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10 de abril de 2018

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | André Filipe Atalaia Martins


Resumo: 


O turismo tornou-se ao longo das últimas décadas um dos maiores setores económicos no mundo, apresentando um crescimento rápido e sustentado, sendo como tal considerado um importante meio para o desenvolvimento, prosperidade e bem-estar socioeconómico dos concelhos, regiões e países. Apesar dos benefícios associados, o desenvolvimento desregulado e descoordenado do turismo pode conduzir a um conjunto de riscos e impactos negativos na sociedade e nos recursos.

O planeamento estratégico dos destinos turísticos surge assim um processo fulcral para o desenvolvimento equilibrado do turismo, tendo por objetivo o estabelecimento de uma estratégia a longo prazo, a promoção da melhoria do desempenho e o aumento da competitividade da atividade turística, numa lógica sustentável. Neste contexto, o presente trabalho de projeto procura fazer um estudo aprofundado do sistema turístico do concelho de Tomar, incidindo particularmente nos processos de planeamento e gestão do destino, identificando falhas e respetivas causas, bem como oportunidades a explorar, objetivando-se o desenvolvimento e otimização da atividade turística. Nesta investigação desenvolve-se um suporte teórico assente nas atuais abordagens de referência sobre planeamento e gestão de destinos turísticos. A avaliação do destino é suportada pela pesquisa efetuada, que consiste no levantamento, diagnóstico e análise do sistema turístico do concelho e dos seus recursos.

O inventário de recursos turísticos concebido e respetiva classificação conduz à determinação do nível do aproveitamento e potencial dos recursos. Partindo desta avaliação, complementada por análise estatística, análise de entrevistas a stakeholders locais e inquéritos a visitantes, tendo sido recolhidas 310 respostas, é feita a análise estratégica dos produtos turísticos. Neste sentido, é desenvolvida a matriz de análise SWOT do concelho de Tomar enquanto destino turístico, que serve de base ao estabelecimento da visão, estratégia e objetivos para a atividade, culminando num conjunto de medidas, ações e orientações para o desenvolvimento turístico no concelho, segundo os eixos identificados como mais relevantes.