3 de dezembro de 2018

Uma oportunidade hospedada no Hotel Rural Vilarinho


Nas Talhadas, uma pequena e tranquila freguesia de Sever do Vouga, as ruínas de uma casa senhorial de 1776 foram transformadas num hotel rural. As obras demoraram dois anos (2013 a 2015) e resultaram num ambicioso empreendimento com 17 quartos duplos, uma suite, um quarto adaptado a pessoas com mobilidade condicionada, piscina coberta, restaurante, bar e sala etnográfica. Tudo isto rodeado pela natureza e tranquilidade do campo.
O Hotel Rural Vilarinho foi desenhado ao mais ínfimo detalhe e essa minuciosidade reflete-se nas altas taxas de ocupação e nas notas elevadas nas plataformas de avaliação do Tripadvisor (5.0/ 0 a 5) e do Booking (9,2 / 0 a 10). Hoje é um marco ímpar na região. E é uma oportunidade de investimento. 


Tudo começou em finais de 2012. Mónica Matias decidiu, finalmente, ceder ao plano que há muito lhe povoava o pensamento. As obras avançaram no primeiro mês do ano seguinte. “Foi a concretização de uma grande vontade de reconstruir um património antigo que tem muito valor para a população local e para os portugueses em geral”, afirma a empreendedora. 

Explica que foi recuperada toda a estrutura em granito da casa antiga, que pertencia a um clérigo local, mantendo todos os traços arquitetónicos da altura. “Conseguimos até recuperar e conservar uma cozinha típica e uma mina de água”. 


Era uma estreia na área do turismo. Dois anos e centenas de hóspedes depois, todas as expectativas foram excedidas. Para além da qualidade do espaço – sublinhado inúmeras vezes nas críticas do Tripadvisor e Booking – Mónica justifica o sucesso com as características da região onde decidiu apostar. “A tradição e a simplicidade aliadas ao conforto proporcionam ao cliente um bem-estar e um relaxamento profundo, dentro da Serra e perto do mar, numa região rica em história e cultura”. 

Mónica destaca ainda mais a localização privilegiada: “Temos excelentes acessos, estamos localizados a três minutos do acesso à A25”. A empreendedora salienta que não obstante a sensação de isolamento e afastamento que o Hotel Rural Vilarinho permite sentir e usufruir, este, no fundo, “está perto de tudo”. “Estamos a 20 minutos de Aveiro, uma hora do Porto, uma hora de Coimbra, hora e meia de Fátima”, assegura. Este facto torna o hotel “particularmente apetecível para empresas”. 



Apesar do sucesso, Mónica confessa estar disponível para negociar o empreendimento. “Há uma boa oportunidade de expansão para um potencial investidor”, afirma. “Existe a possibilidade de ampliação do edifício para criar mais quartos (singles), podendo assim trabalhar com agências/grupos de autocarros de 56 pessoas”.
Existe ainda uma zona que pode ser adaptada para a criação de um SPA, terreno para a instalação de bungallows e a possibilidade de aquisição de uma casa vizinha, “que expandirá ainda mais o empreendimento, com mais quartos e zonas de lazer”. 



Uma aposta que Mónica considera segura. “Já conseguimos atingir os objetivos face ao projeto existente no Turismo de Portugal, para além disso, o nosso hotel segue os critérios do projeto QREN Provere (Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos) e tem todas as condições para se tornar num ‘ícone’ de Turismo Rural”. 






Podem obter mais informações sobre o Hotel Rural Vilarinho no seu website

AddThis