28 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Tese de Doutoramento | Carlos Alberto Figueiredo da Costa

Turismo na Serra da Estrela - Impactos, transformações recentes e caminhos para o futuro

Abstract

A Serra da Estrela, assim como o seu território envolvente, tem apresentado profundas transformações económicas e sociais ao longo das últimas décadas, sobretudo a partir do último quartel do século XX. À emergência da atividade industrial ligada ao setor têxtil seguiu-se um período de depressão profunda, materializado num processo de falência em massa das indústrias ligadas ao setor, desemprego e movimentos demográficos de abandono do território.

A atividade do turismo apresenta-se, hoje, por todo o mundo, como uma atividade em franco crescimento, capaz de gerar fluxos económicos significativos e novas oportunidades de desenvolvimento. Portugal e a região da Serra da Estrela, no contexto de uma economia aberta e globalizada, não se encontram à margem deste fenómeno. O turismo, enquanto atividade económica, funciona como um agente indutor de desenvolvimento, sobretudo em regiões onde o tecido económico e produtivo se apresenta pouco competitivo, pelo investimento em infraestruturas, empregos gerados e fixação das pessoas ao território. Assim, sustentados nesta realidade, decidimos avançar com um estudo sobre os efeitos ponderosos que a atividade do turismo apresenta, quando associada ao exercício da atividade do planeamento, no contexto do território supra referido. Nesse sentido, para além de colocar em evidência o potencial turístico intrínseco à região da Serra da Estrela, designadamente a partir dos seus recursos mais atrativos, a investigação que aqui se apresenta pretende dar resposta à questão central, que reside no impacto que o planeamento e uma correta gestão dos recursos turísticos podem ter no processo de transformação económica e social da região.

Foi estruturado um modelo de investigação de acordo com os cânones da investigação científica, onde a técnica Delphi assumiu preponderante importância, tendo-se constituído, para esse efeito, um painel de especialistas convidados que, direta ou indiretamente, se encontram ligados à atividade do turismo no território em análise. Do estudo resultou a identificação dos recursos mais atrativos, transformações ocorridas, produtos e medidas estratégicas de intervenção a desenvolver no território da Serra da Estrela e respetiva gestão enquanto destino turístico.

Palavras-chave: Recursos turísticos; Potencial turístico; Turismo da natureza; Planeamento estratégico e sectorial; Gestão de Destinos.

AddThis