Páginas

20 de março de 2017

Novo protocolo da Linha de Qualificação da Oferta 2017



No dia 17 de março, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa foi assinada a nova versão da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, entre o Turismo de Portugal, as instituições bancárias aderentes e a Portugal Ventures, que vigora até 31 de dezembro de 2018.

Através da Linha de Qualificação da Oferta 2017, continuará a ser privilegiado o investimento em projetos distintivos e inovadores, assim como na requalificação de empreendimentos turísticos, no sentido de os posicionar e afirmar em segmentos de maior valor acrescentado. O desenvolvimento de projetos de empreendedorismo na área da animação turística, bem como de projetos na área da restauração de interesse para o turismo, estão também entre os eixos de investimento contemplados.

As principais novidades desta linha são as seguintes:

- a criação do Fundo de Capital de Risco denominado FCR Turismo Crescimento (que está em fase final de criação), com o capital indicativo de 15 milhões de euros, gerido pela Portugal Ventures, através do qual se pretende, se considerado ajustado à operação e à empresa, disponibilizar um produto financeiro que complemente os financiamentos concedidos através da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta e que assegure a cobertura do investimento total do projeto;

- a possibilidade de atribuição de um prémio de desempenho a projetos de investimento a implementar no interior do país, em que se prevê uma parcela de incentivo não reembolsável, desde que sejam atingidas as seguintes metas, ao terceiro ano completo de exploração: 

a) Pelo menos 90% do valor de negócios e do valor acrescentado bruto previsto na candidatura, sendo que cada um concorre em 50% para esse objetivo; 

b) A criação da totalidade dos postos de trabalho previstos na candidatura

Consulte toda a informação, incluindo o protocolo assinado neste link.

22 março | Arganil | Incentivos para o setor do Turismo

O CLDS 3G Arganil + Inclusiva em parceria com Turismo do Centro de Portugal, vai realizar no próximo dia 22 de março pelas 15 horas no auditório da Biblioteca Municipal de Arganil uma sessão de esclarecimentos sobre incentivos ao Sector do Turismo.

A apresentação incidirá sobre os sistemas de incentivos disponíveis para as empresas do setor do Turismo, mas abordará igualmente temas conexos, como a organização turística da região Centro de Portugal, Portugal 2020, Linha de Qualificação da Oferta, Programa Valorizar e as atividades turísticas e respetivos processos de licenciamento.

A sessão é aberta a empreendedores, empresários e a todos os que tenham interesse pela temática. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do email: geral@clds3garganil.pt ou do telefone: 235 200 220

18 de março de 2017

Regulamento do novo SI2E - SI Empreendedorismo e Emprego










Foi publicada a Portaria n.º 105/2017, de 10 de março, que define o regulamento geral do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E)

O SI2E pretende contribuir para os objectivos das políticas públicas relacionadas, com o Programa Nacional para a Coesão Territorial, estimulando o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e por essa via promove o desenvolvimento e a coesão económica e social do país, mas também com as políticas activas de emprego desenvolvidas.

Beneficiários: micro ou pequenas empresas legalmente constituídas

Âmbito territorial: O SI2E tem aplicação em todo o território do continente, em função das áreas territoriais previstas nas Estratégias de Desenvolvimento Local (gerido pelos GAL - Grupos de Acção Local), nos PDCT (geridos pelas CIM - Comunidades Intermunicipais) ou de territórios especificamente definidos nos avisos de abertura de candidaturas.

Limites de investimento elegível:

- Até 100 mil euros, nas Intervenções GAL; 
- Superior a 100 mil e até 235 mil euros, nas Intervenções CIM

Incentivos:

1. Investimento físico, na componente FEDER - incentivo não reembolsável

a) Taxa base: 40% para os investimentos localizados em territórios de baixa densidade (de acordo com o que vem definido no Programa Nacional para a Coesão Territorial) ou 30% para os investimentos localizados nos restantes territórios; 

b) Majorações até um máximo de 20 pontos percentuais a definir em sede de aviso de abertura de candidaturas em função dos seguintes fatores: 

i) Projetos de criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
ii) Projetos enquadrados em prioridades especialmente relevantes para os territórios em causa.

2. Investimento em criação de emprego, na componente FSE

Comparticipação das remunerações de postos de trabalho criados e tem como limite mensal o valor correspondente ao Indexante de Apoio Social (IAS, que em 2017 é de 421,32€), observando os seguintes períodos máximos por tipo de contrato e majorações: 

a) Período base: 9 meses, para contratos de trabalho sem termo ou criação do próprio emprego, ou de 3 meses, para contratos de trabalho a termo com uma duração mínima de 12 meses; 

b) Majorações de 3 meses, para as Intervenções GAL, e 2,5 meses com um máximo de 6 meses, para as restantes situações, por cada uma das seguintes situações: 

i) Projetos localizados em territórios de baixa densidade; 
ii) Projetos de criação de empresas;
iii) Para trabalhadores do género sub-representado ou para trabalhadores qualificados nos termos definidos nas alíneas g) e m) do artigo 2.º; 

Resumo das despesas elegíveis:

1. Investimento físico, na componente FEDER

a) Custos de aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte; 

b) Custos de aquisição de equipamentos informáticos, incluindo software;

c) Software standard ou desenvolvido especificamente para a atividade da empresa; 

d) Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções; 

e) Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas eletrónicas, subscrição inicial de aplicações em regimes de «software as a servisse», criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca; 

f) Serviços de arquitetura e engenharia relacionados com a implementação do projeto; 

g) *Material circulante diretamente relacionado com o exercício da atividade em que seja imprescindível à execução da operação; 

h) Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia; 

i) Obras de remodelação ou adaptação; 

j) Participação em feiras e exposições no estrangeiro: 


2. Investimento em criação de emprego, na componente FSE

a) Criação do próprio emprego; 

b) Criação de postos de trabalho para desempregados inscritos há mais de 6 meses no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), incluindo desempregados de longa e muito longa duração; 

c) Criação de postos de trabalho para jovens até 30 anos à procura do primeiro emprego inscritos no IEFP, I. P., como desempregados há pelo menos 2 meses.

Resumo das principais despesas não elegíveis:

a) Compra de imóveis, incluindo terrenos; 

b) Trespasse e direitos de utilização de espaços; 

c) Aquisição de veículos automóveis, aeronaves e outro material de transporte ou aeronáutico que não estejam incluídos na alínea g) do n.º 1 do artigo 10.º; *

d) Aquisição de bens em estado de uso;

A leitura deste resumo não deve substituir uma leitura integral da Portaria, do Regulamento Específico do Domínio da Inclusão Social e Emprego, aprovado em anexo à Portaria n.º 97 -A/2015, de 30 de março, alterado pela Portaria n.º 181-C/2015, de 19 de junho, e pela Portaria n.º 265/2016, de 13 de outubro, nem o contacto directo com as entidades gestoras dos fundos.

15 de março de 2017

Vencedores dos Concursos de Teses Académicas

O Júri final dos Concursos de Teses Académicas, presidido por António Martins, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, determinou que a tese "Turismo em família: a importância do Turismo para famílias economicamente carenciadas", da autoria de Joana Inês Silva de Lima é a vencedora da categoria Tese de Doutoramento, tendo sido determinante a pontuação obtida no critério "Originalidade dos trabalhos".

O vencedor da categoria Tese de Mestrado foi André Inácio Teixeira Pedrosa com a tese "Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica", que beneficiou de uma pontuação decisiva no critério "Impacto da tese nas empresas turísticas da região Centro de Portugal e/ou nas entidades públicas com competências no setor", determinante no desempate com a tese "Destination readiness to the needs and demands of millennials: Centro de Portugal case study", de Tiago José Rodrigues Lopes, de acordo com o regulamento do concurso.

Os prémios relativos aos Concursos de Teses Académicas e ao Concurso de Empreendedorismo Turístico | Prémio José Manuel Alves serão entregues no “Vê Portugal” - 4.º Fórum de Turismo Interno, que se realiza de 29 a 31 de maio, em Leiria.

Centro de Portugal inicia 2017 a subir 7,49% nas dormidas


Os resultados publicados hoje pelo INE relativos à actividade turística no Centro de Portugal no mês de Janeiro de 2017 apontam para um crescimento de 7,49% (+ 14.860 dormidas do que em Janeiro de 2016). As dormidas de turistas nacionais aumentaram 2,23% (+ 3.203 dormidas), enquanto que no mercado externo, o crescimento foi mais significativo alcançando os 21,34% (a que corresponderam mais 11.657 dormidas do que no período homólogo de 2016). Registe-se ainda a subida relevante no aumento dos proveitos (+ 17,32%) em comparação com o mês de janeiro de 2016.

14 de março de 2017

Projeto SECURIS vence Prémio José Manuel Alves 2016



Após a votação do Júri Final, composto por Miguel Mendes, em representação do Turismo de Portugal, e Miguel Barbosa, diretor da Unidade de Turismo da Portugal Ventures, o Projeto SECURIS, apresentado por Pedro Matos Costa, Tiago Filipe Domingues Simões, Luís Eduardo Gamito Zenha-Rela é o grande vencedor da segunda edição do Concurso de Empreendedorismo Turístico | Prémio José Manuel Alves.

Na segunda posição do concurso foi distinguido o projeto Invisiwall, dos promotores Rui Nuno Castro, Ivo Pimentel, João Diogo Ramos, Eduardo Esteves e Simon Punter e no terceiro lugar ficou o projeto Mondego Art Valley, proposto por Catharina Sligting.

O Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016, que teve a participação de 56 ideias de negócio, destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, sendo atribuído ao vencedor o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

Apoio ao Investimento Turístico no Leiria Centro Exportador

A equipa de Apoio ao Investimento Turístico da Turismo Centro de Portugal vai estar no Leiria Centro Exportador, evento que terá lugar na próxima sexta-feira, 17 de março, no Mercado de Sant'ana. Este evento, que é organizado pela AAPI - Associação de Ação para a Internacionalização conta com a presença de representantes de cerca de 20 Câmaras de Comércio e diversas empresas e entidades ligadas à internacionalização da economia, contando ainda com a realização de diversos workshops temáticos. Caso pretenda reunir com a equipa de  Apoio ao Investimento Turístico da TCP, durante a próxima sexta-feira, no stand 24, envie-nos um e-mail para anabela.ribeiro@turismodocentro.pt para agendar uma reunião.

8 de março de 2017

Apoio ao Investimento Turístico na BTL 2017




O Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico estará entre os dias 15 (quarta-feira) e 18 de março (sábado) na BTL no stand da Turismo Centro de Portugal, com um técnico em permanência disponível para reunir com os nossos empresários. Para agendar reunião, por favor entre em contacto com Viriato Dias, contactável através do número 925 402 692 ou do e-mail viriato.dias@turismodocentro.pt

7 de março de 2017

SPIN + | inscrições até 10 de março


O SPIN+, uma iniciativa da RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, pretende ser uma experiência de definição e validação de modelos de negócio que valoriza o conhecimento de base tecnológica e a sua orientação para o mercado e estimula a criatividade e a colaboração em Rede.

O SPIN+ decorrerá durante seis meses, prevendo a realização de 14 sessões de trabalho, com 7 horas cada, que irão focar temas que ajudarão as equipas a desenvolver a sua ideia de negócio, em todas as fases do projecto.

As inscrições devem ser formalizadas até dia 10 de março para o email: acelerador.rierc@cec.org.pt

Mais informações: CEC

6 de março de 2017

8 março | Coimbra | V Jornadas de Empreendedorismo Turístico


A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra vai organizar as V Jornadas de Empreendedorismo Turístico - Encontra o teu Negócio, no próximo dia 8 de março, entre as 09:00 e as 17:00. O programa da sessão inclui a participação do Dr. Sérgio Guerreiro, responsável pela Estratégia de Empreendedorismo e Inovação no Turismo de Portugal, a apresentação de boas práticas desenvolvidas no sector do Turismo e um concurso de ideias, que decorrerá durante a tarde.

A sessão decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com participação gratuita, devendo a inscrição ser formalizada no formulário disponível neste link.

2 de março de 2017

Concursos TCP | Tese de Doutoramento | Maria Gorete Ferreira Dinis

Indicadores do Comportamento Online e Tendências da Procura Turística: As ferramentas Google Trends e Google Analytics


Abstract


O trabalho de investigação tem como objetivo mostrar a capacidade das ferramentas Google Trends (GT) e Google Analytics (GA) para fornecerem indicadores, quase em tempo real, sobre os interesses e comportamentos online coletivos, com base nas pesquisas realizadas no Google e nos movimentos dos visitantes nos sites, respetivamente. Para tal, iniciou-se a investigação com uma revisão da literatura e análise de dados secundários que permitiu: conhecer as políticas, indicadores e estatísticas oficiais do turismo, a utilização da Internet e as potencialidades da web analytics, principalmente do GT e GA para os agentes do turismo, bem como as determinantes, modelos e tendências da procura turística. O estudo empírico centrou-se na análise dos dados primários obtidos com as ferramentas e na relação dos dados online com os dados oficiais publicados sobre o turismo, focando-se a análise no território nacional e regiões. Os resultados obtidos mostram que o padrão de comportamento e interesses dos indivíduos que pesquisam no Google a partir do território nacional sobre os subsetores do turismo, recursos e destinos turísticos é muito similar ao verificado na realidade, e do cruzamento dos dados das pesquisas online sobre alojamento com as dormidas nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal constatou-se que existe uma forte correlação entre os dados, com um desfasamento temporal que varia com o local de acesso à Internet do individuo. Além disso, demonstrou-se a capacidade dos dados do GT como indicador avançado da procura turística em Portugal, e desenvolveram-se novos indicadores para medir o interesse online interno e externo pelo turismo em Portugal e suas regiões. Adicionalmente, foram analisados os dados obtidos através da ferramenta GA referentes ao site do turismo do Alentejo, demonstrando-se que estes fornecem informação útil para compreender o comportamento e perfil do visitante ao nível de um destino turístico regional. A tese contribuiu para mostrar o potencial da Internet como fonte de dados, e a possibilidade de utilização desses dados para obter conhecimento na área do turismo e prever com melhor precisão a procura turística de Portugal, antes da publicação oficial da informação estatística sobre o setor. 

Palavras Chave: Indicadores, Google Analytics, Google Trends, Procura Turística, Portugal

Concursos TCP | Empreendedorismo Finalista | Eco Friendland


Friendland, é um novo conceito turístico ecológico a ser implementado na região Centro do nosso país. Perguntaremos aos nossos futuros hóspedes: já se imaginou numa eco house com um estilo, design e arquitectura completamente diferentes? Parece um sonho distante, mas não é. O nosso projecto vai criar uma nova realidade.

Friendland é um conceito completamente inovador, que conseguirá captar turistas estrangeiros numa zona muito pouco desenvolvida turisticamente. Com um alto índice de rendimento, este projecto foca-se no bem estar dos turistas e a vitalidade da empresa.

No que diz respeito ao público alvo, Friendland é um projecto tão abrangente como o seu próprio conceito, sendo que qualquer turista se sentirá completamente livre, independentemente da sua condição física ou grau de mobilidade.

1 de março de 2017

Concursos TCP | Tese de Doutoramento | Joana Inês Silva de Lima

Turismo em família: a importância do Turismo para famílias economicamente carenciadas

Abstract

Tourism offers opportunities to explore new environments, generating benefits to tourists. One of these benefits is the opportunity to participate in a dimension of the modern society involving contact with other dimensions of this society, with potential for increasing social inclusion. Also, although considered an activity that should be accessible “for all”, nowadays low income is one of the constraints that make tourism inaccessible for many groups in society. Conversely, the study of these effects and constraints have been relatively neglected, particularly if considering the context of family tourism. 

This thesis aims to extend the knowledge about the effects of family tourism, in general, and, in particular, for economically disadvantaged families, contributing to find more effective and innovative ways of combating poverty and social exclusion, highlighting the role of tourism as social innovation action. 

Considering the central purpose of this research and the methodologies adopted by previous studies it was decided to adopt a mixed methodology, allowing the complementation of the quantitative analysis with a qualitative analysis. 

The empirical study analysed the Portuguese reality and was divided into three distinct and complementary parts: the first part the leisure and tourism expenditure patterns of the Portuguese families were analysed, comparing the low-income households with the other households; the second part comprised the analysis of the effects of family tourism and the constraints felt by a sample of families of the Centro region; and in the third part, the tourism activity of a sample of economically disadvantaged families was analysed. 

The results show that family tourism has important effects for individuals and families, and that these effects are distinguished according to factors such as motivations and the experiences lived during the tourist practice. Results also show that these effects vary its intensity according to the socioeconomic characteristics of the families. Also, financial constraints appear as the most important type of constraint to family tourism for the surveyed families. This analysis culminates in a set of practical recommendations and implications regarding the importance of tourism for economically disadvantaged families. Guidelines for designing or improving social tourism programs for families are identified. 

Keywords: Family tourism; social tourism; economically disadvantaged families; effects of tourism; tourism constraints; tourism expenditure patterns; determinants of the tourism effects; Portugal.

Concursos TCP | Tese de Doutoramento | Dulcineia Basílio Ramos

O planeamento em turismo e as redes no desenvolvimento local - O caso da região Oeste

Abstract

O paradigma do planeamento em turismo toma contornos cada vez mais importantes na esfera local. As estratégias de turismo implicam relações com a gestão do território e com fenómenos do desenvolvimento da economia e do bem-estar. 

As questões supramunicipais de planeamento apontam para uma tendência de gestão do território cada vez mais holística e integrada que permita o desenvolvimento económico, a preservação da natureza e o aumento do índice de qualidade de vida das populações locais. 

Constata-se que a organização em redes de colaboração pode ser uma solução com benefícios para todos os stakeholders, já que estas estimulam a aprendizagem interorganizacional, induzem um sentido de comunidade e permitem a concretização de objetivos comuns e participados. 

Pretende-se investigar nesta tese a importância estratégica das redes para a estruturação do planeamento do turismo ao nível local, tendo em vista a implementação de formas de desenvolvimento turístico urbano sustentável. Será apresentado um estudo de caso referente a uma Nomenclatura de Unidades Territorial (NUT) III – a região Oeste. São abordados diversos temas, tais como: as tendências de planeamento e as formas de governância; as inter-relações entre as políticas locais e europeias e os princípios de sustentabilidade presentes nestas; e qual o contributo que as redes podem deter para o desenvolvimento do turismo sustentável. 

Os resultados obtidos apresentam um diagnóstico da região em estudo e comprovam uma alteração progressiva no modo de fazer planeamento local numa forma mais holística e participada. 

Esta colaboração é concretizada essencialmente de duas maneiras, ou recorrendo à constituição de parcerias público-privadas, ou através da construção de redes formais ou informais. Portanto, esta tese pode tornar-se numa ferramenta para o melhoramento dos processos de planeamento em turismo com vista ao desenvolvimento local. 

Palavras-chave: planeamento em turismo, redes, desenvolvimento local, sustentabilidade, NUT III -Oeste

Concursos TCP | Empreendedorismo Finalista | Terras de Mondalva® - Turismo de Experiências


Terras de Mondalva® - Turismo de Experiências é um projeto empresarial turístico multissetorial de gestão e integração sustentável de elementos paisagísticos naturais, históricos, culturais e patrimoniais com vista à valorização económica, social, ecológica e cultural do território compreendido entre os rios Mondego e Alva.

Prevê unidades de alojamento (casas tradicionais em xisto) estando em projeto e com data prevista de conclusão para 2019, um espaço de receção e alojamentos upscale, um equipamento comum multifuncional / restauração e bebidas / apoio balnear e a (re)construção de equipamento para apoio à prática da pesca - “Academia de Pesca”, para além de uma piscina biológica. 

Terras de Mondalva® pretende oferecer igualmente um conjunto de produtos turísticos completo (alojamento + atividades + alimentação), adequado e feito à medida do turista.

Desta forma, pretende-se explorar os seguintes segmentos/subprodutos:

- Pomar de Medronhal (Strawberry Tree Farm) vs Medronhal silvestre melhorado: ambiência rural em cultura mediterrânica diferenciada; 
- Foodie Radical: - colheita de medronhos em Out-Dez e fabricação artesanal de medronhada, geleia, compota, aguardente e licor, mel, vinagre de medronho e outros produtos à base de medronho;
- Colheita de milho e moagem na “Casa da Roda” ou num dos inúmeros moinhos de vento (Rota dos Moinhos de Vento) para a fabricação da farinha e posterior cozedura da broa no forno a lenha;
- Colheita do linho e contacto com as técnicas tradicionais de fiar;
- Passeio “à vara” no Barco do Lavrador ou do Trabalhador;
- Pesca sem morte e flyfishing;
- Pesca (Fishing Farm): pesca lúdica, desportiva e academia de pesca; 
- Rede de percursos - PR3-PCV – Rota do Alva - que abrange grande parte da área de implementação do projeto, passando por algumas das suas propriedades;
- Agrofitness®: prática de exercício decorrente do trabalho no meio rural, com vários níveis de intervenção (Acessível, Radical, etc.);
- Ecofitness: prática de exercício decorrente do trabalho de conservação da natureza;
- Ilha do Tesouro (Gold Island): prática da caça ao ouro numa ilha fluvial temática (o rio Alva é um dos rio mais auríferos do país);
- Turismo do Imaginário que se refere à descoberta do território através de narrativas moldadas pela cultura material e imaterial das comunidades locais, envolvendo-as, de uma forma voluntária, em que se desenvolve diversas atividades como redes de trilhos pedestres, seminários, eventos, teatros de rua, workshops, etc.; 
- Extensão do city break por cross-selling (Terras de Mondalva® é hinterland de Coimbra, Viseu, Aveiro).