1 de março de 2017

Concursos TCP | Tese de Doutoramento | Dulcineia Basílio Ramos

O planeamento em turismo e as redes no desenvolvimento local - O caso da região Oeste

Abstract

O paradigma do planeamento em turismo toma contornos cada vez mais importantes na esfera local. As estratégias de turismo implicam relações com a gestão do território e com fenómenos do desenvolvimento da economia e do bem-estar. 

As questões supramunicipais de planeamento apontam para uma tendência de gestão do território cada vez mais holística e integrada que permita o desenvolvimento económico, a preservação da natureza e o aumento do índice de qualidade de vida das populações locais. 

Constata-se que a organização em redes de colaboração pode ser uma solução com benefícios para todos os stakeholders, já que estas estimulam a aprendizagem interorganizacional, induzem um sentido de comunidade e permitem a concretização de objetivos comuns e participados. 

Pretende-se investigar nesta tese a importância estratégica das redes para a estruturação do planeamento do turismo ao nível local, tendo em vista a implementação de formas de desenvolvimento turístico urbano sustentável. Será apresentado um estudo de caso referente a uma Nomenclatura de Unidades Territorial (NUT) III – a região Oeste. São abordados diversos temas, tais como: as tendências de planeamento e as formas de governância; as inter-relações entre as políticas locais e europeias e os princípios de sustentabilidade presentes nestas; e qual o contributo que as redes podem deter para o desenvolvimento do turismo sustentável. 

Os resultados obtidos apresentam um diagnóstico da região em estudo e comprovam uma alteração progressiva no modo de fazer planeamento local numa forma mais holística e participada. 

Esta colaboração é concretizada essencialmente de duas maneiras, ou recorrendo à constituição de parcerias público-privadas, ou através da construção de redes formais ou informais. Portanto, esta tese pode tornar-se numa ferramenta para o melhoramento dos processos de planeamento em turismo com vista ao desenvolvimento local. 

Palavras-chave: planeamento em turismo, redes, desenvolvimento local, sustentabilidade, NUT III -Oeste

AddThis