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10 de abril de 2018

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | Liliana Catarina Cruz Saraiva


Resumo:

A prestação de serviços turísticos, nomeadamente de animação turística para as pessoas com incapacidade é uma realidade para o futuro (Zajadacz & Mickiewicz, 2017) e uma oportunidade de negócio importante. (Bowtell, 2015; Polat & Hermans, 2016). Os benefícios da animação turística não se limitam à procura. As atividades de animação turística, além de serem um elemento muito importante na experiência turística, também, melhoram a atratividade dos destinos (Tekin, 2004). Ainda assim, e apesar do seu papel cada vez mais relevante na indústria do turismo, a auscultação da perspetiva das empresas de animação turística relativamente à oferta de produtos acessíveis tem sido negligenciada.

Por este motivo, a presente dissertação pretende analisar se as empresas de animação turística, existentes em Portugal Continental, oferecem produtos adaptados às necessidades do mercado de turismo acessível. Para a concretização deste objetivo foi adotada uma abordagem mista em termos de recolha e análise de dados (qualitativa e quantitativa). Procedeu-se à aplicação de entrevistas exploratórias e de inquéritos por questionário às empresas de animação turística registadas no Registo Nacional de Agentes de Animação Turística em Portugal continental. Os dados recolhidos foram tratados com análises univariadas, bivariadas e multivariadas. 

Concluiu-se que apesar de as empresas de animação turística não serem acessíveis, têm uma atitude positiva perante a incapacidade. Verificou-se ainda através de uma análise de segmentação das empresas de acordo com o seu nível de acessibilidade, a existência de diferenças estatisticamente significativas. Com base nos resultados obtidos, esta dissertação termina com algumas sugestões para melhorar a oferta de atividades de animação turística para o mercado de turismo acessível.