Decorreu ontem a Grande Final da sexta edição do Discoveries, onde 20 projetos turísticos de todo o mundo tiveram três minutos para apresentar as suas ideias de negócio e traçar o seu destino na competição, num emocionante Final Pitch.
Os três vencedores foram nøytrall (Portugal), Nomad District (México) e The Data Appeal Company (Itália).
“NØYTRALL” é um sistema que permite o acompanhamento do consumo dos hóspedes, que possibilita a separação desse consumo do preço base do hotel, “criando um modelo de tarifas sustentáveis, transparentes e justas, tanto para os hotéis como para os hóspedes”.
A “Nomad District” é uma plataforma que promove o estilo de vida dos nómadas digitais e a “The Data Appeal Company” é uma plataforma que possibilita a “combinação de dados geoespaciais, informações de negócios e ter noção da perceção dos clientes para qualquer ponto de interesse, negócio, marca ou destino”.
Os vencedores foram anunciados por Miguel Barbosa (Portugal Ventures), Roberto Antunes (NEST Portugal) e Ana Caldeira (Turismo de Portugal).
Para além dos três projetos referidos, participaram mais 17:
Árvores, Birdie, Sea EO Tours, e Ecocubo (todos de Portugal), Tasting IN e DoTravel (Espanha), Trippers (Monaco), Tryvium (Itália), Edgar (França), Ttakeoff Software Services India (India), WeavAir (Canada), Cityguyd (EUA), Geotourist, OnlyVoucher.com e Pillow Partners (Reino Unido), iFriend (Brasil) e Nocto (Holanda).
António Lucena de Faria, Ceo da Fabrica de Startups (entidade organizadora do Discoveries, com o apoio do Turismo de Portugal) dirigiu-se a todos esses empreendedores e apelidou-os de "heróis".
“São pessoas como vocês que fazem o mundo um lugar melhor, pessoas que acreditam nos seus sonhos e fazem tudo ao seu alcance para torná-los realidade”.
Falou um pouco sobre a viagem empreendedora, que requer “persistência, esforço, sacrifício, tempo e inúmeras outras coisas” e deu os parabéns aos 20 projetos. “Não posso garantir que todos serão, mas estou convicto que a maioria será bem-sucedida”.
Para além dos três projetos referidos, participaram mais 17:
Árvores, Birdie, Sea EO Tours, e Ecocubo (todos de Portugal), Tasting IN e DoTravel (Espanha), Trippers (Monaco), Tryvium (Itália), Edgar (França), Ttakeoff Software Services India (India), WeavAir (Canada), Cityguyd (EUA), Geotourist, OnlyVoucher.com e Pillow Partners (Reino Unido), iFriend (Brasil) e Nocto (Holanda).
António Lucena de Faria, Ceo da Fabrica de Startups (entidade organizadora do Discoveries, com o apoio do Turismo de Portugal) dirigiu-se a todos esses empreendedores e apelidou-os de "heróis".
“São pessoas como vocês que fazem o mundo um lugar melhor, pessoas que acreditam nos seus sonhos e fazem tudo ao seu alcance para torná-los realidade”.
Falou um pouco sobre a viagem empreendedora, que requer “persistência, esforço, sacrifício, tempo e inúmeras outras coisas” e deu os parabéns aos 20 projetos. “Não posso garantir que todos serão, mas estou convicto que a maioria será bem-sucedida”.
Questionou-se ainda sobre o que mais poderia partilhar de interesse. “Três coisas”, afirmou, antes de revelar três livros que aconselhou todos a ler. “Tem muito a ver como o que vocês fizeram até aqui e ainda têm de fazer”. Nomeadamente: “Testing Business Ideias” (David Bland), “Dotcom Secrets” (Russell Brunson) e “The E-Myth” (Michael E. Gerber).