Páginas

25 de maio de 2021

Conheça os projetos finalistas do Prémio José Manuel Alves (Edição VI)


A sexta edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal, reuniu 49 candidaturas, das quais foram selecionadas oito para a fase final.

Patrícia Araújo (Biosphere Portugal), Cristina Salsinha  (Turismo de Portugal) e Ana Garcia (Turismo de Portugal) integram o Júri que vai selecionar o projeto vencedor, tal como o segundo e o terceiro classificado. A decisão será anunciada no dia 31 de maio.  

De seguida, damos a conhecer os oito finalistas, oferecendo um pequeno vislumbre dos seus desígnios e atividades, nas palavras dos próprios empreendedores.


PROJETO: MyECOGIRO 
PROMOTOR: Sílvia Cláudio, Patrícia Mueller, Rita Machado 
WEBSITE: -
SOCIAL MEDIA: -




"Foi com enorme felicidade que recebemos a notícia que o MyECOGIRO é um dos oito projetos finalistas do concurso de empreendedorismo turístico José Manuel Alves.

Somos três amigas empreendedoras e conhecemo-nos no curso de Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, na Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria. Sílvia Cláudio, 38 anos, natural de Caldas da Rainha e residente na Lourinhã; Patrícia Mueller, 32 anos, natural de Florianópolis (Brasil) e residente em Leiria e Ana Rita Machado, 28 anos, natural e residente em Guimarães.

Da crescente consciência em tornar o turismo uma atividade mais sustentável, atendendo aos seus impactos menos positivos, e reconhecendo que faltam ainda ferramentas para que o próprio turista ou visitante possa fazer a sua contribuição, nasceu o projeto MyECOGIRO. 

O MyECOGIRO estabelece um compromisso sério com a sustentabilidade no turismo, minimizando os impactos negativos das viagens efetuadas no destino turístico, estabelecendo parcerias com empresas e projetos locais e regionais. O turista ou visitante é o motor do MyECOGIRO, que ao compensar a sua pegada de carbono, contribui para projetos sustentáveis na região, e ainda obtém, através desta compensação, vouchers, para que possa utilizar em alojamento, restauração, animação turística ou comércio local, na Região de Turismo do Centro de Portugal.

O MyECOGIRO contribui assim para um turismo mais sustentável, reforçando o relacionamento e criando valor aos stakeholders da atividade turística, na Região de Turismo do Centro de Portugal". 


PROJETO: GUIA - Guia de Utilização Interactiva Aplicado ao Turismo do Estrela Geopark 
PROMOTOR: Associação Geopark Estrela  
WEBSITE: https://geoparkestrela.pt/
SOCIAL MEDIA: -

"Este sistema interativo de informação turística pretende constituir um instrumento de gestão, promoção e revalorização da Serra da Estrela enquanto destino turístico e dos seus produtos. A sua implementação permitirá aos visitantes a construção de itinerários ad libitum (de acordo com os interesses do utilizador).

A base de dados que alimenta o sistema (plataforma web e app) terá vertidos todos os recursos passíveis de aproveitamento turístico, os eventos locais de interesse, informação hoteleira, bem como previsões meteorológicas e outras condições ambientais, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva. Como já foi referido, o utilizador tem acesso a todas as informações na base de dados, podendo construir o itinerário de acordo com os seus interesses, permitindo a exportação para vários formatos ou consulta e edição através da app, em modo on ou offline. De salientar que, no caso de acesso offline à informação, esta poderá não ser a mais atualizada, uma vez que a base de dados será alimentada em tempo real, nomeadamente no que diz respeito a questões meteorológicas. O utilizador pode sugerir ainda novos itinerários, eventos e locais de interesse, os quais estarão sujeitos à validação por parte da equipa do projeto.

O desenvolvimento do GUIA - Guia de Utilização Interativo Aplicado ao Turismo do Estrela Geopark tem por objetivos:

Centralizar e uniformizar a informação da oferta turística de todo o território do Estrela Geopark numa só plataforma, dotar o território do Estrela Geopark e seus visitantes de uma ferramenta de planeamento da visita, através de uma plataforma web e app, desmaterializar a comunicação turística, promovendo a transição digital dos suportes de informação e gestão turísticas e criar uma ferramenta para a monitorização de indicadores turísticos no Estrela Geopark".



PROJETO: Flainar 
PROMOTOR: Carlos Figueiredo  
WEBSITE: www.flainar.com 
SOCIAL MEDIA: -





"A Flainar é a App que dá voz à cultura e que ajuda viajantes a vivenciarem novas experiências emocionais. Fazemos da literatura uma forma de comunicação, da história um tutor de cidadania, das artes um tradutor emocional e dos dados deste conjunto um instrumento terapêutico.

A Flainar disponibiliza planos de subscrição para utilizadores e serviços para organizações baseados na responsabilidade social".


PROJETO: zoomguide
PROMOTOR: Afonso Cunha, Pedro Carvalho  
WEBSITE: www.zoomguide.pt/
SOCIAL MEDIA: www.linkedin.com/company/zoomguide/



"A zoomguide é um guia inteligente que conecta a inteligência artificial e a realidade aumentada com o mundo das artes, história, cultura, e turismo através de um produto que permite às organizações como museus, centros histórico-culturais e cidades criar experiências memoráveis para os seus visitantes.

O produto dá aos seus utilizadores uma forma melhor de descobrir um determinado lugar, permitindo que estes tirem uma fotografia com o seu telemóvel a algo que pretendem saber mais, e recebam conteúdos multimédia desenvolvidos por especialistas, desde áudio a realidade aumentada interativa, sobre o que está à sua frente. 

A zoomguide pretende valorizar o património cultural, ao torná-lo mais acessível para o turista e a sua descoberta numa experiência verdadeiramente imersiva, e fornecer ferramentas digitais às organizações parceiras (e.g., museus) que permitem converter o conhecimento já existente nestas organizações em experiências e conteúdos multimédia capazes de atrair novos públicos e inclusivamente gerar uma nova fonte de receita". 


PROJETO: Escape Out
PROMOTOR: Hélder Duarte  
WEBSITE: http://escapeout.pt/
SOCIAL MEDIA: -





O objetivo da Escape Out é trazer para o exterior o conceito de “Escape Rooms”, fomentando os passeios e caminhadas pelas cidades assim como dar a conhecer as zonas históricas dos espaços urbanos apenas com o telemóvel e em família ou com o grupo de amigos.

Teremos dois tipos de jogos: Os Escape Room Outdoor e os Jogos de Aventura.

O primeiro, os escape room outdoor, serão jogos que existirão em várias cidades do país, em que os jogadores munidos apenas do seu telemóvel terão de visitar alguns pontos turísticos e/ou históricos da cidade onde estão a jogar, para conseguirem terminar a sua missão. Estes jogos estarão disponíveis 24 horas por dia, sem necessidade de check-in ou de levantamento de qualquer material, precisando cada equipa apenas de se dirigir a um dos muitos sítios de inicio do jogo.

Os jogos não terão tempo limite, e podem inclusivamente ser parados a meio e retomados noutra altura. A ideia é que os jogadores percorram e descubram algumas zonas históricas das cidades, enquanto tentam resolver todos os desafios que lhes preparámos.

Existe também uma série destes jogos desenhados exclusivamente para hotelaria e similares, como oferta de entretenimento que irão oferecer aos seus hóspedes dentro das suas instalações.

O segundo tipo de jogos, de Aventura, é o transporte para o mundo real de jogos ao estilo dos jogos de aventura dos computadores e consolas. O nosso jogo já publicado foi inspirado na saga do antigo Monkey Island, onde a equipa de jogadores terá de ajudar um mago a preparar uma poção. Para isso, vão ter de interagir com uma série de objectos e animais, para que consigam obter todos os ingredientes necessários.

Este jogo pode ser jogado em qualquer sitio do mundo, está disponível em 3 línguas, em Android e IOS e só precisam de uma área aberta de cerca de 20x30 metros, como um jardim, um parque, etc.

Pretendemos com este tipo de jogos, tirar as pessoas da frente das consolas e dos computadores e pô-las a jogar ao ar livre, caminhando, em família, com amigos, entre colaboradores de empresas, etc., desenvolvendo o pensamento e espirito de equipa enquanto exercitam a parte física e desfrutam do ar livre".


PROJETO: Abandon'Art
PROMOTOR: Beatriz Pestana, Vera Lourenço, Vanessa Costa  
WEBSITE: - 
SOCIAL MEDIA: -  



"O projeto Abandon’Art pretende satisfazer a ambição daqueles que têm a curiosidade de visitar sítios abandonados e, ao mesmo tempo, conhecer um pouco da sua história. O objetivo assenta em realizar visitas guiadas a locais deixados ao abandono, os quais podem ser públicos ou privados, mediante autorização dos proprietários e seguindo um conjunto de regras predefinido.

Dado que em Portugal existem pessoas que visitam estes locais a título individual, o projeto Abandon’Art vem permitir que esta atividade se possa proceder igualmente na segurança de um grupo de visita organizada. Assim sendo, as pessoas podem usufruir de uma experiência diferente em que, para além da possibilidade de explorarem o local, conseguem saber mais sobre o mesmo".


PROJETO: Bike Race Trip Portugal (BRTP)
PROMOTOR: Marta Angélica Bedê  
WEBSITE: - 
SOCIAL MEDIA: https://www.instagram.com/bikeracetripportugal_brtp/



"Eu sempre fui ligada ao ciclismo desde nova, cheguei a participar de várias competições e por gosto resolvi direcionar minha vida ao desporto. Ainda no Brasil tirei a Licenciatura em Desporto (Educação Física) e atuei junto à uma equipe de ciclismo (ROADCYCLE – Rio de Janeiro) onde participava na preparação física dos atletas e também assessoria em criação de percursos ciclísticos.

Em 2001 resolvi mudar para Portugal com meu marido. Os primeiros tempos não foram fáceis e não consegui colocação na área do desporto o que me obrigou a atuar em área distinta do que planeava.
Passei a trabalhar numa empresa de eventos, porém nunca abandonei o gosto pela bicicleta.
Praticava regularmente minhas pedaladas, agora de forma recreativa, sem preocupação com performance.
Foi quando descobri o gosto pelo cicloturismo, onde a bicicleta era o meu meio de deslocação e que podia me levar a lugares fantásticos. Posso dizer que conheço mais Portugal através da bicicleta do que de carro.

A partir de 2019 começou a surgir a ideia de partilhar o meu gosto por cicloturismo com outras pessoas então porque não criar uma empresa de cicloturismo? E poder unir o útil ao agradável! Desde então tenho vindo aos poucos a amadurecer esta ideia.
A pandemia em 2020 não ajudou muito neste processo, porém no início de 2021 com a coragem necessária para se começar um novo negócio em tempos difíceis surgiu então a Bike Race Trip Portugal.

Penso que a localização geográfica da empresa é um fator fundamental para o seu sucesso, constituindo-se como uma decisão estratégica importante. Sendo Tomar conhecido como o “Coração de Portugal” , optei por ter a Sede neste Concelho, tendo me mudado para cá em Abril de 2021.

O objetivo da BRTP é direcionar a prática do ciclismo turístico (cicloturismo) para a região Centro de Portugal, que com suas características geográficas, climatéricas e pela qualidade das estradas e vias disponíveis, acessibilidade e segurança, reúnem ótimas condições para a prática desta atividade durante todo o ano.

Quero poder contribuir para o fortalecimento da “marca” do Centro de Portugal. Através do turismo com bicicleta, promover o contato com a natureza, o desfrutar de paisagens diversas e apreciação do património cultural e arquitetónico. Desta forma promover a região Centro como um local de referência para o turismo português, a partir de Tomar ( início de todos os pacotes de cicloturismo).

O cicloturismo sendo uma atividade sustentável e vantajosa, trará grandes benefícios ao território ao estimular o desenvolvimento de atividades económicas em zonas rurais e também poder criar parcerias com a comunidade e empresas locais, o que é bom para todos.

Nosso diferencial será a utilização de bicicletas elétricas podendo abranger pessoas de várias faixas etárias até 70 anos sem ter dificuldades em realizar as rotas propostas.

Queremos que os clientes sintam-se à vontade para realizar qualquer pacote proposto, por isso todos os pacotes são acompanhadas por um guia experiente, com domínio total das rotas propostas e com conhecimentos mecânicos caso haja um pneu furado ou avaria. 

Outra valia é a oferta de um 'vídeo experience' através de imagens de drone, o cliente recebe um vídeo de até 1 minuto, que poderá guardar de recordação de sua visita cicloturista a Portugal e até divulgar em suas redes sociais".