31 de janeiro de 2020

10 fevereiro | Coimbra | 2ª edição Programa BEST : O poder de uma boa história: como usar o storytelling na estratégia de marketing


No âmbito do Programa BEST – Business Education for Smart Tourism – 2ª edição, realizasse no próximo dia 10 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, uma sessão sob o tema, “O poder de uma boa história: como usar o storytelling na estratégia de marketing”

Temas do debate: 
  • o storytelling como ferramenta fundamental na estratégia de marketing da empresa 
  • “You Brand” – o que quero contar aos meus clientes, como motivar, persuadir e ser lembrado 
  • o storytelling no mundo corporativo 
  • storytelling e neuromarketing – o poder emocional das marcas
Consulte o programa, faça a sua inscrição gratuita.

BEST – Business Education for Smart Tourism- 2ª edição, é um programa nacional de capacitação de empresários, empreendedores e gestores de Turismo, promovido pelo Turismo de Portugal em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as associações do setor, que integra ações de formação e de qualificação em temáticas como o digital, o marketing, os modelos de financiamento, a gestão financeira e operacional e os recursos humanos

Consulte as sessões em agenda no mês de fevereiro



29 de janeiro de 2020

Abertas Candidaturas no âmbito dos Sistemas de Incentivos "Internacionalização das PME" - Aviso nº 01/SI/2020 (SI-52-2020-01)

Foi publicado o Aviso nº 01/SI/2020 (SI-52-2020-01): Internacionalização das PME. O presente concurso visa três prioridades objetivas da política pública, em concreto: E-Commerce e Transformação Digital; Brexit - Diversificação de Mercados e Acelerador de Exportações.

Os beneficiários dos apoios previstos no presente Aviso são as empresas PME, os apoios a conceder, revestem a forma de incentivo não reembolsável, nas condições estabelecidas no artigo 49.º do RECI. O aviso tem uma dotação orçamental de 55,5M€ FEDER.

Este Aviso tem aplicação em todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).

O prazo para a apresentação de candidatura decorre em três fases distintas: 

Fase I – Prioridade E-commerce e Transformação Digital: entre 24/01/2020 e 30/03/2020 (19 horas) 
Fase II – Prioridade Brexit: Diversificação de Mercados: entre 24/01/2020 e 27/04/2020 (19 horas) 
Fase III – Prioridade Acelerador de Exportações: entre 24/01/2020 e 25/05/2020 (19 horas)

Consulte o Aviso nº 01/SI/2020 (SI-52-2020-01) e orientações à submissão de candidaturas.


28 de janeiro de 2020

Quinta do Sobral: Onde Vive o Sonho de Uma Noite de Verão


Já estava a escurecer, quando Bernhard prendeu a última estaca da tenda. Ao seu lado, Brigitte cozinhava esparguete com carne e salsa no campingaz. Era o primeiro jantar e a primeira noite do casal alemão em Portugal. Estavam na estrada há três dias. Tinham arrancado de Speyer, uma airosa cidade com telhados apalaçados no noroeste da Alemanha, atravessado França e Espanha e decidido pernoitar em Amarante. Era Agosto e a brisa noturna estava morna. Deixaram-se ficar no exterior durante algum tempo, a ouvir o som do vento nas árvores e a olhar o céu estrelado. Tinham deixado para trás uma vida construída ao longo de 30 anos. Construíram-na juntos e juntos partiram em busca de uma nova. O plano era audaz, mas não havia apreensão nos seus olhares. Tinham ponderado bem a sua decisão.



Brigitte e Bernhard Nowakowsky conheceram-se na universidade de Colónia (Alemanha) enquanto tiravam um doutoramento em Química. Apaixonaram-se, casaram, consolidaram carreiras profissionais na área. Era um emprego “bom e estável”, embora intenso e “rotineiro”. Demasiado rotineiro. “Os dias eram sempre iguais”, relembra Brigitte. A igualdade durou 20 anos, até que ambos sentiram necessidade de uma mudança. Mais tranquilidade, mais qualidade de vida, “mais tempo para sonhar e para realizar”. Traçaram um plano: iam vender a sua casa em Speyer, reunir todas as suas poupanças e viver por conta própria, investindo num empreendimento turístico num país idílico. Identificaram três candidatos, Nova Zelândia, Canadá e Portugal. Após ponderação, excluíram os dois primeiros, devido à distância e ao maior custo de investimento. “Concluímos que o Centro de Portugal era adequado, paisagens maravilhosas e rurais, aldeias históricas encantadoras com habitantes hospitaleiros e vários lugares que são Património Mundial da Unesco”.

Após muitas horas no computador a explorar websites de vendas e agências imobiliárias, fizeram uma lista com 30 propriedades interessantes, dispersas por todo o território Centro. Reservaram o Verão de 2005 para ir analisá-las pessoalmente. Na data marcada, ainda com o sol estival a nascer, colocaram todo o equipamento de campismo no Mercedes cinzento e arrancaram rumo à “grande viagem”.


Acordaram confiantes. O céu estava azul, os pássaros cantavam, havia alegria no ar. No entanto, a confiança foi abalada nas primeiras visitas, sobretudo em Mesão Frio, Cantanhede e Mealhada. A realidade não correspondia nada aos anúncios que tinham visto. “Havia propriedades em ruínas que eram mencionadas nos anúncios como imóveis ‘pronto a habitar’ ”, relembra Brigitte. “Só se fosse para ratos à procura de seres da mesma espécie”, acrescenta, sorridente.

Após uma manhã e meia tarde de desilusões, o casal chegou cansado a Figueiró dos Vinhos, onde se situava o próximo anúncio da lista. Enquanto aguardavam pelo agente imobiliário, entraram num bar e pediram dois cafés e um bolo. A proprietária trouxe-lhes dois garfos. “Que atenta!”, exclamou Brigitte. Seria a simpatia um bom presságio? Ainda a visita não tinha terminado e já tinham decidido que sim, “que era ali”. “Tinha todas as condições que procurávamos”, refere Brigitte, destacando a “boa localização”, o terreno amplo e com “muita exposição solar”, uma vinha e um bosque cheio de castanheiros, medronheiros, carvalhos e sobreiros. Seriam estas últimas árvores, mais tarde, a batizar o empreendimento.

Foto: Quinta do Sobral

Depois de adquirida a propriedade, o casal regressou à Alemanha para ultimar a mudança definitiva para Portugal. Durante esse período, fizeram um estágio num hotel de Hamburgo, para se prepararem para a nova área das suas vidas. Bernhard, entusiasta da culinária, ficou na cozinha e Brigitte fez um pouco de tudo, desde limpeza à receção. No início de 2006, rumaram a Portugal.

O terreno tinha duas casas. Instalaram-se numa enquanto procediam à renovação da outra. Era uma casa humilde, com “paredes fininhas”, janelas que deixavam passar correntes de ar, tetos de madeira roída por carunchos e uma lareira cujo calor fugia pela chaminé. Dependiam de geradores para poderem ter eletrodomésticos ligados em simultâneo e, em muitas noites frias, recorreram ao aquecimento do seu Mercedes. Eram tempos de sacrifício, que o casal enfrentou com determinação e resiliência, focados no objetivo e convencidos que no fim, a recompensa surgiria. Talvez por isso tenham apelidado essa sua primeira habitação portuguesa, onde viveram três anos, de “Casa Ouro”.


As reconstruções e decorações foram todas idealizadas pelo casal. Fizeram desenhos a lápis de tudo o que pretendiam, ao mais ínfimo pormenor. Desde os espelhos das casas de banho, que queriam embutidos nas paredes, à utilização de madeira e azulejos rústicos. Quando o construtor disse que ficava mais barato construir duas casas novas do que aproveitar as paredes antigas, insistiram no aproveitamento. “Queríamos manter o valor patrimonial”.

Simultaneamente, desdobraram-se em contatos para averiguar eventuais apoios. Através do Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal, descobriram fundos enquadráveis nos seus desígnios (Leadermais e PRODER). Candidataram-se. Tiveram resposta afirmativa.


Para além de reconstruir as duas casas – a outra foi carinhosamente batizada de “Casa Brigitte” – o casal construiu uma inteiramente de raiz. O Solar, que serve, simultaneamente, de habitação de Bernhard e Brigitte e de empreendimento turístico, com quatro espaçosos quartos com casas de banho privativas. Também aqui, o casal foi peremptório na materialização do que tinham idealizado. Contra os desejos da arquiteta, exigiram que os quartos tivessem 18 metros quadrados, um dos requisitos legais na Alemanha para um hotel de quatro estrelas. “Queríamos construir o solar de acordo com esses requisitos, sempre que aplicável”, afirma Brigitte.

Encomendaram tijolos térmicos para as paredes. Quando os pedreiros alertaram que não sabiam trabalhar com esse material, requisitaram uma formação ao fornecedor e instruíram os trabalhadores. Queriam ter um jardim interior, uma espécie de peristilo romano, com colunas, plantas e até um pequeno lago. “Um lago? Não vai dar”, afirmou o construtor. Mas as suas palavras esbarraram na determinação do olhar de quem tinha feito 2153 quilómetros em busca de um sonho. Foram erguidos pilares suplementares na cave e hoje o lago é uma realidade. “Tem até nenúfares e 30 peixes”, salienta Brigitte, sorridente.

Foto: Quinta do Sobral

O empreendimento foi batizado Quinta do Sobral, em homenagem aos sobreiros que existem na propriedade. “São um paraíso para os passarinhos, dão sombra agradável no verão e a cortiça vende-se bem”. Essa é outra marca do empreendimento de Brigitte e Bernhard. Para além dos alojamentos, há uma firme visão de sustentabilidade que lhes orienta o rumo. Começaram por comprar um trator e alfaias agrícolas, arregaçaram as mangas e meteram as mãos na terra.

Foto: Quinta do Sobral

Plantaram um olival com 220 oliveiras e produzem azeite, criaram um rebanho de ovelhas (raça merino) e vendem a lã, aproveitaram os castanheiros e vendem cerca de uma tonelada de castanhas por ano, plantaram um pomar com cerca de 30 árvores que proporcionam fruta o ano inteiro, desde laranjas, limão, lima, toranja, maçãs, pêras, ameixas, cerejas, pêssegos, marmelos, dióspiros e nêsperas. Cultivam também morangos, framboesas, groselhas e kiwis.

O casal tirou ainda um curso de vinificação na Bairrada e replantou quase um hectare de vinha, com a variedades cabernet sauvignon e merlot. Planeiam produzir e comercializar vinho. O nome está ainda por definir. “Tem uma sugestão?”, questiona Bernhard, bem-disposto.



Para além da paisagem predominantemente verde, os terrenos da Quinta do Sobral têm ainda imensos animais – quase todos adotados das ruas – com quem os hóspedes podem conviver e brincar. Quatro cães, o Beno, a Tessa, o Moses e o Bosco. Este último, um bordier collie adquirido especificamente para ajudar com o rebanho. Há também dois gatos, a Minka e o Samson. “Este podia chamar-se Garfield, gosta de pizza, lasanha e bolos de nata”, revela Brigitte.

Futuramente, o casal pretende introduzir cabras-anãs e até construir uma Casa de Animais, um compartimento com 60 metros quadrados onde as albergará, juntamente com borregos, coelhos, entre outros animais.


Igualmente nos planos futuros está a intenção de tornar a quinta ainda mais sustentável, com a colocação de painéis solares, e a construção de uma unidade de alojamento T1. “É algo que falta na nossa oferta”.

A procura é maioritariamente estrangeira. Grande parte dos hospedes vêm da Alemanha, Bélgica, França e Holanda. No entanto, são cada vez mais os turistas portugueses que se “rendem aos encantos” da Quinta do Sobral. “Têm aumentado, especialmente no Verão. Em Agosto está sempre tudo cheio”.

Foto: Quinta do Sobral



A sazonalidade é um “problema geral na zona”. Brigitte pretende invertê-lo. “Há tanto para fazer aqui nessas alturas de menor calor; pedestrianismo, equitação, BTT, canoagem e outros desportos náuticos, escalada, visitar grutas e muito mais”. Entusiasma-se com a descrição e solta um convite: “Porque não aproveitam um fim-de-semana prolongado para vir experimentar algumas dessas atividades”?

Foto: Quinta do Sobral


Sempre que faz uma visita guiada à Quinta do Sobral, Brigitte é incansável na partilha dos detalhes. Revela, com entusiasmo, cada pormenor da construção ou da decoração; é percetível o orgulho que sente na transformação das casas e nas palavras elogiosas dos turistas em relação ao seu conforto.

No entanto, quando entramos na Casa Ouro, há um brilho singular que cintila no seu olhar azul-claro. Foi lá onde todos os sacrifícios se transformaram nos alicerces do empreendimento que tem hoje. Apesar da longa viagem, o primeiro quilómetro foi aqui.

27 de janeiro de 2020

3ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores | Receção de Trabalhos até 24 de abril de 2020


A Fundação da Juventude promove a 3ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, iniciativa que visa promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores.
Este concurso é dirigido a estudantes e formandos de cursos de nível secundário assegurados por escolas, centros de formação ou outras entidades com ofertas de dupla certificação (escolar e profissional) e ainda a estudantes do ensino superior com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos.
Os interessados deverão formalizar as suas candidaturas até ao dia 24 de abril, apresentando propostas de trabalho numa das seguintes áreas de intervenção: 
  • Empreendedorismo qualificado e criativo (que inclui as atividades das indústrias culturais e criativas) 
  • Empreendedorismo Social (onde se inserem projetos que preconizam respostas inovadoras na resolução de problemas sociais, pelo seu potencial de impacto e sustentabilidade).
Saiba mais, acedendo ao regulamento deste Concurso através do endereço https://bit.ly/30P8LlK.

Para mais informação contacte  geral@fjuventude.pt


24 de janeiro de 2020

28 janeiro | Figueira da Foz | Sessão de Esclarecimento Orçamento do Estado 2020


A ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz -Associação Empresarial Regional em parceria com a PwC Portugal, promove no dia 28 de janeiro, com início às 10h30, no Auditório da Incubadora do Mar & Industria da Figueira da Foz, uma Sessão de Esclarecimento dedicada à apresentação das principais novidades sobre o Orçamento do Estado 2020

Programa:

Boas Vindas
Vitória Abreu, Vice-Presidente da ACIFF

Breve apresentação das principais medidas constantes do Orçamento do Estado para 2020
Rosa Areias,Tax Partner

As principais medidas no imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas
Pedro Castro Oliveira,Tax Manager

As principais medidas no imposto sobre as pessoas singulares
Bruno Andrade Alves,Tax Director

As principais medidas nos impostos indiretos
Brunna Calazans,Tax Manager

As principais medidas nos impostos sobre o patrimônio
Ana Reis,Tax Director

Justiça Tributária
Francisco Castro Guedes, Associado Principal da CCR Legal

Encerramento
Rosa Areias,Tax Partner

Faça a sua inscrição gratuita AQUI
Para mais informações, contacte através do email geaciff@aciff.pt


23 de janeiro de 2020

29 janeiro | Aveiro - Castelo Branco - Leiria | Building Portugal Together

Os distritos de Aveiro (Anadia), Castelo Branco e Leiria foram os escolhidos no Centro de Portugal, para acolher no dia 29 de janeiro, o evento ‘Building Portugal Together’, uma iniciativa integrada no “Building The Future”, o maior evento português de tecnologia e transformação digital, que decorre em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, liderada pela Microsoft, CIP, Altice Portugal e imatch - Creative Collaboratio. 

O ‘Building Portugal Together’ que vai ser recriado localmente, também nos distrito de Ponta Delgada, Funchal, Porto, e Évora, de forma a descentralizar o evento, e fazendo com que chegue ainda a mais pessoas. 

A agenda inclui a transmissão via live streaming das sessões mais importantes do ‘Building the Future’ e um momento live no Pavilhão Carlos Lopes com todas as localizações em simultâneo, na presença do Ministro da Economia e da hostess Filomena Cautela. Paralelamente, será também um momento privilegiado de networking para debater a transformação digital nas PME, estando também previsto um workshop exclusivo sobre transformação digital. 

29 Janeiro| 14h00 | Leiria | Ed. NERLEI Leiria  
Building Portugal Together

29 Janeiro | 14:00 | Aveiro (Anadia) | Cineteatro de Anadia 
Building Portugal Together

29 Janeiro | 14:00 | Castelo Branco | instalações AEBB Castelo Branco 
Building Portugal Together

Consulte o programa e faça a sua inscrição gratuita em até dia 27 de Janeiro.


22 de janeiro de 2020

Workshop "A Sustentabilidade como fator chave para a Competitividade e Diferenciação no Turismo”


A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, promove no próximo dia 5 de fevereiro, um workshop exclusivo para Empresas de Turismo, com participação gratuita, sob o tema “A Sustentabilidade como fator chave para a Competitividade e Diferenciação no Turismo” .

Programa

10h00 Sessão de abertura

10h15 - Plano Estratégico e de Marketing 

Pedro Machado – Presidente Turismo Centro de Portugal
  • O Centro na Estratégia do Turismo 2027 
  • Plano de Marketing Territorial 2020
11h00 - Oportunidades dos mercados e os desafios para as ofertas sustentáveis

Patrícia Araújo – BIOSPHERE 
  • Certificação Biosphere Responsible Tourism

11h30 - Instrumentos de Capacitação Empresarial 
  • Melhor Turismo 2020
Maria José Capacete – CTP 
  • Apresentação do Programa de Capacitação Empresarial: Sustentabilidade no Turismo
Sérgio Felix – AIRO 

12:30 Encerramento


Faça AQUI a sua inscrição gratuita.


21 de janeiro de 2020

Concurso Montepio Acredita Portugal com candidaturas abertas até 01 de março


O período de candidaturas para a décima edição do concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal – promovido pela associação Acredita Portugal e o Banco Montepio estão a decorrer e encerram a 01 de março. 

O concurso tem como objetivo identificar, desenvolver e premiar ideias e projetos de diferentes setores, como o empreendedorismo social, a mobilidade, a tecnologia, sendo aceites ideias de qualquer área 

No total há mais de 500 mil euros em prémios para distribuir. Os melhores projetos terão contacto direto com investidores, especialistas e mentores, assim como o acesso a formação personalizada e oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração. 

Saiba mais sobre esta iniciativa em: http://bit.ly/acredita-informacoes

17 de janeiro de 2020

23 janeiro | Caldas da Rainha |Empreendedorismo inovador: ferramentas e recursos para passar da ideia ao negócio, é o tema


No âmbito da 2ª Edição do programa  BEST – Business Education for Smart Tourism, um programa nacional de capacitação de empresários, empreendedores e gestores de Turismo. Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro, com início às 9h00, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha, uma sessão de esclarecimento sob o tema “Empreendedorismo inovador: ferramentas e recursos para passar da ideia ao negócio” 

Pretende-se com esta ação dar a conhecer aos participantes as ferramentas de apoio à ideação de novos negócios, fundamentais para os seus processos de empreendedorismo inovador.

Temas em debate: 
  • Pessoas inovadoras: pensar, agir e comunicar 
  • Enquadramento do ecossistema empreendedor 
  • Metodologia Lean Startup 
  • Business Model Canvas 
  • Criar valor e gerar rendimentos através de mecanismos inovadores 
  • Ferramentas e recursos disponíveis para passar da ideia ao negócio 
  • A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia. 
Consulte o programa. Faça a sua Inscrição


15 de janeiro de 2020

Candidaturas a estágios na União Europeia - Decorrem até 31 jan 2020


A Comissão Europeia abre um novo período de candidaturas a estágios remunerados nos serviços na Comissão Europeia, cujo prazo encerra às 11 horas (fuso horário de Lisboa) de 31 janeiro 2020​. 

Estes estágios, com a duração de cinco meses, englobam dois ciclos (com início em março e outubro), são ​remunerados (€ 1.176,83 / mês, incluindo o reembolso de despesas de deslocação) e incluem ​a oportunidade de desempenhar funções semelhantes a funcionários recém-recrutados.​
Para mais informações de contexto e de condições de candidatura, consulte: https://epso.europa.eu/job-opportunities/traineeships_pt-pt​.


14 de janeiro de 2020

Um retorno (feliz) às origens trilhado pelo empreendedorismo


Maio de 2016. Era a primeira Primavera dos Passadiços do Paiva e também o primeiro grande evento organizado por Rui Rua, com a sua recém-inaugurada Culnatur. Uma caminhada ao longo desses idílicos oito quilómetros que acompanham a margem esquerda do Rio Paiva, no desfiladeiro conhecido como a Garganta do Paiva. 60 pessoas responderam ao desafio e o evento esgotou. Para além dessa injeção de confiança, Rui Rua levou outra que ainda hoje reforça o sistema imunitário do seu espírito empreendedor. No decurso do trajeto, houve uma paragem junto à margem do rio, conhecido pela sua corrente forte, facto que o torna um destino popular para a prática de rafting. Em determinado momento, Rui vislumbrou algo colorido à distância, a descer a toda a velocidade o caudal do rio. “Alguém já perdeu um chapéu”, pensou para si. Um pensamento que durou três segundos, até ouvir, bem alto, atrás de si: “Rui, Rui, a minha tia caiu ao rio”. Felizmente, o incidente teve um desfecho positivo (a senhora foi resgatada ilesa) e vacinou, desde cedo, Rui para lidar com a gestão de conflitos. Já passaram cinco anos desde que enveredou na caminhada do empreendedorismo, que prossegue a bom ritmo. E a transpirar saúde.

Rui cresceu em Abiul (Pombal) antiga vila alojada num vale do sopé da Serra de Sicó. Saiu de lá aos 14 anos, rumo a Pombal e, mais tarde, para Coimbra, para estudar turismo. Mas nunca perdeu a ligação emocional à sua terra de infância. Desejava voltar, mas no final do curso não via perspetivas de emprego na área. Resolveu continuar a apostar na formação e tirou um mestrado em Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade. Foi nessa altura que lhe surgiu o desejo de criar o próprio emprego e investir na sua região. “No fundo, ajudar as nossas terras e aldeias com uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento local, o turismo”.


O primeiro passo foi estratégico. Rui candidatou-se a um estágio na Câmara Municipal de Pombal. “Queria muito saber como funciona um órgão municipal, aprofundar o conhecimento do território e entender as intenções públicas para o sector do Turismo”. Foi lá que teve conhecimento do Porta Aberta, programa de incentivo ao arrendamento comercial a jovens na zona histórica de Pombal. Atravessou-a e encontrou ainda mais motivação para avançar. Isenção de taxas municipais e pagamento de água, renda acessível numa localização privilegiada e partilha de despesas fixas e de angariação de clientes com outros negócios.

A sua área de negócio estava decidida: Uma empresa de animação turística que organiza programas de lazer, no âmbito do turismo cultural, de natureza e aventura. “Sempre gostei do contacto com a natureza e de fazer algumas aventuras, conciliar isso com a cultura é a simbiose perfeita, é uma forma de apreciarmos aquilo que a terra nos deu e o que nos foi deixado pelas civilizações passadas”. 

Foto: Fábio Domingues

Só faltava o nome. Não foi uma escolha fácil. Após ponderar diversas opções, como Turipomb, PombalExplore ou Culturar, Rui decidiu-se por Culnatur. Cultura, natureza e turismo na mesma palavra. E não só. "É que, ainda por cima, são de facto tours cool!", acrescenta, sorridente.

Seguiu-se uma visita à contabilista, que foi bombardeada com questões. Rui ainda tem o rascunho que levou consigo. “Posso vender merchandising com o meu CAE? Qual o tipo de contabilidade mais adequada para o início de atividade? Com isenção da segurança social no primeiro ano, justifica ter vencimento? Tenho de ter um programa informático de gestão comercial?”, entre outras dúvidas. Foram todas esclarecidas e a Culnatur nasceu no dia 25 de julho de 2014.


“Esse primeiro ano foi para apalpar terreno, perceber como funcionam as coisas”, afirma. Foram também momentos de networking com os outros negócios da iniciativa Porta Aberta, que Rui rapidamente transformou em parcerias. Adaptando essas áreas à sua, lançou vários produtos de merchandising, como ímanes, canecas, porta-chaves, ilustrações, cadernos de encadernação tradicional e artesanato local. “Foi algo que me deu uma rentabilidade importante nesses primeiros tempos”.

No ano seguinte, a Culnatur começou por organizar caminhadas na zona de Abiul, por entre vales, moinhos, grutas. “A presenciar a ruralidade da região”, diz Rui. Os passeios na natureza eram sempre complementados por visitas culturais, seja ao museu de arte sacra local, a praça de touros - “a mais antiga do país” - ou um monumento megalítico numa colina. Rapidamente, expandiu o campo de ação à generalidade das Terras de Sicó, com percursos no Canhão do Poio, “um dos maiores canhões fluviocársicos portugueses”, na Aldeia do Vale, no Trilho do Picoto ou no Vale do Poio Velho. 


Simultaneamente, Rui foi organizando diferentes atividades, como paintball, jogos tradicionais, workshops sobre artesanato local e até um torneio anual de petanca (jogo tradicional francês que os emigrantes lusos naquele país trouxeram para Portugal na década de 60), realizado na praça de touros. Esse espírito de iniciativa brindou-o com a fama de “organizador mor” na população. “Há aqui um rapaz que organiza esse tipo de coisas”, tornou-se uma frase tradicional nas ruas de Abiul, sempre que alguém sugeria ou perguntava por atividades invulgares.

Em 2016, Rui decide “repensar” o agendamento de atividades, de forma a torná-las “mais rentáveis”, e alarga o leque das caminhadas a locais mais distantes, com programas de dia inteiro e com transporte incluído. A estreia “fora de portas” foi nos Passadiços do Paiva. O sucesso do evento levou-o a organizar caminhadas em diversos outros locais, como Piódão, Monsanto ou Sintra.


Desde então tem sido esta a aposta, dar continuidade às excursões com caminhada, sempre com a cultura como aliada. Em Tomar, ainda hoje surpreende muitos clientes quando os informa que vão poder percorrer o topo do Aqueduto dos Pegões, que há 400 anos levava a água ao Convento de Cristo. Esse troço, a 30 metros de altura na imponente estrutura e perante uma paisagem que se perde de vista é o “ponto alto” de um “programa apelativo” que Rui criou para a região, baseado na história do convento.

Mais recentemente, Rui tirou o curso de Técnico de Percursos Pedestres na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, através do qual faz consultoria e realiza auditorias a percursos e rotas pedestres. Desenvolveu ainda um Plano Estratégico de Valorização Turística de Abiul, que serviu de base para a Junta de freguesia local fazer candidaturas a financiamentos comunitários e do Turismo de Portugal. “Estamos a aguardar as respostas”, afirma, revelando-se confiante e, acima de tudo, “orgulhoso” por poder contribuir para explorar as “muitas potencialidades” da povoação da sua infância, onde vive, presentemente, com a mulher e um novo abiulense com oito meses.


O futuro da Culnatur, mostra-se risonho. Para 2020, há já dois novos planos traçados: Pelos Trilhos do Centro e Pelos Trilhos de Sicó. 
“O primeiro é uma excursão de dia inteiro para dar a conhecer alguns dos mais belos trilhos do Centro de Portugal”, informa Rui. “De manhã há uma caminhada pela natureza e à tarde uma visita cultural, terminando sempre com um lanche de produtos regionais”. 
O segundo evento é um programa de meio-dia de caminhada pelas Terras de Sicó, onde será efetuado um percurso em cada um dos seis concelhos desse território (Alvaiázere, Ansião, Condeixa, Penela, Pombal e Soure). Rui anuncia que em cada uma dessas caminhadas, será oferecido um íman do respetivo concelho. “Ao participar nas seis iniciativas terão a oportunidade de ter a coleção de ímanes completa”, menciona, com um piscar de olhos.


Os ímanes têm a forma de um puzzle e, juntos, formam o território de Terras de Sicó.
Mais do que uma coleção, uma espécie de círculo que não se encerra, mas que se completa.
Também tem sido assim, a caminhada de Rui Rua. Embora a sua evolução seja linear, há algo de circular no trilho que percorre. No decurso da sua caminhada empreendedora, foi abordado pela Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP) para dar formação na área de turismo. Hoje, para além dessas aulas, onde explica como funciona o setor e fundamenta a teoria com casos práticos da sua própria experiência, organiza um evento que visa apresentar e impulsionar os projetos de alunos que pretendem também empreender na área. Sorri sempre quando diz o nome. “Empreende Tu”.

10 de janeiro de 2020

Universidade de Aveiro | Seminário - Turismo, Património e Arquitetura Vernacular


O seminário "Turismo, Património e Arquitetura Vernacular", realiza-se no próximo dia 22 janeiro com início às 14h, no anfiteatro 10.1.3 do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro.

Tem como objetivo identificar sinergias entre o turismo e o património enquanto fatores de preservação da arquitetura vernacular em territórios de baixa densidade. Este evento pretende ser um espaço de partilha de ideias e discussão sobre o tema.

Este seminário integra-se no âmbito do Projeto Gândara TourSensations, que tem como objetivo estruturar uma rede de unidades de alojamento local ancorada nas Casas Gandaresas (identidade exclusiva e com marca própria), integrando-a nas ofertas turísticas da região, enquanto produto distintivo e em complementaridade com os demais produtos turísticos da região da Gândara, de modo a alcançar a sustentabilidade social, ambiental e económica, em paralelo com a garantia da satisfação dos residentes a curto e a médio/ longo prazo. As autarquias locais do “coração da Gândara” (Vagos, Mira e Cantanhede), em parceria com a Universidade de Aveiro, propõem-se lançar as bases de um processo de preservação e revitalização das Casas Gandaresas, conferindo-lhe novas funcionalidades, onde os setores do turismo, da cultura e da educação assumem particular relevância. 

A participação é gratuita com inscrição obrigatória AQUI

9 de janeiro de 2020

Sessão de Esclarecimento | O Impacto das Novas Alterações à Lei Laboral - Lei nº 93/2019_4 setembro


A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - AHRESP, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal-CTP  e a AJJ -Associação de Jovens Juslaboralistas, promove no dia 14 de janeiro, no Hotel D. Luís em Coimbra uma sessão de esclarecimento sobre a lei nº 93/2019 de 4 de setembro.

A lei nº 93/2019 de 4 setembro, veio alterar o Código de Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, e respetiva regulamentação, e o Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, aprovado pela Lei n.º 110/2009, de 16 de setembro.

15h00 – Receção dos participantes e abertura 
15h15 – As Novas Alterações ao Código do Trabalho 
16h15 – Debate 
16h30 - Coffee-Break 
16h45 – Os CCT`S da AHRESP e o Impacto das Novas Alterações – AHRESP 
17h45 – Debate 
18h00 – Encerramento

A inscrição é gratuita, mas obrigatória em www.ahresp.com/eventos

8 de janeiro de 2020

Apresentação do Programa "Melhor Turismo 2020"


No próximo dia 14 de janeiro realiza-se uma sessão de apresentação do Programa ‘Melhor Turismo 2020’ na sede da NERSANT-Associação Empresarial da Região de Santarém, em Torres Novas.

O Programa ‘Melhor Turismo 2020’, é um programa desenvolvido pela NERSANT em parceria com a CTP – Confederação do Turismo de Portugal, e é cofinanciado pelo FSE - Fundo Social Europeu.
 
Este programa visa uma intervenção nas PME que desenvolvam atividades do setor do Turismo e apresenta soluções comuns e concretas face a problemas e oportunidades a explorar no quadro das empresas.
 
Através da sua implementação/intervenção nas PME do setor Turismo, pretende-se modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão, diversificar as ofertas e contribuir para a afirmação da região, como destino turístico de referência, de qualidade e excelência dos serviços neste sector de atividade.
 
O Programa tem como Objetivos: 
  • Aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes 
  • Promover a reorganização, a inovação e a mudança nas empresas 
  • Qualificar os recursos humanos das empresas do setor do turismo, em áreas relevantes 
A participação é gratuita faça AQUI a sua inscrição.

7 de janeiro de 2020

Programa Green Key 2020 | Candidaturas até 31 janeiro


A decorrer, as candidaturas até 31 de janeiro, da edição de 2020 do programa Green Key.
O programa “Green Key”, é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, restaurantes e, este ano pela primeira vez em Portugal, centros de conferência, que implementem boas práticas ambientais e sociais, que valorizem a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovam a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Está presente em 57 países, integrando uma rede com cerca de 3150 estabelecimentos turísticos Green Key. Em 2019, Portugal marcou a 5ª posição.
Aceda aqui à plataforma de candidaturas e conheça aqui os critérios do programa. 

Para informação mais detalhada consulte o website greenkey.abae.pt


6 de janeiro de 2020

Inscrições abertas para as sessões de janeiro do Programa BEST - 2.ª edição


A 2.ª edição do Programa BEST – Business Education for Smart Tourism, continua, e tem duas sessões calendarizadas para janeiro no Centro de Portugal.

​​​​​​​​​​​O BEST é um programa nacional de capacitação de empresários, empreendedores e gestores de Turismo, lançado pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as associações do setor.

9 de janeiro | 09h00 às 13h00 | Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste | Caldas da Rainha 

23 jan 2020 | 09h00-13h00​​ | Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste - Caldas da Rainha​ 

A participação nas sessões é gratuita, ​mas sujeita a inscrição​ pr​​​​​évia.​​​​​

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