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30 de abril de 2020

Nova data limite para apresentação candidaturas Compete 2020


Atendendo à declaração de pandemia efetuada pela OMS a propósito do COVID 19, e das decisões do Conselho de Ministros de 12 março 2020, e à atual situação vivida no país, alguns sistemas de incentivo, alteraram prazo de entregas de candidaturas.

Republicação 2020-04-29 | Nova data limite para apresentação de candidaturas: 2020-jun-02 (19h)

Republicação 2020-04-29 | Nova data limite para apresentação de candidaturas: 2020-jun-02 (19h)



28 de abril de 2020

30 abril | Coimbra Mais Futuro promove Sessão de Esclarecimento "Medidas de Apoio à Exploração Agrícola"


A Coimbra Mais Futuro tem a decorrer para as 16 freguesias rurais do concelho de Coimbra, os concursos de apoio aos investimentos nas explorações agrícolas. Com o objetivo de prosseguir com a divulgação e esclarecimento sobre os concursos, CMF, promove no próximo dia 30 de abril, com início às 17h00, na plataforma Zoom, uma Sessão de Esclarecimento. 

Esta sessão centrar-se-á nos três concursos, cujos prazos para submissão de candidaturas, terminam a 15 de maio, a saber:
  • 10.2.1.1 Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola: Projetos entre 1.000€ e 40.000€ de investimento em atividades de produção agrícola e pecuária e com uma taxa de financiamento aplicável é de 50% de subsídio não reembolsável;
  • 10.2.1.3 Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola: Projetos entre 5.000€ e 200.000€ de investimento em atividades realizadas dentro da exploração agrícola, mas em setores distintos da produção agropecuária, transformação ou comércio por grosso e com uma taxa de financiamento aplicável é de 40% de subsídio não reembolsável sem a criação líquida de postos de trabalho e de 50% com criação líquida de postos de trabalho;
  • 10.2.1.4 Cadeias Curtas e Mercados Locais: componente Cadeias Curtas: Projetos de valor igual ou superior a 500€ e inferior a 50 000€, a taxa de financiamento aplicável é de 50% de subsídio não reembolsável para o investimento material e de 80% para o investimento imaterial. Uma das importantes especificidades desta medida é a possibilidade de atribuir aos produtores, uma ajuda simplificada de 48€ para deslocações aos mercados locais. Este apoio é atribuído por titular da exploração agrícola, sendo acumulável até aos 7.488€, durante a vigência máxima do projeto (36 meses).
Deverá fazer a sua inscrição antecipada no seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tJAlcOqgqjsqEtIDnigcaLT42KmKuGZYwDwC
Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar na reunião. 

Para mais informação consulte o website www.coimbramaisfuturo.pt 
Poderá também entrar em contacto com a equipa técnica da  Coimbra Mais Futuro, através de contacto telefónico tlm: 932 158 846 ou correio eletrónico geral@coimbramaisfuturo.pt

27 de abril de 2020

Turismo de Portugal cria Selo “Estabelecimento Clean & Safe” para as Empresas de Turismo


O Turismo de Portugal criou um selo para distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções, reforçando, assim, a confiança do turista no destino. 

Os Empreendimentos Turísticos, as empresas de Animação Turística e as Agências de Viagens e Turismo que pretendam obter o selo “Estabelecimento Clean & Safe” deverão cumprir o conjunto de disposições presentes na «Declaração de Compromisso» que está disponível nas plataformas digitais do Turismo de Portugal relativas ao registo das empresas turísticas: Registo Nacional de Empresas Turísticas (RNET), Registo Nacional de Animação Turística (RNAT) ou Registo Nacional Agências de Viagens e Turismo (RNAVT).

Só depois de submetida nas plataformas atrás referidas a Declaração de Compromisso por parte das empresas, é que estas ficam com a possibilidade de utilizar o Selo em causa, seja nas suas instalações físicas, seja nos canais e plataformas de divulgação e venda. 

O Selo atribuído a cada em​​​​​​​​​presa estará associado ao seu número de Registo RNET, RNAA​T ou RNAVT​.

O Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

Para obter mais informação consulte o website business.turismodeportugal.pt


23 de abril de 2020

Decreto-Lei 17/2020- Medidas excecionais e temporárias relativas ao setor do turismo, no âmbito da pandemia da doença COVID-19


Foi publicado hoje em Diário da República o decreto-lei nº 17/2020, que estabelece medidas excecionais e temporárias relativas ao setor do turismo, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

No dia 18 de março, foi declarado pelo Presidente da República o estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, através do Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março, tendo a declaração do estado de emergência sido renovada através do Decreto do Presidente da República n.º 17-A/2020, de 2 de abril.

Atento o contexto excecional que se vive presentemente, o Governo tem vindo a aprovar medidas excecionas, em função dos novos temas que se vão identificando relativamente aos consumidores, às empresas, aos operadores económicos e aos cidadãos em geral, estando sujeitas a uma ponderação e reavaliação permanentes. Face ao exposto, visando adequar as medidas entretanto aprovadas pelo Governo para prevenir eficazmente a proliferação de casos registados de contágio da COVID-19 às necessidades dos cidadãos portugueses, identificou-se a necessidade de proceder a melhorias relativamente às viagens organizadas por agências de viagens e turismo, ao cancelamento de reservas em empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local e às relações entre agências de viagens e turismo, operadores de animação turística e os empreendimentos turísticos e os estabelecimentos de alojamento local.

17 de abril de 2020

Semana de 20 a 24 de abril | BEST Live Online Training


O Turismo de Portugal assegura a continuidade da resposta às necessidades de formação das empresas turísticas, através das sessões de capacitação BEST Live Online Training, integradas no Programa BEST - Business Education for Smart Tourism, agora a decorrer na plataforma Microsoft Teams. 

Estas ações visam dotar os participantes de estratégias e técnicas que lhes permitam adaptar-se e reagir, com a menor disrupção possível, a uma conjuntura que é particularmente desafiante para as empresas do turismo, mitigando impactos no desempenho dos seus negócios. 
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

20 abril | 9h-11h
Marketing Digital na Hotelaria – Técnicas e Ferramentas
Formador | Hugo Carvalho
Programa Inscrição

20 abril |11h-13h
Content Marketing - reinventar conteúdos para o turismo
Formador | Ana Pereira

20 abril | 14h-16h
O atendimento ao cliente como fator de diferenciação e gerador de valor acrescentado
Formador | Ana Meireles

20 abril | 17h-19h
Liderança, motivação e gestão de equipas
Formador | Nuno Silva
Programa Inscrição

21 abril | 9h-11h 
E-commerce: Ferramentas de análise e otimização posicionamento no período de recuperação
Formador | Jorge Ferreira

21 abril | 11h-13h
Inovar e fazer crescer o negócio pela gestão da reputação online
Formador | Marta Sotto-Mayor 

21 abril | 14h-16h
Gestão do Stress
Formador | Sofia Albuquerque
Programa Inscrição

21 abril | 16h-18h
Lay off no Estado de Emergência
Formador | João Tavares
Programa Inscrição

22 abril | 9h-11h
Mapa Mental - O Perfil do Líder Transformacional
Formador | Ana Vicente 

22 abril | 11h-13h
Indicadores de apoio à gestão e suas implicações no processo de tomada de decisão
Formador | Patricia Correia
Programa Inscrição

22 abril | 14h-16h
Liderança, motivação e gestão de equipas
Formador | Lurdes Viana
Programa Inscrição

22 abril | 16h-18h
Check-list de Marketing Digital
Formador | Madalena Dinis
Programa Inscrição

23 abril | 9h-11h
Como aumentar a rentabilidade do seu Restaurante
Formador | Marta Sotto-Mayor
Programa Inscrição

23 abril | 11h-13h 
Empreendedorismo inovador: ferramentas e recursos para passar da ideia ao negócio
Formador | Célia Antunes
Programa Inscrição

23 abril | 14h-16h
Estratégia de marketing digital no turismo
Formador | Joana Fialho
Programa Inscrição

23 abril | 16h-18h
Estratégias de sustentabilidade financeira: como mobilizar recursos para o negócio
Formador | Cristina Afonso
Programa Inscrição

24 abril | 9h-11h
Cost Management na restauração no contexto atual de instabilidade
Formador | Rafael Ventura
Programa Inscrição

24 Abril | 11h-13h 
Retoma económica: estratégias comerciais no Alojamento Local e no Turismo em Espaço Rural 
Formador | João Ramos
Programa Inscrição

24 Abril | 14h-16h
Gestão de Pessoas 3.0 e Liderança Colaborativa
Formador | Rita Pelica
Programa Inscrição

24 abril | 16h-18h
O poder da inteligência emocional nas organizações: os 4 domínios
Formador | Angela Martins 
Programa Inscrição

Para acesso ao conteúdo das ações consultar a página @business.turismodeportugal.pt


16 de abril de 2020

20 de de abril | Web Conferência - O Impacto do Covid-19 nos Eventos Desportivos: empresas - regiões - país


A Associação Portuguesa de Eventos Desportivos (APORED) realiza no próximo dia 20 de Abril entre as 10h e as 12h, uma web conferência sobre o Impacto da COVID-19 nos Eventos Desportivos: empresas, regiões e país. 
Assumindo o brutal impacto da pandemia em todo o setor do Turismo Nacional, será no sector dos eventos desportivos que esta mais se faz sentir, sendo também este o setor com maior potencial de contribuir para uma mais rápida revitalização e dinamização da economia dos Territórios e do próprio país, quer na promoção dos destinos quer na demonstração de atividade que rapidamente poderá ser reposta através de centenas de iniciativas espalhadas pelo Território Nacional. 

Com o objetivo de tentar perceber a situação em que as diversas organizações do setor se encontram e como podem estas olhar para o “dia seguinte”, esta web conferência junta personalidades de relevância no setor do Turismo e dos Eventos Desportivos.
  • João Fernandes - Presidente do Turismo do Algarve
  • Luís Pedro Martins - Presidente Turismo Porto e Norte
  • Pedro Machado - Presidente Turismo do Centro
  • Paulo Costa - Ceo Global Sport
  • João Diniz - Director do Grande Hotel do Luso
  • Ana Jacinto - Secretária Geral da Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal.
  • Rui Pinho - Presidente da Associação de Trail Running de Portugal
  • João Cabreira - Ceo Cabreira Solutions
Para acesso à web conferência inscreva-se no evento criado pela Apored - Associação Portuguesa de Eventos Desportivos


14 de abril de 2020

BEST Live Online Training: 14 a 17 abril 2020


O Turismo de Portugal assegura a continuidade da resposta às necessidades de formação das empresas turísticas, através das sessões de capacitação BEST Live​ Online Training, integradas no Programa BEST - Business Education for Smart Tourism, agora a decorrer na plataforma Microsoft Teams.

Estas ações visam dotar os participantes de estratégias e técnicas que lhes permitam adaptar-se e reagir, com a menor disrupção possível, a uma conjuntura que é particularmente desafiante para as empresas do turismo, mitigando impactos no desempenho dos seus negócios. ​

A participação é gratuita, mas ​sujeita a inscrição.

​​14 abril | ​09h-11h 
Revenue Man​agement: Metodologias de Pricing para o período de recuperação económic​a 

14 abril | 11h-13h 
As relações laborais em tempos de instabilidade 

14 abril | ​14h-16h
Gestão da comunicação em tempos de instabilidade

14 abril ​| 16h-18h
​Profit Management: Aumentar os resulta​dos através da eficiência 

15 abril ​​| 09h-11h 
Business Model Canvas: como desenvolver o seu modelo de negócio

15 abril ​| 11h-13h
​Design Thinking: Visão estratégica e emocional

15 abril ​​| 14h-16h
Empreendedorismo Inovador

​​​​​15 abril | ​16h-18h
​Do´s and Dont’s da Comunicação em Contexto de instabilidade

16 abril | ​09h-11h 
​Email Marketing

16 abril | ​​11h-13h
​Gerar ideias de negócio no turismo

16 abril | ​14h-16h
Marketing digital: bases para um bom desempenho na web

16 abril | 16h-18h
​Cash-Management: a importância da gestão de tesouraria

17 abril | ​​09h-11h
​Organizações conscientes

​17 abril ​| 11h-13h
​Retoma económica: estratégias comerciais na Animação Turística

17 abril | 14h-16h
​Liderar pelo Intraempreendedorismo

17 abril | 16h-1​8h
Contratos Eletrónicos: novos modelos de negócio

Para acesso ao conteúdo das ações consultar a página @business.turismodeportugal.pt


7 de abril de 2020

13 a 17 abril | Ciclo de Videoconferências Turismo...que Futuro? | Grupo Find Out


Sendo o turismo uma das áreas mais afetadas com pandemia mundial, o Grupo Find Out tomou a iniciativa de organizar um ciclo de videoconferências, onde se juntam vários profissionais da área do turismo, com o intuito de discutir e clarificar qual será o panorama do turismo mundial, no pós-vírus COVID-19, 
As conferências "Turismo… Que futuro?", realizam-se de 13 a 17 abril. Será um debate onde se pretende esclarecer que estratégias serão adotadas por cada setor da actividade turística de modo a minimizar, ou até dizimar, o impacto de uma pandemia mundial 
  • Quais os principais impactos do COVID-19 na economia mundial?
  • Que desafios teremos de enfrentar?
  • Que medidas são necessárias adotar para que a economia recupere?
Dia 13 de abril | 16h
Convidado: Cláudia Seabra- Professora Investigadora Universidade de Coimbra & Henrique Pereira- aluno da licenciatura de Turismo, Território e Patrimónios

Dia 14 de abril | 16h
Convidado: Patrícia Araújo, Administradora de marketing e vendas da Biosphere Portugal

Dia 15 de abril | 11h
Convidado: Duarte Góis Correia- Vice presidente Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT)

Dia 16 de abril | 16h
Convidado: Gonçalo Gomes- Chefe de Núcleo do Apoio ao Investidor Turismo do Centro

Dia 17 de abril | 16h
Convidado: António Marques Vidal- Presidente Associação Portuguesa de empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE)

As videoconferências decorrerão em direto no Facebook do grupo Find Out, aqui: https://www.facebook.com/findout.depgeotur/
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6 de abril de 2020

Programa de Capacitação de Apoio à Recuperação do Sector do Turismo | Biosphere Portugal


Durante este período de crise, é vital que os proprietários e as empresas recuperem uma gestão racional. Foi com esse objectivo que a Biosphere Portugal, lançou o programa de capacitação de apoio à recuperação do sector de turismo. 

O programa de capacitação de apoio à recuperação do setor do turismo, propõe a construção do plano de acção para a recuperação (capitalizar e economia digital) e implementação do plano de acção para a sustentabilidade. Todo este trabalho é desenvolvido num processo de acompanhamento com consultadoria e formação ajustada às necessidades da empresa, através de uma plataforma digital enquanto as medidas de isolamento social se mantiverem, de forma a capacitá-la para o processo de recuperação. 

O programa de capacitação é financiado pelo Melhor Turismo 2020, e tem uma duração de 20 meses. 

Horas de Consultoria previstas (durante o período de isolamento via plataforma on-line): 132, em temáticas como gestão em tempos de crise, economia digital, boas práticas de sustentabilidade. Horas de Formação previstas (durante o período de isolamento via plataforma on-line): 88 (revenue management, trabalho em rede, medidas de combate à sazonalidade) 

Todas as horas de consultoria e formação são certificadas, ou seja, são contabilizadas para as 40 horas de formação anuais exigidas pelo Código do Trabalho. 

Faça AQUI a sua inscrição

3 de abril de 2020

D. Dinis Business School (Leiria) lança cinco aulas gratuitas online de gestão para empresários




A D. Dinis Leiria Business School continua a desenvolver os Ciclos de Gestão Online, um conjunto de aulas online gratuitas disponibilizadas a todos os empresários e executivos da região. 

Esta é a lista das próximas aulas online, todas com início às 17h30.

6 de abril: Comunicação Empresarial Online - COMO FAZER | Docente: Carlos Galveias
Poderá consultar o vídeo AQUI.

8 de abril: Como Serious Gaming pode ajudar a minha empresa | Docente: Micael Sousa
Poderá consultar o vídeo AQUI.

13 de abril: O ABC da Análise Económica e Financeira | Docente: Inês Lisboa
Poderá consultar o vídeo AQUI.

15 de abril: Liderar - Realizar os Impossíveis | Docente: José Afonso Oliveira
Poderá consultar o vídeo AQUI.

17 de abril: Introdução à Linguagem Financeira - Para não Financeiros | Docente: José Luís Martins
Poderá consultar o vídeo AQUI.

Caso queira obter informações sobre futuras aulas, pode registar-se aqui


1 de abril de 2020

Gonçalo Castro Gomes integra júri intermédio dos Concursos TCP


Gonçalo Castro Gomes faz parte do júri intermédio da presente edição dos concursos do Turismo Centro de Portugal, nomeadamente a quarta edição do Concurso de Teses Académicas e a quinta edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico. 

O júri intermédio vai selecionar as cinco teses finalistas de mestrado e de doutoramento e os oito projetos finalistas do concurso de empreendedorismo. 

Gonçalo Castro Gomes é Chefe do Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, desde 2014, entidade em que desempenha funções ligadas ao apoio ao investimento, acompanhamento de candidaturas da entidade e monitorização da actividade turística regional desde dezembro de 1999. 

É Licenciado em Gestão e Administração Pública no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa. 

O Concurso de Teses de Mestrado e de Doutoramento é organizado anualmente e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

O Prémio José Manuel Alves, também organizado anualmente, destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal. 

Mais informações, aqui:

Isabel Marto integra júri intermédio do concurso de empreendedorismo do TCP




Isabel Marto faz parte do júri intermédio da presente quinta edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.

O júri intermédio vai selecionar os oito projetos finalistas do referido concurso.

Isabel Marto é diretora Executiva da incubadora de empresas IDDNET há mais de 10 anos, presta consultoria estratégica aos empreendedores que apresentam a sua ideia de negócios, tendo acompanhado cerca de 350 projetos.

É coordenadora geral das 3 edições do Programa NEWTON, coordenadora geral da Incubadora de Inovação Social de Leiria desde 2018 e membro do Conselho Executivo da Rede de Incubadora de Empresas da Região Centro (RIERC), desde 2014.

É formadora nas áreas de empreendedorismo, inovação e de plano de negócios.

É licenciada em Gestão de Empresas, Especialização em Marketing, Pós-graduada em Web Marketing e Pós-graduada em Six Sigma Black Belt, e Mestre em Desenvolvimento Empreendedor e Inovação da Universidade de Salamanca.

O Prémio José Manuel Alves, organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.

A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

Mais informações, aqui:

Adriana Rodrigues integra júri intermédio dos Concursos TCP


Adriana Rodrigues faz parte do júri intermédio da presente edição dos concursos do Turismo Centro de Portugal, nomeadamente a quarta edição do Concurso de Teses Académicas e a quinta edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico.

O júri intermédio vai selecionar as cinco teses finalistas de mestrado e de doutoramento e os oito projetos finalistas do concurso de empreendedorismo.
Adriana Rodrigues tem um doutoramento em Psicologia Social Aplicada aos Contextos Organizacionais e Político-Jurídicos pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
Iniciou sua carreira profissional como técnica de Recursos Humanos, com responsabilidades nos domínios da formação profissional, Executive Search e Recrutamento e Seleção, em dois grandes grupos nacionais: Unicer (2004 - 2006) e Visabeira (2005-2006). 

De 2007 a 2009, foi diretora de Desenvolvimento Organizacional no IPDT - Instituto de Planejamento e Desenvolvimento do Turismo. De 2009 a 2013, foi vereadora da Câmara Municipal de Vale de Cambra nas áreas de Cultura, Desporto, Turismo, Associativismo e Juventude. 

De 2013 até o presente, assume a posição de Chefe do Núcleo de Administração Geral e Comunicação da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal (TCP). Assume uma gama ampla de funções, a saber: assessoria aos órgãos sociais da TCP; assessoria e apoio aos órgãos colegiais da TCP; organização de eventos institucionais, tais como, o "Vê Portugal" - Fórum Turismo Interno; responsável pela comunicação institucional; formação interna; monitorização e desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais de promoção turística; entre outros.

O Concurso de Teses de Mestrado e de Doutoramento é organizado anualmente e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

O Prémio José Manuel Alves, também organizado anualmente, destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

Mais informações, aqui: