O NEWTON é um programa de aceleração, promovido pela RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, em parceria com o Turismo Centro Portugal e o Turismo de Portugal.
Foi concebido para apoiar projetos de empreendedorismo na área do Turismo e tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo na região centro, através do surgimento de novos produtos ou serviços e startups no setor do turismo.
Inclui uma intensa fase de aceleração e uma fase de validação com prémios, incubação, mentoria e apresentação a investidores, factores impulsionadores fulcrais para transformar a sua ideia num negócio real.
As inscrições para a presente edição estão em curso e podem ser submetidas até dia 15 de Julho.
Destinatários
Empreendedores (individual ou em equipa) que tenham uma ideia de negócio na área do turismo, sem empresa criada;
Empresas criadas há menos de dois anos em fase de entrada no mercado;
Empresas criadas há menos de cinco anos e que pretendam lançar um novo produto ou serviço na área do turismo.
Workshops, Prémios, investidores
Fase de aceleração: Realização de sete workshops de cinco horas cada, repartidos ao longo de sete semanas interpoladas, incluindo tutoria durante e entre as sessões;
Fase de Validação: Atribuição de um prémio no valor de 2.500€ a cada equipa para a realização de protótipo e validação (MVP) no terreno, com tutoria da incubadora de sua região e apoio dos respetivos mentores;
Demo Day Final: Apresentações públicas, com investidores e instituições ligadas ao turismo;
Prémios finais até 5.000€ em serviços a prestar por uma das incubadoras da RIERC para os projetos apurados na seleção final.
Será dada prioridade aos projetos que incluam:
Mobilidade e o consumo sustentável;
Experiência contínua e integrada, ao longo do ciclo de viagem do turista;
Segmentação e personalização das estratégias digitais das empresas e dos destinos;
Otimização das operações de negócio das empresas ao nível da gestão e comercialização;
Valorização dos ativos estratégicos definidos na Estratégia Turismo 2027, desenhados em torno da capacitação do ativo transversal “pessoas” e da potenciação dos ativos diferenciadores “clima e luz”, “história e cultura”, “mar”, “natureza”, “água”, dos ativos qualificadores “gastronomia e vinhos”, “eventos artístico-culturais, desportivos e de negócios” e dos ativos emergentes “bem-estar” e “living”.
Inscrições até 15 de julho aqui!
Descarregue o Regulamento aqui!