24 de junho de 2013

Coimbra Patrimonio Mundial da Humanidade


"5ª Classificação da UNESCO atribuída na região 
Turismo Centro de Portugal"

Reunido no Camboda, o 37º Comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) decidiu integrar o conjunto Universidade de Coimbra - Alta e Sofia na lista de monumentos, sítios e outros valores culturais considerados Património da Humanidade.

O Presidente da Turismo do Centro, disse este sábado que a classificação da Universidade de Coimbra, como Património Mundial "é uma grande porta que se abre" para o turismo da cidade.

Esta classificação, segundo Pedro Machado, "pode posicionar Coimbra, mais e melhor, naquilo que é o desafio dos mercados em matéria de competitividade e atratividade na área do turismo, conferindo de imediato à cidade, região e país a responsabilidade coletiva e social de preservação e promoção do património".

O carácter extraordinário do selo UNESCO, gera impactos imediatos na notoriedade internacional dos sítios, estimula a atratividade, competitividade económica, cultural e turística. O Centro é agora uma região mais competitiva, uma vez que compreende 5 sítios UNESCO, localizados em Coimbra, Alcobaça, Batalha, Tomar e na região de Castelo Branco - Geopark Naturtejo. A atribuição do galardão permite  posicionar Coimbra junto dos mercados como porta de entrada e hub turístico para a região Centro.

Em tempo de festa, a Turismo Centro de Portugal felicita a equipa Reitoral e assume como a Universidade, Câmara Municipal e demais agentes da cidade, o compromisso de trabalhar para o futuro numa estratégia conjunta de coesão e competitividade territorial.

AddThis