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2 de maio de 2019

Nuno Cunhal Leal vence Concurso de Teses Académicas TCP na categoria de Mestrado


A tese de mestrado "Turismo acessível: a importância da formação na alteração das atitudes", com autoria de Nuno Cunha Leal, foi a vencedora da terceira edição do nosso concurso de teses académicas, na categoria de mestrado. 

Segue-se um resumo introdutório da tese: 

“A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, representa um ponto de viragem fulcral na consciencialização da sociedade para os problemas de acessibilidade, bem como da fruição da cultura e património, pelas pessoas com deficiência. O Artigo 30º reconhece o direito de todas as pessoas com deficiência a participar, em condições de igualdade com as demais na vida cultural, recreação, lazer e desporto (ONU, 2006). 

Estima-se que 1.000 milhões de pessoas, cerca de 15% da população mundial, sofra de algum tipo de incapacidade (OMS, 2011). Na Europa este número ronda os 127 milhões de pessoas (Buhalis e Michopoulou, 2011; CE, 2013). 

O tema do turismo acessível é, atualmente, um assunto de extrema importância e transversal ao resto das atividades económicas, por tratar-se de uma área interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar (Michopoulou, Darcy, Ambrose, e Buhalis, 2015). 

Alguns autores afirmam que a adaptação da oferta ao turismo acessível contribui de forma inequívoca para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais (Kastenholz, Eusébio, e Figueiredo, 2015). Nesse sentido, urge preparar os estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado, da área científica do turismo, e futuros profissionais a operar no setor, para que estes consigam identificar e corresponder às necessidades deste tipo de turistas. 

A área científica do turismo tem vindo a afirmar-se como um campo de investigação privilegiado para os académicos (Tribe, 2003). No entanto, em relação ao tema específico do turismo acessível, os trabalhos de investigação desenvolvidos nas últimas décadas eram escassos (Israeli, 2002; Shaw e Coles, 2004), uma vez que se entendia que este grupo correspondia a um mercado minoritário e que requeria demasiado investimento para ter êxito (Kastenholz et al., 2015). Atualmente, este panorama tem registado alterações significativas, confirmadas pelo interesse, cada vez maior, dos académicos nesta área de estudo, sendo que a grande maioria da produção científica foca a acessibilidade física (Shaw e Coles, 2004). 

Uma procura pelos repositórios de artigos como o Scopus ou ResearchGate recorrendo a palavras-chave como “Accessible tourism”, “tourist with disability”, “impairment” evidencia a existência de um aumento da produção científica nesta área. Por outro lado, quando se associa palavras-chave como “attitudinal barriers”, “tourism”, “training” e “attitude change” o retorno de resultados quanto a trabalhos de investigação acerca destes é muito reduzido, ressaltando à vista um autor que tem dedicado grande parte dos seus trabalhos de investigação a este assunto – Simon Darcy. Efetivamente, a área científica da saúde é uma das principais produtoras de investigações acerca desta temática. 

Da análise aos programas de grande parte dos cursos superiores de licenciatura e mestrado em turismo na Europa (Bizjak, Knezevic, e Cvetreznik, 2011), e em Portugal, conseguese perceber que, apesar da maior consciencialização e sensibilização da sociedade para os temas relacionados com a incapacidade, estes não refletem de forma explicita estas tendências, sendo apenas aflorados de forma superficial ao longo de algumas unidades curriculares dos planos de estudo. 

Sabe-se que as atitudes negativas podem ser uma das mais poderosas barreiras ao acesso de pessoas com incapacidade à fruição do lazer (Bedini, 2000). Por esse motivo, urge analisar as atitudes dos estudantes dos cursos superiores de turismo, futuros quadros do setor, de forma a programar as unidades curriculares com competências que permitam identificar e responder às necessidades deste tipo de turistas”.


A Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal organiza, anualmente, este concurso de teses de mestrado e de doutoramento, com o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.