30 de dezembro de 2016

Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior

Foi hoje publicado o Despacho Normativo n.º 16/2016, que define o regulamento da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior que tem por objeto o apoio ao investimento a iniciativas e a projetos com interesse para o turismo, que promovam a coesão económica e social do território. Esta nova linha, com 10 milhões de euros de dotação orçamental, integra-se no Programa Valorizar, criado pelo Despacho Normativo n.º 9/2016, de 28 de outubro, que tem por objetivo promover a contínua qualificação dos destinos através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país.


São elegíveis projetos nas seguintes tipologias:

a) Projetos de valorização ou incremento da oferta de Cycling & Walking, nomeadamente no contexto dos percursos cicláveis, pedonais e de fruição espiritual, que concorram para o posicionamento internacional de Portugal como destino competitivo para a prática destas atividades;

b) Projetos de valorização do património e dos recursos endógenos das regiões ou de desenvolvimento de novos serviços turísticos com base nesse património e nesses produtos, nomeadamente no contexto do turismo cultural, termal, equestre, gastronómico, de natureza, militar e ferroviário, que contribuam para o reforço da atratividade de destinos de interior ou para a dinamização de cross-selling regional;

c) Projetos de desenvolvimento de atividades económicas do turismo ou com relevância para o setor, assim como de valorização e de qualificação das aldeias portuguesas, tendo em vista a melhoria da sua atratividade e da experiência turística nestes espaços;

d) Projetos que tenham em vista a estruturação de programas de visitação turística em destinos de interior;

e) Desenvolvimento de calendários de eventos com potencial turístico e com impacto internacional realizados nos territórios do interior ou com impacto nesses territórios.

Os apoios financeiros ascendem a 90 % do valor das despesas elegíveis dos projetos e revestem natureza não reembolsável no caso das entidades públicas e das entidades privadas sem fins lucrativos, e natureza reembolsável no caso das demais entidades, com um limite máximo de 150.000,00 euros no caso das empresas, e de 400.000,00 euros no caso das demais entidades, incluindo as de natureza privada sem fins lucrativos.

No caso dos projetos que beneficiam do apoio financeiro na modalidade reembolsável, 50 % do financiamento é convertido em não reembolsável, no segundo ano completo após a conclusão do projeto, cumpridas que sejam, cumulativamente, as seguintes condições: 

a) Atingirem, pelo menos, 90 % do volume de negócios e do VAB previsto na candidatura para esse momento, sendo que cada um concorre em 50 % para esse objetivo; 

b) Criarem os postos de trabalho previstos na candidatura.

As candidaturas à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior estão disponíveis até 31 de dezembro de 2017.

29 de dezembro de 2016

Novos edifícios públicos integram Programa Revive

Mosteiro do Lorvão, Penacova
Depois do anúncio, a 28 de setembro, de um conjunto de edifícios públicos a reabilitar para fins turísticos, no âmbito do Programa Revive, que incluíam o Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova, em Coimbra, os Pavilhões do Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha, esta semana foram divulgados os restantes imóveis que compõem a lista de 30 inicialmente prevista no âmbito do programa.

No Centro de Portugal, também foram incluídos nesta lista o Mosteiro do Lorvão (Penacova), o Colégio de São Fiel (Castelo Branco), o Forte da Barra (Ílhavo), a Casa de Marrocos (Idanha-a-Nova) e o Convento de Santo António dos Capuchos (Leiria). Com este programa, pretende-se disponibilizar património ao investimento privado para o desenvolvimento de projetos turísticos, através da realização de concursos públicos.

20 de dezembro de 2016

Centro de Portugal superou as 5 milhões de dormidas em 2015

De acordo com dados revelados hoje pelo INE, o Centro de Portugal ultrapassou, em 2015, a marca das 5 milhões de dormidas. Estes valores incluem resultados de hotelaria, turismo em espaço rural e alojamento local (de acordo com os critérios definidos pelo INE). Em comparação com o resultado obtido em 2014, as dormidas no Centro de Portugal subiram 12,74%, verificando-se um crescimento significativo do mercado externo (14,07%), bem como o aumento consistente do mercado interno (11,81%).

16 de dezembro de 2016

Guia sobre o Financiamento da UE para o Turismo

O Turismo de Portugal lançou a versão portuguesa do ‘Guia sobre o Financiamento da UE para o Turismo’, documento originalmente elaborado pela Direção-Geral do Mercado Interno, da Indústria, do Empreendedorismo e das PME, que agrega informação específica sobre os apoios da União Europeia (UE) mais relevantes aplicáveis ao setor do Turismo.

Com este documento reconhece-se a importância estratégica do setor na UE, contemplado com uma vasta gama de programas temáticos, cuja diversidade originou a conceção do guia, que visa divulgar conteúdos indispensáveis para o acesso a financiamento por parte de empresas e outras entidades com relevância no Turismo.


15 de dezembro de 2016

INE outubro | Subida de 10% nas dormidas no Centro de Portugal

Hoje foram publicados os dados do mês de Outubro sobre o desempenho da hotelaria nacional, que, no caso da região Centro de Portugal, corresponderam a um aumento de 10,0% no número de dormidas, em comparação com o mês de Outubro de 2015, com maior relevância para o aumento das dormidas de turistas nacionais que se cifrou nos 12,2%.




Esta subida referente ao mês de Outubro acompanha a tendência de crescimento nacional e consolida o crescimento da região Centro de Portugal durante o ano de 2016, que, em comparação com período homólogo de 2015, regista um crescimento das dormidas em estabelecimentos hoteleiros de 9,6%. Mantém-se um aumento relevante, neste período acumulado, nos proveitos das unidades hoteleiras da região, que, apesar de um desaceleramento do crescimento no mês de outubro, é superior a 13,5% em comparação com os dez primeiros meses do ano anterior.


13 de dezembro de 2016

Consulta pública sobre a RIS3 do Centro até final de 2016


Decorre, até ao final de 2016, um processo de consulta pública relativo à RIS3 do Centro, a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente para a região, que serve de enquadramento para as intervenções a apoiar no âmbito do Centro 2020.

A participação de todos neste processo de consulta pública é incentivada pela CCDRC, podendo eventuais sugestões e observações ser apresentadas das seguintes formas:

•Através do sítio eletrónico da CCDRC

•Através do envio de mensagem eletrónica para o endereço ris3centropt@ccdrc.pt;

•Através de carta dirigida à CCDRC (Rua Bernardim Ribeiro, 80, 3000-069 Coimbra).

Conheça toda a informação sobre a RIS3 da região Centro neste link.

9 de dezembro de 2016

Colóquio sobre Turismo Criativo | Chamada de artigos

Intitulado The State of the Art in Creative Tourism - Leading Research, Advanced Practices, Future Trajectories o colóquio organizado pela equipa de investigação do projeto CREATOUR do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) irá realizar-se dia 1 e 2 de junho, em Coimbra.

Com o objectivo de reunir especialistas e investigadores da área do turismo criativo de forma a discutir o estado da arte, este colóquio pretende, simultaneamente, desenvolver uma rede de turismo criativo tendo como alvo áreas rurais e cidades pequenas inscritas no projeto CREATOUR.

Até ao dia 14 de Fevereiro aceitam-se artigos e propostas que abordem temas relacionados com o turismo criativo, tal como o futuro do turismo criativo, a relação deste com o turismo rural ou com o turismo ambiental, as experiências de turismo criativo verificadas em contexto rural ou o uso de tecnologias no turismo criativo. 

Para mais informações consultar a página de eventos do CES.

7 de dezembro de 2016

Concurso de Negócios Oeste Portugal

O Concurso de Negócios 2016-2017 pretende promover, apoiar e ajudar a implementar projetos inovadores com potencial de penetração no mercado. 
Organizado pela Oeste CIM e pela AIRO, o Concurso de Negócios Oeste Portugal encontra-se a receber candidaturas até ao dia 23 de Março de 2017 em duas categorias distintas:
  • A START NOW - para alunos inscritos no ensino profissional e superior da Região Oeste ou que tenham concluído os estudos nos últimos 6 meses.
  • A START OESTE - para empreendedores que pretendam desenvolver os seus negócios na Região Oeste.
Para mais informações consultar o regulamento do concurso ou aceder ao site da Oeste CIM.

6 de dezembro de 2016

Prémio José Manuel Alves e 1.º Concurso de Teses Académicas inscrições até 31 de janeiro


A Turismo Centro de Portugal, no âmbito das suas competências de dinamização e potenciação dos valores e recursos turísticos regionais e sub-regionais, lança dois concursos destinados a promover o empreendedorismo turístico no Centro de Portugal e o conhecimento científico gerado sobre a atividade turística na região.

Prémio José Manuel Alves | Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016

Este concurso destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor. 

Na segunda edição, ao vencedor do Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016 será atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

Consulte o regulamento neste linkhttp://investenocentro.blogspot.pt/2016/12/regulamento-do-premio-jose-manuel-alves.html

Apresente a sua candidatura até 31 de janeiro de 2017 no formulário disponível em: https://goo.gl/forms/yxMdL4V8dFnaY4Oa2


Concurso de Teses Académicas | 1.ª edição

Com o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico, a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal promove a realização da primeira edição de um concurso de teses de mestrado e de doutoramento.

Consulte o regulamento neste linkhttp://investenocentro.blogspot.pt/2016/12/regulamento-do-concurso-de-teses.html

Apresente a sua candidatura até 31 de janeiro de 2017 no formulário disponível em: https://goo.gl/forms/LTjvnnLjop8TJ7YS2

Regulamento do Prémio José Manuel Alves | Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016



PREÂMBULO

No âmbito das suas competências de dinamização e potenciação dos valores e recursos turísticos regionais e sub-regionais, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal promove a realização do Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016, destinado à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.

Ao vencedor do Concurso será atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal, e definiu os valores e princípios pelos quais se norteia o serviço público de apoio ao investimento da entidade, para além dos múltiplos contributos que legou ao desenvolvimento turístico da região Centro de Portugal durante os quatro mandatos em que fez parte da direção da entidade.


Artigo 1.º | Elegibilidade dos projetos

1. Podem candidatar-se projetos em qualquer fase de desenvolvimento, desde que ainda não tenham iniciado actividade.

2. Os projetos devem enquadrar-se nas seguintes atividades :

a) Alojamento Turístico (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento local);

b) Agências de viagens e turismo/operadores turísticos;

c) Estabelecimentos de restauração e de bebidas;

d) Aluguer de veículos automóveis sem condutor (rent-a-car);

e) Atividades de animação turística;

f) Projetos de base tecnológica associados ao setor do Turismo;

g) Outras tipologias de projeto, desde que comprovadamente relacionadas com a atividade turística.


Artigo 2.º | Elegibilidade dos promotores

1. Podem concorrer pessoas singulares, individualmente ou em grupo/equipa, sem início de atividade, com o objetivo de explorar uma ideia empreendedora e inovadora a implementar na região Centro de Portugal.

2. Não poderão candidatar-se ao presente concurso as pessoas pertencentes ao quadro de pessoal do Turismo do Centro de Portugal, nem os seus familiares.


Artigo 3.º | Condições de participação e apresentação de candidaturas

1. As candidaturas devem ser formalizadas através do preenchimento e submissão do formulário disponível neste link: https://goo.gl/forms/yxMdL4V8dFnaY4Oa2

2. Para além da submissão do formulário, cada candidato poderá apresentar documentação complementar, até ao limite de 10 páginas (em word ou pdf), através de e-mail remetido para o endereço eletrónico goncalo.gomes@turismodocentro.pt, indicando claramente a que candidatura a documentação se refere.

3. Cada candidato (individual ou coletivo) só poderá apresentar uma candidatura.

4. As candidaturas (formulário e documentação complementar) deverão ser submetidas até às 23:59 do dia 31 de janeiro de 2017.

5. Qualquer candidatura submetida numa data posterior ao prazo estipulado no ponto anterior não será considerada.


Artigo 4.º | Processo de Avaliação

1. Se o número de candidaturas a concurso for superior a 8, estas serão objeto de uma análise prévia e seleção por parte de um Júri Preliminar.

2. O Júri Preliminar será composto por um painel de três membros designados pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

3. O Júri Preliminar, se se verificarem as condições previstas no ponto 1, selecionará um máximo de 8 candidaturas que serão designadas como finalistas.

4. A decisão do Júri Preliminar será tomada até ao dia 10 de fevereiro de 2017 e será comunicada a todos os candidatos até ao dia 12 de fevereiro de 2017.

5. O Júri Final será composto por elementos com comprovada experiência em projetos na área do desenvolvimento empresarial, inovação e empreendedorismo designados pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

6. Cada membro do Júri Final avaliará os projetos de acordo com os seguintes critérios e pontuação:

Critério A – Viabilidade económico-financeira e sustentabilidade (0 a 5 pontos)

Critério B – Grau de inovação do projeto (0 a 5 pontos)

Critério C – Potencial de penetração no mercado e de internacionalização (0 a 5 pontos)

Critério D – Contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal (0 a 3 pontos)

Critério E – Experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es) (0 a 2 pontos)

7. A pontuação final de cada candidatura será definida pela média da pontuação atribuída por cada um dos membros do Júri Final.

8. O vencedor de cada categoria será a candidatura com a média ponderada mais elevada.

9. Em caso de igualdade entre candidaturas prevalecerá a candidatura com maior pontuação no Critério A.

10. A decisão do Júri Final será anunciada em www.investenocentro.blogspot.pt até ao final do mês de fevereiro de 2017.


Artigo 5.º | Prémios 

1. À candidatura vencedora do Prémio José Manuel Alves será atribuído um prémio de 2.000,00 euros (dois mil euros); ao segundo classificado será atribuído um prémio de 1.000,00 euros (mil euros); ao terceiro classificado será atribuído um prémio de 500,00 euros (quinhentos euros).

2. Aos dois primeiros classificados do concurso será atribuído um prémio que consiste na estadia em um empreendimento turístico de 5 estrelas da região Centro de Portugal, com o patrocínio da Visabeira Turismo.

3. Aos oito finalistas será atribuído um prémio que consistirá na participação num programa de aceleração específico para o setor do Turismo, organizado pela Turismo Centro de Portugal, que decorrerá em data a definir durante o ano de 2017.


Artigo 6.º | Disposições finais

1. A Organização do concurso garante a confidencialidade dos projetos durante o respetivo processo de avaliação, sendo as informações utilizadas somente para os fins definidos neste Regulamento.

2. As decisões do Júri Preliminar e do Júri Final são soberanas e não existe possibilidade de recurso.

3. A Organização poderá alterar o presente regulamento, bem como a composição quer do Júri Preliminar, quer do Júri Final, após definição e comunicação do mesmo, devendo publicitar convenientemente tais alterações, através dos seus meios de comunicação.

4. Informações adicionais ou pedido de esclarecimentos podem ser efetuados para goncalo.gomes@turismodocentro.pt.

Regulamento do Concurso de Teses Académicas | 1.ª edição

PREÂMBULO

Com o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico, a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal promove a realização da primeira edição de um concurso de teses de mestrado e de doutoramento.


Artigo 1.º | Elegibilidade das teses

Podem concorrer ao presente concurso, na categoria mestrado, todas as teses de mestrado e relatórios de estágio com vista à obtenção do grau de mestre e, na categoria doutoramento, teses de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro, entre 1 de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2016.


Artigo 2.º | Elegibilidade dos promotores

Não podem candidatar-se promotores pertencentes ao quadro de pessoal do Turismo do Centro de Portugal, nem os seus familiares.


Artigo 3.º | Condições de participação e apresentação de candidaturas

Para participar basta enviar um mail com o nome completo do(a) candidato(a), contacto telefónico, nome do(a) orientador(a), instituição de ensino onde foi realizada a tese, título e tipo de tese/relatório (mestrado ou doutoramento), para goncalo.gomes@turismodocentro.pt. Para além do preenchimento do formulário do concurso, que pode ser encontrado no link https://goo.gl/forms/LTjvnnLjop8TJ7YS2, deve incluir-se no mesmo mail (em anexo) os seguintes documentos:

a. abstract da tese (em formato pdf) (entre 250 a 350 palavras e incluir pelo menos 5 palavras-chave);

b. resumo (em formato pdf) de 5 a 8 páginas que inclua a problematização do tema contemplado, as principais conclusões e a metodologia utilizada;

c. cópia da tese (em formato pdf) ou link para o download da tese.

2. As submissões devem ser efectuadas até às 23.59 do dia 31 de janeiro de 2017.

3. Qualquer candidatura submetida numa data posterior ao prazo estipulado no ponto anterior não será considerada.



Artigo 4.º | Processo de Avaliação


1. Se o número de candidaturas em qualquer uma das categorias a concurso for superior a 5, estas serão objeto de uma análise prévia e seleção por parte de um Júri Preliminar.

2. O Júri Preliminar será composto por um painel de três membros designados pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

3. O Júri Preliminar, se se verificarem as condições previstas no ponto 1, selecionará um máximo de 5 candidaturas, de cada uma das categorias, que serão designadas como finalistas.

4. A decisão do Júri Preliminar será tomada até ao dia 10 de fevereiro de 2017 e será comunicada a todos os candidatos até ao dia 12 de fevereiro de 2017.

5. O Júri Final será composto por elementos ligados ao ensino superior e/ou com experiência em projetos na área do desenvolvimento empresarial, inovação e empreendedorismo, designados pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

6. Cada membro do Júri Final avaliará as teses de acordo com os seguintes critérios e pontuação:

Critério A – Impacto da tese nas empresas turísticas da região Centro de Portugal e/ou nas entidades públicas com competências no setor (0 a 5 pontos)

Critério B – Qualidade científica (0 a 5 pontos)

Critério C – Originalidade dos trabalhos (0 a 5 pontos)

Critério D – Incidência na região Centro (0 a 5 pontos)

7. A pontuação final de cada candidatura será definida pela média da pontuação atribuída por cada um dos membros do Júri Final.

8. O vencedor de cada categoria será a candidatura com a média ponderada mais elevada.

9. Em caso de igualdade entre candidaturas prevalecerá a candidatura com maior pontuação no Critério A.

10. A decisão do Júri Final será anunciada em www.investenocentro.blogspot.pt até ao final do mês de fevereiro de 2017.


Artigo 5.º | Prémios

1. Ao vencedor da categoria doutoramento será atribuído um prémio de 1.000,00 euros (mil euros).

2. Ao vencedor da categoria mestrado será atribuído um prémio de 500,00 euros (quinhentos euros).

3. Aos vencedores das categorias mestrado e doutoramento será atribuído um prémio que consiste na estadia em um empreendimento turístico de 5 estrelas da região Centro de Portugal, com o patrocínio da Visabeira Turismo e do Hotel Stroganov.

4. O Júri poderá não atribuir os Prémios ou, eventualmente, decidir a sua partilha por várias teses concorrentes.



Artigo 6.º | Disposições finais

1. As decisões do Júri Preliminar e do Júri Final são soberanas e não existe possibilidade de recurso.

2. A Organização poderá alterar o presente regulamento, bem como a composição quer do Júri Preliminar, quer do Júri Final, após definição e comunicação do mesmo, devendo publicitar convenientemente tais alterações, através dos seus meios de comunicação.

3. Informações adicionais ou pedido de esclarecimentos podem ser efetuados para goncalo.gomes@turismodocentro.pt.

5 de dezembro de 2016

Feiras Internacionais de Turismo 2017

©Turismo de Portugal
O Turismo de Portugal e as Agências Regionais Promocionais de Turismo apoiam a participação em feiras e eventos internacionais, de modo a promover internacionalmente os produtos, bens e serviços das empresas portuguesas do setor turístico.

Os eventos podem ser encontrados num calendário a nível mundial com a informação respetiva e de interesse para as necessidades da empresa. Na maioria das feiras e certames internacionais, a participação procede-se através de um stand padrão, com uma imagem associada a Portugal e à Área Promocional para a qual a empresa se inscreve. Poderão, igualmente, ser utilizados stands modulares da própria feira, uma informação que cada empresa encontra facilmente através do documento detalhado de cada evento.

Para mais informações sobre os procedimentos de participação consultar Turismo de Portugal.

Segue-se a lista das feiras e eventos a decorrer ao longo de 2017, nos quais o Turismo de Portugal e as Agências Regionais Promocionais de Turismo irão participar: (A Agência Regional Promocional de Turismo do Centro participa nos eventos assinalados com um *)

Vakantiebeurs - Holanda (Utrecht) - 11 a 15 janeiro*
CMT - Die Urlaubsmesse - Alemanha (Estugarda) - 14 a 22 janeiro
FITUR - Espanha (Madrid) - 18 a 22 janeiro*
Fiets en Wandelbeurs - Holanda (Utrecht) - 11 a 12 fevereiro
Fiets en Wandelbeurs - Bélgica (Gante) - 18 a 19 fevereiro
F.r.e.e - Die Reise- und Freizeitmesse - Alemanha (Munique) - 22 a 26 fevereiro
ITB Berlin - Alemanha (Berlim) - 8 a 12 março*
MITT - Rússia (Moscovo) - 14 a 16 março
Workshop Hong Kong - China (Hong Kong) - 20 de março*
Workshop Cantão - China (Cantão) - 21 março*
Workshop Xangai - China (Xangai) - 22 março*
Workshop Hangzhou - China (Hangzhou) - 23 março*
Workshop Pequim - China (Pequim) - 24 março*
Arabian Travel Market - Emiratos Árabes Unidos (Dubai) - 24 a 27 abril
Travel Week by ILTM - Brasil (São Paulo) - 25 a 28 abril
ITB - China - China (Xangai) - 10 a 12 maio*
Royal Windsor Horse Show - Reino Unido (Windsor) - 10 a 14 maio
IMEX - Alemanha (Frankfurt a.M.) - 16 a 18 maio
Falsterbo Bird Show - Suíça (Falsterbo) - data a definir
ABAV - Expo Internacional de Turismo - Brasil (São Paulo) - data a definir*
50+ Beurs - Holanda (Utrecht) - 19 a 23 setembro 
IFTM Top Resa - França (Paris) - 26 a 29 setembro*
IMEX America - Estados Unidos da América (Las Vegas) - 10 a 12 outubro
Countryside - Bélgica (Gante) - data a definir
IBTM World - Espanha (Barcelona) - data a definir*
Salon du Cheval - França (Paris) - data a definir
World Travel Market - Reino Unido (Londres) - 6 a 8 novembro*

Prémio para práticas sustentáveis

A ELO - European Landowners' Organization - vai atribuir um prémio no valor de 5 mil euros destinado a recompensar práticas de gestão do solo e da terra. Entre estas práticas destacam-se aquelas que contribuam para a redução das ameaças ao solo.
Este prémio de cariz anual foi criado em 2008, tendo sido atribuído, na edição anterior, a uma candidatura portuguesa - a Portalimpex, Lda.
O prazo de candidatura termina no dia 31 de Dezembro de 2016.

Para mais informações ver ELO

2 de dezembro de 2016

Candidaturas até 15 janeiro | Turismo Criativo


©Proactivetur
Até 15 de janeiro de 2017 decorre uma chamada de propostas culturais/criativas para Turismo Criativo no âmbito do projeto CREATOUR ("Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais").

Pretende-se com esta chamada selecionar 5 propostas por cada região (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) num total de 20 propostas que podem ser apresentadas por qualquer tipo de organização portuguesa pública ou privada para desenvolver iniciativas no contexto do turismo criativo, colaborando com o projeto CREATOUR.

Espera-se que cada ideia seja desenvolvida com mais detalhe durante os eventos (Idealabs) regionais e nacionais a organizar durante a primeira metade do próximo ano. O processo de seleção terá em conta os processos de desenvolvimento locais sustentáveis e os recursos endógenos incluídos nas ideias propostas.

As candidaturas processam-se através do preenchimento de um formulário que pode ser encontrado aqui. Para mais informações consultar CREATOUR.

AddThis