25 de janeiro de 2019

Alunos de uma escola secundária da Lourinhã organizaram um evento de turismo e nós fomos convidados


13 alunos do 12º ano do curso Profissional Técnico de Turismo organizaram um evento dedicado ao Turismo na sua Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, na Lourinhã. 

Intitulado “Emprego e Formação da Região do Centro Relacionado com o Turismo”, o evento contou com a presença do Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal. 
Gonçalo Gomes elucidou a jovem – e muito curiosa - audiência sobre empreendedorismo e empregabilidade no sector. 



Após partilhar dados estatísticos que evidenciam o crescimento do turismo na zona Centro do país, Gonçalo Gomes centrou a sua atenção no Oeste. Ressalvou que 44% do alojamento local no Centro de Portugal está situado no Oeste. “E 77% das camas disponíveis no Oeste são em alojamento local”, complementou. 



Posteriormente, após usar alguns empreendimentos turísticos de sucesso como exemplo, Gonçalo Gomes sublinhou a importância do espírito empreendedor e a possibilidade de criação do próprio emprego. “A aposta na qualidade, inovação e diferenciação tem quase sempre sucesso”. 



O evento contou também com a presença de Elisabete Mendes, diretora do Departamento de Gestão Pedagógica e de Inovação do Turismo de Portugal, que debateu temas relacionados com a formação em Portugal na área do turismo e respetivas saídas profissionais. 



Elisabete Mendes defendeu a aposta na formação em Turismo com três fatores: O crescimento do mercado turístico, o combate à sazonalidade e à centralização e a alta empregabilidade do sector. “No primeiro semestre de 2018, as áreas do alojamento e da restauração empregavam 336 mil indivíduos, o que representa 6,9% do total da economia”, destacou, classificando o número como “significativo”. 



Participou ainda Sérgio Araújo (subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria), que expôs possibilidades de estudo na área após a formação secundária. 



Começou por destacar a alta taxa de empregabilidade das seis licenciaturas na área turística do seu estabelecimento de ensino - que situou nos 95% - e o facto destas serem certificadas pela Organização Mundial de Turismo (OMT). “Temos recém-licenciados na Austrália, Dubai, Alemanha, Brasil, até em Hollywood”, afirmou, ressalvando que esse tipo de conquistas só se atingem com uma “dedicação de excelência” durante a formação. 
“Mais vale ter quatro ou cinco anos de sacrifício e ter uma vida feliz, do que ter quatro ou cinco anos de divertimento para depois ter uma vida de sacrifício”, sentenciou, citando um antigo aluno seu.

AddThis