Os escape rooms são uma atividade de turismo experiencial em expansão em Portugal. O desígnio é simples: Cinco pessoas são trancadas numa sala e têm 60 minutos para escapar. Para conseguir, vão ter de seguir várias pistas, aceder a passagens secretas, desvendar enigmas e, acima de tudo, trabalhar em equipa. É uma experiência completamente imersiva, as salas são temáticas e têm uma narrativa específica que cria uma atmosfera que envolve os participantes. Turistas, grupos de amigos, famílias, festas de aniversário, despedidas de solteiro(a) e eventos de team bulding para empresas, os públicos são muito diversificados. São vários os espaços em actividade na zona Centro do país. Por trás de cada escape room há um empreendedor que se apaixonou pela actividade e decidiu arriscar. Destrancaram-nos as suas portas e partilharam connosco as suas motivações, lutas e desígnios por trás de um investimento. Chamam-lhes Game Masters. Estas são as suas histórias.
Can you escape
Salas: “O Exame Final”, “Virus NH-248”, “Flash Game – A Vingança”
Website: Can You Escape
Hélder Duarte tinha 9 anos quando dissecou o seu primeiro televisor. O bisturi era movido por um misto de curiosidade e encanto. Os cadáveres acumulavam-se no quintal. O seu vizinho reparava aparelhos eletrónicos e tudo o que ia para o lixo, Hélder e o irmão aproveitavam. Passavam as tardes, entretidos, a desmanchar e aproveitar alguns dos órgãos. “As colunas para montarmos sons, o transformador, entre outros componentes”, relembra hoje, 30 anos volvidos. O vizinho ensinou-o a soldar, juntamente com pequenos outros artifícios do ofício. Foi a primeira semente. O fascínio pela eletrónica cresceu, floresceu para a robótica e para a informática (onde se formou). E foi uma peça determinante no escape room que montou.
Conheceu a actividade em Lisboa, com um conjunto de amigos. Adoraram e o conjunto passou a equipa. Começaram a viajar juntos para fazer outros jogos, noutras cidades, noutros países.
Hélder sentia-se cada vez mais atraído pelo conceito. “Sempre fui um entusiasta de enigmas, mistérios e quebra-cabeças”. Era 2016 e em Aveiro não havia nenhum, o mais próximo situava-se em Coimbra. “Decidi juntar o útil ao agradável e abrir a primeira sala para testar o conceito”.
A grande “dor de cabeça” foi a procura pelo imóvel certo. Após algumas pesquisas e muitas visitas, encontrou o "espaço perfeito". Um local central e "muito amplo". Devido ao conceito ser novidade na cidade, Hélder optou por manter a natureza do negócio em segredo até formalizar a escritura com o senhorio. No dia da assinatura, teve de abrir o jogo e explicar qual seria a utilização dada ao espaço. Explicou o que era um escape room e em que consistia a atividade.
“O senhor ficou atónito pelo facto de eu ir trancar pessoas dentro de salas, que em pânico, seguramente, iriam rebentar portas ou janelas para conseguir sair dali, destruindo o espaço dele”, relembra Hélder. “Por muito que tentasse demovê-lo não consegui, e tivemos de voltar à estaca zero”.
Encontrou uma alternativa num escritório numa das principais avenidas da cidade. Acabou de desenhar o jogo, criou os enigmas e remodelou o espaço em conformidade. Com a ajuda de amigos que trabalham na área, ergueu divisões, instalou engenhos eletrónicos, estabeleceu passagens. “Essencialmente, tentei criar um espaço com uma dinâmica que me divertisse enquanto jogador”.
Embora tenha deparado com inúmeros desafios, considera que o principal foi “deixar à sala à prova de ‘aberturas à sorte’ e garantir que tudo só poderia ser resolvido usando a lógica e dedução correta”.
Em Agosto de 2016, a Can You Escape abria as suas portas, que escondem três desafios. Uma investigação no escritório do principal suspeito de um roubo de arte no museu da cidade, um laboratório em quarentena contaminado com um vírus e um “flash game”, um jogo com duração de 30 minutos, com nove enigmas para resolver, “um conceito metade do tempo/ metade do preço, mas com toda a emoção de um escape room”, informa Hélder.
Para além de organizar jogos destinados a empresas, com possibilidade de albergar centenas de participantes, a Can You Escape lançou este ano uma novidade. “Aliámos o nosso conceito aos jogos de tabuleiro”. Explica que é possível adquirir uma versão física ou digital de um jogo, que o utilizador pode depois instalar na sua própria casa.
Os principais clientes são grupos, “principalmente de estudantes”, colegas de trabalho, amigos ou famílias. “Outro grupo significativo, são as despedidas de solteiro”, acrescenta.
Grande parte dos participantes são atraídos pela curiosidade, sem nunca ter experimentado o conceito. “Eu diria que cerca de 80% de clientes únicos, realizam a primeira experiência nas nossas instalações”, afirma.
Inclusivamente, relembra um grupo de amigos que se estrearam no seu espaço e, entusiasmados com a experiência, decidiram abrir um escape room na sua cidade, o No Way Out (Porto).
Hélder considera que o conceito se tem espalhado de forma “uniforme” na Região Centro, a um ritmo “bastante aceitável”. “Diria que melhor até do que estávamos à espera”, complementa. “Hoje, temos muita gente que apesar de nunca ter jogado, já sabe o que é um escape room”.
Desempenha a atividade em part-time. Noites e fins-de-semana. “Vejo-a como um hobby, encanta-me e consigo rentabiliza-la, minimamente”.
Continua motivado e entusiasmado. “Mais ainda que no primeiro dia”, refere. “Cada jogo é um jogo, cada equipa é uma equipa”. As dinâmicas de participação são tão diversificadas que, por vezes, surgem soluções “mirabolantes” para os enigmas. Nessas situações, rouba-se o adágio de Lavoisier. Não se perdem, Hélder transforma-as: “Apesar de erradas, essas soluções são tão giras que pedimos autorização aos jogadores e usamo-las noutros enigmas nas nossas outras salas”.
“Brutal” é a palavra que escolhe para definir o acompanhamento dos jogos, enquanto Game Master. “Acho que me divirto tanto como as próprias equipas”.
Solve & escape
Salas: “O Segredo do Capitão Dionísio” e “O Pirata Barba Negra”
Website: Solve and Escape
Entusiasmados, Heitor e Nuno, percorrem cada quilómetro da A1 em plena euforia com o que acabaram de viver. Ambos são professores (Matemática e Educação Visual), têm 48 anos e estão possuídos por duas convicções. Uma: Acabaram de experienciar algo extraordinário. Segunda: eles próprios, vão criar uma experiência extraordinária.
Decorria o verão de 2016 e tinha sido a sua primeira visita a um escape room. Já tinham ouvido falar no conceito e até debatido, meio na brincadeira, a possibilidade de vir a abrir um em Aveiro. Cinco minutos depois de terem experimentado, a decisão estava tomada. “O interesse foi despertado pelo conceito em si e por, desde logo, termos começado a imaginar enigmas e outras situações que nos pareceram que poderiam ser ainda mais aliciantes do que as que tínhamos acabado de fazer e que já eram fantásticas”, afirma Heitor.
Em Outubro desse mesmo ano, surgia o Solve and Escape.
Residentes em Aveiro, decidiram escolher temáticas para os jogos que fossem associadas a essa cidade costeira. Em “O Segredo do Capitão Dionísio”, um velho pescador, sem descendentes, procura herdeiros a quem deixar um valioso tesouro que encontrou. Já “O Pirata Barba Negra” é uma caça ao tesouro para os mais pequenos. “É o primeiro Escape Room português inteiramente desenhado para crianças”, afirma Heitor.
Ambos os jogos foram instalados numa loja no centro da cidade. Para além da conveniência da localização e da amplitude do espaço, um outro fator caricato pesou na escolha. A decoração anterior da loja incluía portas tortas, com inclinações tão acentuadas que parecem impossíveis de abrir. “Estando no interior a olhar para elas, dá-nos uma sensação de que o chão se está a mexer, criando um efeito parecido ao que se sente quando estamos num navio”, complementa Heitor.
Fora do âmbito marítimo, há ainda dois jogos suplementares. “Pandemia” e “Asylum”, jogos portáteis, destinados a serem instalados em empresas ou eventos com um grande número de participantes.
“Todos os nossos jogos são integralmente da nossa autoria, desde a idealização à materialização”, refere Heitor. A dupla empreendedora já visitou mais de 30 escape rooms, dentro e fora de Portugal. Sempre juntos. E sempre com o mesmo espírito de entusiastas encantados.
Heitor considera que a introdução do conceito dos escape rooms na cidade e na zona Centro em geral tem sido lenta. “Aos poucos vai-se tornando mais conhecido”, afirma, fazendo questão de sublinhar que tal se deve “apenas à menor densidade populacional”, comparativamente com Porto e Lisboa, onde o fenómeno “está muito bem inseminado”, pois no que diz respeito à qualidade, “há salas fantásticas nesta zona do país”.
A maior parte dos seus clientes são grupo de amigos e famílias. Depois empresas e, por último, turistas.
Mantêm sempre um registo da proveniência dos visitantes. Muitos deles, metem-se à estrada com o intuito de enfrentar os mistérios do Solve and Escape: "70 por centro é do Grande Porto e desloca-se propositadamente para vir fazer o nosso jogo. Felizmente as críticas que temos tido são excelentes e quem nos visita, normalmente, recomenda aos amigos”.
Ambos os professores continuam a exercer as suas profissões, que conciliam com esta nova atividade. “Por vezes há alguns constrangimentos na gestão do tempo disponível. Mas, com uma dose adicional de sacrifício pessoal, temos conseguido dar conta do recado”, afirma Heitor.
O prazer de criar os jogos e testemunhar satisfação com que os clientes os terminam é a “grande recompensa”. A rentabilização do investimento é positiva, embora, Heitor faça questão de ressalvar: “Não é, de todo, uma atividade muito rentável como eventualmente se poderá pensar”.
No entanto, a dupla vai expandir. Neste primeiro trimestre está prevista a abertura de mais uma sala, agora em Viseu: “Decreto-Lei n.º 39749 – PIDE”. Um tema escolhido, mais uma vez, pela associação à região, sendo Salazar natural de um concelho do distrito de Viseu.
“Sou proprietário de um espaço numa galeria comercial da cidade que está vazio, decidi rentabilizá-lo”, afirma Heitor, que se revela confiante nas perspetivas para o futuro. “Estamos convencidos que será uma atividade com cada vez mais entusiastas e que se tonará tão banal como uma ida ao cinema”.
Em Agosto de 2016, a Can You Escape abria as suas portas, que escondem três desafios. Uma investigação no escritório do principal suspeito de um roubo de arte no museu da cidade, um laboratório em quarentena contaminado com um vírus e um “flash game”, um jogo com duração de 30 minutos, com nove enigmas para resolver, “um conceito metade do tempo/ metade do preço, mas com toda a emoção de um escape room”, informa Hélder.
Para além de organizar jogos destinados a empresas, com possibilidade de albergar centenas de participantes, a Can You Escape lançou este ano uma novidade. “Aliámos o nosso conceito aos jogos de tabuleiro”. Explica que é possível adquirir uma versão física ou digital de um jogo, que o utilizador pode depois instalar na sua própria casa.
Residentes em Aveiro, decidiram escolher temáticas para os jogos que fossem associadas a essa cidade costeira. Em “O Segredo do Capitão Dionísio”, um velho pescador, sem descendentes, procura herdeiros a quem deixar um valioso tesouro que encontrou. Já “O Pirata Barba Negra” é uma caça ao tesouro para os mais pequenos. “É o primeiro Escape Room português inteiramente desenhado para crianças”, afirma Heitor.
“Todos os nossos jogos são integralmente da nossa autoria, desde a idealização à materialização”, refere Heitor. A dupla empreendedora já visitou mais de 30 escape rooms, dentro e fora de Portugal. Sempre juntos. E sempre com o mesmo espírito de entusiastas encantados.
Heitor considera que a introdução do conceito dos escape rooms na cidade e na zona Centro em geral tem sido lenta. “Aos poucos vai-se tornando mais conhecido”, afirma, fazendo questão de sublinhar que tal se deve “apenas à menor densidade populacional”, comparativamente com Porto e Lisboa, onde o fenómeno “está muito bem inseminado”, pois no que diz respeito à qualidade, “há salas fantásticas nesta zona do país”.
A maior parte dos seus clientes são grupo de amigos e famílias. Depois empresas e, por último, turistas.
Ambos os professores continuam a exercer as suas profissões, que conciliam com esta nova atividade. “Por vezes há alguns constrangimentos na gestão do tempo disponível. Mas, com uma dose adicional de sacrifício pessoal, temos conseguido dar conta do recado”, afirma Heitor.
O prazer de criar os jogos e testemunhar satisfação com que os clientes os terminam é a “grande recompensa”. A rentabilização do investimento é positiva, embora, Heitor faça questão de ressalvar: “Não é, de todo, uma atividade muito rentável como eventualmente se poderá pensar”.