9 de abril de 2019

Ground Piece: Mais do que alojamento, uma comunidade


“Foi um momento de enorme felicidade”, recorda Ana Inês Filipe. “Integrar uma lista de finalistas, todos eles com projetos interessantíssimos e de elevada qualidade, deixou-nos muito orgulhosos”. 
O sentimento foi partilhado com o marido, David Filipe, quando ambos souberam que o seu projeto “Ground Piece – Pedaço de Chão” tinha ficado em segundo lugar na edição 2018 do concurso de empreendedorismo turístico “José Manuel Alves”, do Turismo Centro de Portugal. 

Tudo começou em 2015. Ana, uma gestora comercial de 33 anos e natural de Leiria e David, diretor de uma empresa de instalações técnicas, 32 anos, natural da Batalha, há imenso que debatiam a possibilidade de construirem uma comunidade, “um sítio onde cada um se pudesse expressar livremente, respeitando a Natureza e o próximo”. Foi nessa altura que a ideia evoluiu e ambos decidiram avançar e apostar num projeto empreendedor que permitisse criar o seu próprio emprego e, simultaneamente, investir na sua terra, pela qual se confessam “apaixonados”. 

E assim nasceu o “Ground Piece – Pedaço de Chão”, um projeto de alojamento integrado num bosque centenário com carvalhos e sobreiros que promete aos hóspedes uma experiência de comunhão com a Terra, integrando vertentes de turismo de natureza, valorização do património e colaboração com as entidades locais. Um aldeamento turístico que pretende ser modelo para um futuro sustentável e comunidades mais resilientes. “O nosso objetivo é que venha a ser uma referência no turismo em rede e desenvolvimento comunitário. Ambos valorizamos muito o trabalho em equipa e a adoção de práticas sustentáveis”, refere Ana. 

O casal empreendedor sublinha que se trata de um projeto “da comunidade para a comunidade”, onde os materiais, os produtos e até os serviços serão endógenos. “Estamos a identificar jovens talentos da nossa região e a trazê-los para o projeto”, afirma Ana. Sorri e prossegue: “Que neste ambiente de criação que é a natureza, consigamos encontrar uma solução para um mundo melhor”.


Da idealização à implementação, o principal desafio da dupla empreendedora foi encontrar os “parceiros certos” para avançar com o projeto. “Apostámos em empresas da região, inovadoras, que partilham os mesmos valores e estão disponíveis para partilhar riscos e trabalhar numa relação de total transparência. Foi um desafio, pois é uma abordagem que foge à tradicional relação comercial”, afirma David. 

Ana aproveita esta última frase e acrescenta: “Queremos ser mais do que um aldeamento turístico, onde se vendem quartos. Queremos vender uma solução de futuro que possa ser experienciada por quem nos visita e transportada para o seu local de origem”. 

Presentemente, o casal aguarda a aprovação do Pedido de Informação Prévio, submetido à Câmara Municipal de Alcobaça. “Enquanto isso, estamos a desenhar aquele que será o conceito GroundPiece”, anuncia Ana, partilhando que espera “obter o licenciamento durante o corrente ano e abrir as portas ao público em 2020”. 

“É um projeto que conta com várias fases e vários níveis de atuação na comunidade, mas para já estamos focados na vertente de aldeamento turístico, para acolher todos os que queiram experimentar este novo modelo de alojamento”, complementa David. 

Ambos souberam dos prémios José Manuel Alves através de um e-mail enviado pelo vereador da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. O e-mail tinha a forma de sugestão e eles resolveram acatá-la. “Na altura o projeto era ainda um sonho e quisemos saber se teria interesse e aceitação por parte de uma entidade tão meritória como é o Turismo Centro de Portugal”, diz Ana. 

Passadas algumas semanas, enviaram a candidatura. Na manhã de 21 de Abril de 2018, souberam que tinham sido selecionados para integrar o lote de 10 finalistas. Na semana seguinte, receberam uma notícia ainda melhor: tinham ficado em segundo lugar. Receberam o galardão na Gala do fórum Vê Portugal, realizado em Maio desse ano, na Guarda. Uma distinção que consideram fulcral no avanço do projeto. 


“Foi essencial para chegarmos onde estamos hoje”, afirma Ana. “Permitiu-nos conhecer melhor o meio e facilitou o acesso a outros aceleradores empresariais. Num contexto onde há abundância de ideias e o apoio aos empreendedores segue rigorosos processos de elegibilidade, o Prémio José Manuel Alves deu-nos a credibilidade necessária para receber a confiança dos nossos parceiros; e passar de um sonho para um negócio real.” 

O Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves é organizado pela Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal desde 2016 e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, sendo atribuído ao vencedor o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de Apoio ao Investimento Turístico, na região Centro de Portugal. 
A presente edição do concurso está em curso. Consulte aqui o regulamento.

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