O Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal esteve ontem no terceiro bootcamp da fase de aceleração do Tourism Explorers, realizado na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Após uma manhã dedicada à tela do modelo de negócio, à criação de personas e guião de entrevistas com o objectivo de validar o segmento de mercado, à proposta de valor e curva de valor, à validação do problema-solução, ao produto mínimo viável (MVP) e ao desenvolvimento de landing pages, a tarde foi dedicada à mentoria. Os mentores - uma equipa do Apoio ao Investimento Turístico do TCP, Isabel Henriques da AIRO, Rita Almeida da LEADER OESTE, Maria Rita da PARTNIA e Pedro Ferreira da OESTECIM - estiveram junto de todas as equipas a apoiar e a consolidar as ideias dos promotores dos projetos.
Nas Caldas da Rainha competem 14 projetos pelo apuramento para a final nacional, incluindo a Ocean Zipline, que venceu a última edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.
Trata-se de uma atividade de animação turística que organiza uma descida gravitacional sobre o oceano Atlântico num percurso de 1.100 metros de distância com uma elevação máxima de 110 metros de altura. “Será uma experiência incrível, segura, bastante confortável e em harmonia com o ambiente de praia, que proporcionará uma experiência de animação turística de excelência e inesquecível”, garante a equipa promotora, a Geração Give.
Outros projetos
3e60 Soluções Imersivas
“Projeto que pretende ajudar turistas a conhecer novos destinos turísticos com roteiros fiáveis e imersivos com o uso da realidade virtual”.
GAMEBOX52GAMEBOX52
“É um jogo de tabuleiro (com complementos digitais) para crianças e adultos, famílias ou grupos de amigos, que se predispõe a suprimir a falta de conhecimento sobre a História e as estórias secretas e curiosas de lugares de Portugal, apresentando factos verídicos através de storytelling, criando experiências e envolvência”.
Experiencie Cerâmica (designação temporária)
“Este projeto visa satisfazer a procura dos turistas por experiências autênticas e de origem local, recorrendo às oficinas de olaria e cerâmica contemporânea, que são recursos locais, para criar proximidade com artesãos e artistas de cidades com pontos de interesse histórico, criando valor e satisfação para os "tours" em Portugal, sendo escalável para todas as zonas históricas”.
Quinta das Cocas
“Este projeto de alojamento organiza experiências na natureza, com rotina reais e pedagógicas com consciência ambiental”.
Air Life Project
“Ajuda outdoors lovers a resolver a dificuldade de socialização ligada ao desporto, organizando um evento com diversas modalidades em datas específicas, atraindo um maior espetro de público-alvo”.
Alvoki
“Este projeto auxilia os pequenos alojamentos a prestar um serviço personalizado aos seus clientes, recorrendo a uma plataforma que dispõe de um assistente pessoal”.
Frame Photo Tour
“Projeto oferece uma experiência inclusiva, promovendo atividades de turismo fotográfico para pessoas portadoras de deficiência, que agrega a partilha de conhecimentos técnicos da produção fotográfica e a vivência do património local”.
Santa Ana
“Experiência de turismo rural numa localização única do interior que usa, como solução diferenciadora, a participação do próprio hóspede na recuperação do ecossistema envolvente, contribuindo para a conexão com a natureza e para a aproximação dos valores de sustentabilidade e responsabilidade social”.
Interior à Vista
“Projeto que se predispõe a organizar experiências de escape personalizadas em ambiente rural e que proporciona uma resposta logística simples e adaptada às necessidades individuais, recorrendo a redes informais de sinergias locais”.
Fiestafinder
“Aplicação que ajuda os turistas na descoberta e seleção de eventos populares a visitar durante a sua estadia, permitindo a pesquisa por data, geolocalização, programa, comes e bebes ou reviews”.
Fruir Touring
"Projeto de alojamento que visa a ascenção do valor humano dos vizinhos nativos da aldeia de Bezerra, no envolvimento de objetivos sustentáveis globais".
As sessões futuras do Tourism Explorers, a realizar nos dias 8, 10 e 15 deste mês, irão debruçar-se sobre os seguintes temas: Canais e Relacionamento com Clientes, Fontes de receita e Pricing e
Estrutura de Custos e Pitching.
O Tourism Explorers é um programa da Fabrica de Startups em parceria com o Turismo de Portugal e com colaboração do Turismo Centro de Portugal, que decorre simultaneamente em 12 cidades: Abrantes, Angra do Heroísmo, Caldas da Rainha, Aveiro, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal. Cada projeto vencedor irá representar a sua cidade na final nacional, agendada para 24 de outubro.