24 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | Marta do Céu Rodrigues Francisco

Análise Comparativa entre o Sistema Europeu de Indicadores de Turismo para Destinos Sustentáveis e a Carta Europeia de Turismo Sustentável

Abstract

O turismo tornou-se um tema de primordial importância, na medida em que é considerado um dos impulsionadores da economia mundial. Por outro lado, pode provocar impactes na comunidade, no património cultural e no ambiente. 

Os instrumentos de gestão da sustentabilidade de destinos turísticos surgem, neste sentido, como elementos fundamentais que permitem efetuar o acompanhamento da evolução da sustentabilidade em destinos turísticos. 

Neste contexto, a monitorização de variáveis económicas, sociais, culturais e ambientais em destinos turísticos e, em particular, em áreas protegidas e classificadas, revela-se crucial para assegurar uma melhor gestão de sustentabilidade. 

O presente estudo visa comparar o Sistema Europeu de Indicadores de Turismo (ETIS) para Destinos Sustentáveis e a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), de forma a identificar o conjunto de indicadores de monitorização da sustentabilidade que podem ser aplicados a destinos de Turismo de Natureza e galardoados com a CETS, em concreto no território CETS do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). 

A comparação mostra que os indicadores do ETIS se encontram associados às questões e princípios da CETS. Não obstante, as temáticas segurança e saúde, igualdade do género, alterações climáticas e poluição luminosa não se encontram explícitas na CETS. No geral, os indicadores do ETIS não se encontram ilustrados, qualitativa ou quantitativamente, nas questões da CETS. A recolha de dados, para o território CETS do PNPG, não se evidencia exequível e expedita para a maior parte dos indicadores. Contudo, com a implementação do Plano de Ação do PNPG, estima-se que seja possível recolher uma percentagem elevada de informação através das ações previstas no documento referido. 

Com base nas caraterísticas do território, designadamente por se encontrar inserido numa área protegida (PNPG) e classificada (Rede Natura 2000, Reserva da Biosfera), constata-se que é pertinente a integração de grande parte dos indicadores do ETIS na CETS. Esta constatação está de acordo com o esperado, na medida em que a monitorização da sustentabilidade depende de fatores económicos, sociais, culturais e ambientais e de informação adicional relacionada com a perceção das partes interessadas (residentes, visitantes, empresas e entidades diversas). 

Palavras-Chave: Turismo Sustentável, Destinos Sustentáveis, ETIS, CETS, Turismo de Natureza.

AddThis