi alvo de uma intervenção de reabilitação, apoiada pelo Turismo de Portugal através do programa Valorizar, e consideramos fundamental esta sinergia que deve existir entre intervenções públicas estruturantes e intervenções privadas deste tipo de projetos”.



A sessão foi conduzida por Vera Margarida Cunha (Turismo de Portugal) e teve como jurados Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, António Marto, presidente do Fórum Turismo, Roberto Antunes, diretor executivo do Nest Portugal – Centro de Inovação do Turismo e Graça Borges, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group (que patrocina o evento).



 
O anúncio do projeto vencedor foi feito por Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, que aproveitou também para anunciar a próxima edição do concurso, que será dedicada à sustentabilidade na área da hotelaria, restauração e cafés.

O TTL Super Edition é uma iniciativa promovida pela Associação Fórum Turismo com o apoio institucional do Turismo de Portugal.

O vencedor irá ver o seu projeto ser implementado em colaboração com a respetiva Entidade Regional de Turismo e receberá um prize money de cinco mil euros.



AddThis