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28 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Tese de Doutoramento | George Manuel de Almeida Ramos

Inovação Institucional, Turismo e Desenvolvimento em Territórios de Baixa Densidade - O caso do Geopark Naturtejo

Abstract

As discussões e iniciativas à volta da inovação têm sido acompanhadas por uma crescente literatura que apresenta e estuda abordagens ao produto, ao serviço, ao processo, ao modelo de negócio, à própria gestão. Apesar de úteis, aquelas discussões e iniciativas podem acabar por falhar uma oportunidade relevante, subexplorada e cada vez mais relevante - a inovação institucional. 

A possibilidade de rever o estado da arte da atuação das instituições e desenvolvendo a arquitetura relacional dentro e entre instituições, reavaliando os trade-offs entre elas é o ponto de partida do trabalho apresentado, prestando a atenção devida ao conhecimento, à aprendizagem, à criatividade, ao funcionamento em rede e ao território. Percebendo a importância deste tipo de inovação, este trabalho pretende analisar a contribuição de inovação institucional para o desenvolvimento das atividades turísticas em territórios de baixa densidade, focando o papel desempenhado pelos geoparques. Para atingir este desiderato, a perceção das dinâmicas no Turismo, do lado da oferta e do lado da procura, são fundamentais no sentido de posicionar o caso de estudo - o Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional, Portugal – no âmbito daquelas dinâmicas. 

As conclusões retiradas evidenciam (ainda) alguma articulação precária entre os atores regionais e um grande nível de dependência face aos poderes públicos, limitando o impacto que a instituição Geoparque Naturtejo produz no território. É possível ainda referir um subaproveitamento das potencialidades existentes na região, seja ao nível dos atores, seja ao nível da oferta. A capacidade do Geoparque em estabelecer o ‘seu’ território é inegável; o reconhecimento desse território por parte da comunidade em geral (residentes, empresas, turistas) é, no entanto, algo que exige um esforço maior pela gestão da instituição. 

Palavras-Chave: Desenvolvimento; Territórios de Baixa Densidade; Turismo; Inovação; Geoparques.

Concursos TCP | Tese de Doutoramento | Carlos Alberto Figueiredo da Costa

Turismo na Serra da Estrela - Impactos, transformações recentes e caminhos para o futuro

Abstract

A Serra da Estrela, assim como o seu território envolvente, tem apresentado profundas transformações económicas e sociais ao longo das últimas décadas, sobretudo a partir do último quartel do século XX. À emergência da atividade industrial ligada ao setor têxtil seguiu-se um período de depressão profunda, materializado num processo de falência em massa das indústrias ligadas ao setor, desemprego e movimentos demográficos de abandono do território.

A atividade do turismo apresenta-se, hoje, por todo o mundo, como uma atividade em franco crescimento, capaz de gerar fluxos económicos significativos e novas oportunidades de desenvolvimento. Portugal e a região da Serra da Estrela, no contexto de uma economia aberta e globalizada, não se encontram à margem deste fenómeno. O turismo, enquanto atividade económica, funciona como um agente indutor de desenvolvimento, sobretudo em regiões onde o tecido económico e produtivo se apresenta pouco competitivo, pelo investimento em infraestruturas, empregos gerados e fixação das pessoas ao território. Assim, sustentados nesta realidade, decidimos avançar com um estudo sobre os efeitos ponderosos que a atividade do turismo apresenta, quando associada ao exercício da atividade do planeamento, no contexto do território supra referido. Nesse sentido, para além de colocar em evidência o potencial turístico intrínseco à região da Serra da Estrela, designadamente a partir dos seus recursos mais atrativos, a investigação que aqui se apresenta pretende dar resposta à questão central, que reside no impacto que o planeamento e uma correta gestão dos recursos turísticos podem ter no processo de transformação económica e social da região.

Foi estruturado um modelo de investigação de acordo com os cânones da investigação científica, onde a técnica Delphi assumiu preponderante importância, tendo-se constituído, para esse efeito, um painel de especialistas convidados que, direta ou indiretamente, se encontram ligados à atividade do turismo no território em análise. Do estudo resultou a identificação dos recursos mais atrativos, transformações ocorridas, produtos e medidas estratégicas de intervenção a desenvolver no território da Serra da Estrela e respetiva gestão enquanto destino turístico.

Palavras-chave: Recursos turísticos; Potencial turístico; Turismo da natureza; Planeamento estratégico e sectorial; Gestão de Destinos.

Concursos TCP | Empreendedorismo Finalista | Mondego Art Valley


O projecto Mondego Art Valley compreende um conceito total: uma quinta rural de 22 ha, com animais, agricultura biodinâmica, restauração com recurso a horta própria, ambiente ecológico, alojamento para turistas, salas de estar, ateliers, teatro ao ar livre, terraços, e uma equipa jovem e dinâmica e suporte de empreendedores com muita experiência em todo o mundo.

Na quinta com agricultura biodinâmica queremos iniciar uma Residência de Artes, incluindo alojamento para, no máximo, 20 pessoas, que participem em actividades (workshops, summerschool, training) criativas, também usada pelos artistas individuais ou grupos de teatro, música e dança. Para além do edifício multiusos (teatro, música, dança, formação,), e inserido na paisagem natural, pretende-se implementar um conjunto de ofertas como esculturas, pavilhão de poesia, quiosque de ciências da natureza, biopiscina e estrutura esférica de estrela. Prevê-se o desenvolvimento de programação durante todo o ano, com actividades relacionadas com a arte e a natureza, e a realização de um festival anual de arte no verão.

27 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | Patrícia Alexandra Oliveira Pinto

O papel do marketing territorial no desenvolvimento das cidades inteligentes: o caso da cidade de Viseu

Abstract

O estudo pretende analisar o papel do marketing territorial no desenvolvimento das cidades inteligentes, analisando a aplicabilidade do primeiro na definição de estratégias inteligentes. Viseu é a cidade em estudo, para a qual se procura apresentar um conjunto de eixos de desenvolvimento estratégico que possam contribuir para um plano estruturado e sustentado, que tenha como objetivo implementar práticas inteligentes, inclusivas e participativas na cidade, segundo diretrizes identificadas pelas análises de marketing. 

Para o efeito, efetuada uma abordagem metodológica qualitativa a um estudo exploratório e descritivo, no qual se aplicaram entrevistas semiestruturadas a atores estratégicos da cidade. Pode-se considerar que as estratégias inteligentes a implementar devem ser articuladas com os resultados obtidos em análises conclusivas de marketing, a fim de, numa visão global, serem identificadas necessidades, obstáculos, desejos e ambições dos diferentes públicos da cidade. 

Desta forma, pode ser planeado um conjunto de estratégias inteligentes a implementar a médio e longo prazo, desenvolvendo um projeto sustentável e eficiente. Os esforços devem ser centralizados nas pessoas, na sua qualidade de vida e felicidade. As medidas definidas devem ter como prioridade uma resposta imediata aos diferentes públicos da cidade. Será sobre este paradigma que devem ser aplicadas ferramentas tecnológicas, capazes de servir as pessoas enquanto instrumentos facilitadores dos processos e enquanto soluções integradas e coesas, resultando por fim numa cidade inteligente, numa cidade sustentada, eficiente, integrada, inclusiva, colaborativa e dinâmica. 

Palavras-chave: cidades inteligentes, marketing territorial, Viseu

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | Marta Gil da Silva Araújo

Comportamentos do consumidor e a relação com o Turismo Criativo: requalificação das regiões Centro Interior de Portugal

Abstract

O país tem sofrido grandes mudanças sociodemográficas e apresenta-se com duas realidades distintas, se por um lado as grandes metrópoles e centros urbanos litorais, continuam a ser dos mais procurados, quer interna (movimentos populacionais migratórios), quer externamente (p.e. Lisboa e Porto são atualmente um dos destinos turísticos mais procurados e estão na moda), as regiões do interior estão cada vez mais esquecidas. 

Por outro lado, o consumidor é um ser em constante mudança. Cada vez mais, as pessoas revelam estar preocupadas com a sustentabilidade económica, social e ambiental influenciando a sua decisão de compra e sua forma de estar perante a sociedade e as marcas. O consumidor de hoje não é o mesmo consumidor de há 30 anos atrás. A evolução tecnológica, o desenvolvimento da economia e da sociedade ajudaram a moldar um novo tipo de consumidor, com novos comportamentos de consumo e novos estilos de vida. 

Por fim, o Turismo que é um dos maiores sectores da economia portuguesa e mundial! Segundo dados da WTTC (2016b), durante o ano de 2015, este sector gerou 7,2 biliões de dólares americanos e 284 milhões de empregos à escala mundial, representando 9,8% do PIB mundial e 1 em cada 11 empregos respectivamente. O mesmo organismo prevê que, para o ano de 2016 o seu contributo para o PIB mundial cresça em 3,3%. 

Na convergência destes três elementos reside a essência da temática que esta dissertação pretende explorar. 

Palavras-chave: Turismo Criativo, Comportamento do turista, Experiências Criativas, Turista Criativo, Marketing do Turismo

Concursos TCP | Empreendedorismo Finalista | Aquaconsult


Pretende-se criar um serviço centrado na optimização dos diferentes usos da água, com um equipamento de fácil montagem que monitoriza e envia a informação para servidor. A filosofia de integração do sistema de abastecimento de água da instalação considera a gestão da água em todas as áreas com as quais se possam incrementar sinergias. A gestão integrada permitirá ter uma visão global no que concerne à eficiência hídrica e energética.

O sistema terá a capacidade de reconhecer os consumos anómalos e criar alertas para os utilizadores. A fiabilidade do equipamento será o elemento diferenciador. O sistema será um guia orientador para a implementação de boas práticas.

As empresas alvo do sistema poderão obter elevados padrões de eficiência e de racionalidade no uso da água nos diferentes usos. Investir numa consciencialização do utilizador para a mudança de uma cultura do desperdício para a consciencialização do uso racional da água.

24 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | Marta do Céu Rodrigues Francisco

Análise Comparativa entre o Sistema Europeu de Indicadores de Turismo para Destinos Sustentáveis e a Carta Europeia de Turismo Sustentável

Abstract

O turismo tornou-se um tema de primordial importância, na medida em que é considerado um dos impulsionadores da economia mundial. Por outro lado, pode provocar impactes na comunidade, no património cultural e no ambiente. 

Os instrumentos de gestão da sustentabilidade de destinos turísticos surgem, neste sentido, como elementos fundamentais que permitem efetuar o acompanhamento da evolução da sustentabilidade em destinos turísticos. 

Neste contexto, a monitorização de variáveis económicas, sociais, culturais e ambientais em destinos turísticos e, em particular, em áreas protegidas e classificadas, revela-se crucial para assegurar uma melhor gestão de sustentabilidade. 

O presente estudo visa comparar o Sistema Europeu de Indicadores de Turismo (ETIS) para Destinos Sustentáveis e a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), de forma a identificar o conjunto de indicadores de monitorização da sustentabilidade que podem ser aplicados a destinos de Turismo de Natureza e galardoados com a CETS, em concreto no território CETS do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). 

A comparação mostra que os indicadores do ETIS se encontram associados às questões e princípios da CETS. Não obstante, as temáticas segurança e saúde, igualdade do género, alterações climáticas e poluição luminosa não se encontram explícitas na CETS. No geral, os indicadores do ETIS não se encontram ilustrados, qualitativa ou quantitativamente, nas questões da CETS. A recolha de dados, para o território CETS do PNPG, não se evidencia exequível e expedita para a maior parte dos indicadores. Contudo, com a implementação do Plano de Ação do PNPG, estima-se que seja possível recolher uma percentagem elevada de informação através das ações previstas no documento referido. 

Com base nas caraterísticas do território, designadamente por se encontrar inserido numa área protegida (PNPG) e classificada (Rede Natura 2000, Reserva da Biosfera), constata-se que é pertinente a integração de grande parte dos indicadores do ETIS na CETS. Esta constatação está de acordo com o esperado, na medida em que a monitorização da sustentabilidade depende de fatores económicos, sociais, culturais e ambientais e de informação adicional relacionada com a perceção das partes interessadas (residentes, visitantes, empresas e entidades diversas). 

Palavras-Chave: Turismo Sustentável, Destinos Sustentáveis, ETIS, CETS, Turismo de Natureza.

Concursos TCP | Empreendedorismo Finalista | Turismo para Todos!


O projeto Turismo para Todos tem o intuito de criar acessibilidade para qualquer cidadão. Quebrar barreiras, arquitectónicas e comunicativas e mostrar que o Turismo é de facto para todos. Valorizando a inclusão no trabalho queremos dar preferência a pessoas com algum tipo de limitação para integração da equipa de trabalho.

A equipa terá formação em diferentes áreas específicas necessárias para a criação de um serviço e produto inclusivo e de qualidade. O objetivo é a criação de uma agência de viagens com um espaço e atendimento acessível. A par com o espaço físico é nosso objetivo a criação de uma aplicação móvel informativa para acesso a conteúdos informativos acessíveis. Assim, uma pessoa surda ou cega por exemplo, poderá consultar informação através de formatos que lhe sejam viáveis e que lhes permitam planear uma viagem sem qualquer limitação e barreira comunicativa.

Nessa mesma aplicação é pretendido dar a conhecer ao cliente qual o produto acessível já existente a nível nacional e europeu. Um projeto diferente onde o objetivo principal é inovar para informar e integrar.

23 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Empreendedorismo Finalista | Ecomuseu do Arroz



Enquanto instrumento de desenvolvimento, de valorização e preservação da actividade ligada à produção de arroz no Baixo Mondego, terá residência num espaço físico com exposição de todo o património ligado à actividade e visitas no território permitindo-se uma comunicação interactiva com os produtores e suas actividades. Este projecto de Ecomuseu parte de dois conceitos-metodológicos fundamentais:

“Museu do Tempo” que se localizará num conjunto de edifícios específicos, implantados em Montemor-o-Velho, que terão uma relação directa com a história desta comunidade e dos territórios envolvidos na produção de arroz.

Haverá neste local artefactos e informações que contem e mostrem a história da formação do solo destes territórios até ao ecossistema, das culturas que ali habitaram e as contribuições que tiveram para o ambiente e arquitecturas existentes, fazendo com que a comunidade, que vive e trabalha nestes territórios se sinta valorizada e representada.

“Museu do espaço” que serão os circuitos onde o visitante poderá ver o que lhe foi apresentado no Museu do Tempo, onde verá os processos, as formações geológicas, além de observar a fauna, a flora e as tradições locais.

Um componente deste Ecomuseu é a interpretação deste local como um “laboratório” na medida em que contribui para o estudo histórico e contemporâneo da comunidade e favorece a formação de especialistas de campos como arqueologia, história, sociologia, geologia e biologia, em colaboração com organizações externas de investigação; como um “conservatório” na medida em que ajuda a preservação e a valorização do património natural e cultural da comunidade; e uma “escola” como local que estuda e protege a comunidade, ajudando-a a compreender melhor os problemas do seu próprio futuro.


22 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | André Inácio Teixeira Pedrosa

Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica

Abstract

A bicicleta é um modo de transporte importante e com uma longa tradição na Região de Aveiro, e tem sido uma das apostas das entidades locais ao longo dos anos. No entanto, apesar da existência de um conjunto significativo de vias cicláveis na região, deteta-se ainda a falta de iniciativas relacionadas com o turismo ciclável à escala supramunicipal. Neste sentido, é importante a definição de percursos turísticos cicláveis intermunicipais para esta Região, sendo o principal objetivo deste projeto a sua identificação. 

Para isso, foi efetuada uma revisão da literatura acerca do turismo ciclável e dos sistemas de informação geográfica, assim como foi feita uma caracterização geral da Região de Aveiro. 

Em termos metodológicos, numa primeira fase foram definidos os pontos de interesse a incluir em cada um dos percursos, tendo em consideração os instrumentos de gestão territorial e a estratégia de cada um dos municípios da Região de Aveiro. Para definir o trajeto ideal através dos pontos de interesse selecionados recorreu-se aos sistemas de informação geográfica. Para tal, foram utilizados critérios que influenciam a experiência do turista ciclável, como o comprimento, o declive, o limite de velocidade e a capacidade da via, assim como a paisagem e a distância às zonas industriais. Nesse processo foi utilizada a extensão Network Analyst do software ArcGIS. 

O resultado são dez percursos curtos, seis médios e quatro longos, que permitem aos vários segmentos de mercado visitar os pontos de interesse e conhecer a Região de Aveiro de uma forma sustentável, em termos económicos, sociais e ambientais. 

Os percursos cicláveis definidos podem ser aproveitados pela CIRA na promoção da bicicleta e do turismo na região. Além disso, o trabalho desenvolvido pode ser utilizado no planeamento da mobilidade ciclável nos municípios na Região de Aveiro, e, ainda, reproduzido noutros territórios interessados nestas questões. As entidades privadas beneficiam com a promoção do seu território ou com a possibilidade de explorar este serviço. 

Palavras-chave:
Percursos cicláveis; Turismo ciclável; Turismo; Sistemas de informação geográfica; Região de Aveiro;

Concursos TCP | Empreendedorismo Finalista | Invisiwall


Desde sempre o Homem sentiu uma necessidade de marcar a sua presença de forma simbólica nos lugares por onde passou. Fossem marcas coletivas ou mais pessoais, o Homem sempre o fez e continuará a fazer em todos os lugares por onde passa. Isso é visível nas pinturas rupestres da pré-história, nos marcos deixados nos lugares mais recônditos e inóspitos. Quando colocou o pé na Lua, o Homem, mais uma vez deixou uma marca na esperança de que um dia ela diga alguma coisa a alguém.

Esta necessidade começa cedo. Os jovens do mundo inteiro deixam grafitis urbanos, rabiscam o mobiliário das escolas e hotéis por onde passam e quando mais velhos gostam de deixar a sua marca num memorial de homenagem, num monumento, num lugar simbólico, no seu restaurante favorito ou mesmo na passadeira da fama em Hollywood. Este comportamento está tão enraizado na Humanidade que, mais do que uma informação, pretende-se cumprir quase uma cerimónia ritual que perpetue a nossa presença num determinado local.

A Invisiwall pretende dar resposta a esta necessidade instintiva que o Homem sente.

De forma virtual, através de uma tecnologia mobile centric e recurso a realidade virtual, cada utilizador poderá deixar numa determinado local os elementos que entender. Um texto, um desenho, uma foto, uma flor ou uma vela agarrada a uma coordenada para ser vista por aqueles que partilhem o mesmo lugar.

Apesar de um cariz marcadamente global, este projeto tem uma forte componente de promoção turística e de preservação do património. Numa lógica de prova de conceito será sempre, numa primeira fase, desenvolvido e aplicado a Portugal e aos seus infindáveis recursos turísticos e patrimoniais.

Trata-se de um projeto que dará origem a uma nova empresa, é desde a sua génese constituído por uma equipa multidisciplinar, experiente e com elementos nacionais e internacionais.

Website: www.getinvisiwall.com
Facebook: www.facebook.com/getinvisiwall
Instagram: www.instagram.com/invisiwall
LinkedIn: www.linkedin.com/company-beta/15234180

21 de fevereiro de 2017

24 fevereiro | Apresentação do Cantanhede Empreende

A AEC - Associação Empresarial de Cantanhede está a organizar uma sessão de apresentação de um novo projecto denominado – CANTANHEDE EMPREENDE, que decorrerá no dia 24 de Fevereiro, pelas 14:30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

O projecto tem como objectivos apoiar o nascimento de novas empresas e novos empreendedores, fomentar a inovação, o empreendedorismo e o espírito empresarial e promover a mudança cultural a favor do espírito de iniciativa, do estímulo à criatividade e detecção de novas oportunidades.

São destinatários deste projecto jovens e adultos com espírito empreendedor e com uma ideia ou projeto de criação de empresa. São as seguintes as actividades em que a AEC apoiará o futuro empreendedor:

- Ajuda no autodiagnóstico à viabilidade económica da ideia de negócio, elaboração plano negócios.

- Disponibilização de consultório de empreendedorismo, para ajuda constante aos futuros empreendedores.

- Prémio empreendedor no valor de 5.000€ ao melhor projeto

A participação nesta sessão é gratuita, estando apenas sujeita à inscrição em https://goo.gl/forms/sm2Ckgnjpygjp4AE2

Concursos TCP | Tese de Mestrado Finalista | Tiago José Rodrigues Lopes

Destination readiness to the needs and demands of Millennials: Centro de Portugal Case Study 

Abstract

Tourism is increasingly basing its activity in creating unique and authentic experiences, where the tourist seeks to fulfil their expectations and create memories that make the whole trip been a wise decision. The research made in this field of study lacks of a structure that explains the experience as a constant interaction between the tourist, the destination and the experience itself.

The present dissertation seeks to address this problem through a study about a generation that seeks more and more experiences in their travels: the millennials. This cohort is considered a market with huge potential and less volatile than its predecessors. Using Centro de Portugal region as a case study, this research aims to know if the territory studied is prepared to meet the millennials´ needs and demands.

In order to respond to the objective set previously, were conducted interviews to 19 different entities, with preponderance in the region´s tourism industry, both public and private sector, and also taking into account the level of their operation (national, regional, local). These entities´ specificities served as a way to confront the organisations´ answers and analyse what the entities think about the millennials´ general characteristics, the Centro de Portugal´s actual touristic performance and the millennials´ behaviour when visiting or planning to visit the region.

The results show that the entities are prepared to meet the needs and demands of millennials, being capable of an agreement on their main characteristics, mostly of sources of information used and the possible advantages brought by a millennial segmentation. However, the entities should improve their capacity for cooperation and exchange of information, mostly related to understand the millennials ´travel motivations but also any other tourist who visit Centro de Portugal.

Keywords: Tourism, Experience, Tourism Experience, Millennials, Centro de Portugal

Concursos TCP | Empreendedorismo Finalista | Projeto SECURIS


Este projeto visa a construção de uma aplicação móvel que contribuirá para a segurança do turista através da utilização de um guia virtual que assinala zonas desaconselháveis, a vibração do telemóvel para alertar o turista que está a entrar numa zona menos segura, tipos de riscos por área, os recursos e as formas de os mitigar, permitindo ainda um botão de “pânico” para chamar as forças de segurança. A plataforma incluirá ainda recomendações várias de educação para segurança. 

Este produto é um contributo inovador a nível tecnológico e de design gráfico, que apresenta de forma apelativa, simples e fácil de utilizar, os dados de segurança de um destino aos turistas bastando para tal um smartphone Android com ligação à internet. Esta plataforma multilingue utilizará tecnologia de georreferenciação, através do recetor GPS do telemóvel.

20 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Anúncio do Júri Final


Na sequência da definição dos finalistas do Concurso de Empreendedorismo Turístico | Prémio José Manuel Alves e dos Concursos de Teses Académicas, informamos que as candidaturas já foram enviadas ao cuidado do Júri Final nomeado pela TCP , que deverá pronunciar-se sobre a valia das candidaturas até final do mês de fevereiro, nos termos definidos nos respectivos regulamentos.

Temos o prazer de anunciar os nomes dos júris que, amavelmente, aceitaram o nosso convite:

Concurso de Empreendedorismo Turístico | Prémio José Manuel Alves

Nuno Fazenda, Turismo de Portugal

Miguel Barbosa, Portugal Ventures

Miguel Mendes, Turismo de Portugal


Concursos de Teses Académicas | Mestrado e Doutoramento

Sérgio Guerreiro, Turismo de Portugal

Carlos Martins, Opium

António Martins, CCDR Centro

16 de fevereiro de 2017

9,74% de crescimento nas dormidas em hotelaria em 2016 no Centro de Portugal | Proveitos sobem 13,65%

De acordo com os últimos dados publicados ontem pelo INE, a hotelaria do Centro de Portugal, em dezembro de 2016, registou um crescimento nas dormidas de 12,78% face a dezembro do ano anterior, um valor que teve um maior impulso por parte das dormidas de turistas estrangeiros (crescimento de 18,78%), associado a um crescimento relevante nos proveitos (17,57%).















Contudo, a informação mais relevante destes dados, ainda preliminares, são os que permitem fazer uma primeira análise das dormidas (apenas) em hotelaria no Centro de Portugal, que apontam para um crescimento de 9,74% nas dormidas (com destaque evidente para o aumento das dormidas de estrangeiros de 12,29%) e um aumento de 13,65% nos proveitos.




15 de fevereiro de 2017

Concursos TCP - Finalistas nomeados


Estão definidos os finalistas do Concurso de Empreendedorismo Turístico | Prémio José Manuel Alves e do 1.º Concurso de Teses Académicas. Os projectos e teses seleccionados serão agora alvo de uma avaliação por parte do Júri Final, de acordo com os critérios definidos nos regulamentos, estimando-se que a decisão final seja comunicada até ao final do mês de Fevereiro.

Finalistas do Prémio José Manuel Alves - Concurso de Empreendedorismo Turístico: 

Finalista: Eco FriendLand 
Promotor: Denis Gachter

Finalista: AQUACONSULT 
Promotor: Luís Martins

Finalista: Invisiwall 
Promotores: Rui Nuno Castro, Ivo Pimentel, João Diogo Ramos, Eduardo Esteves e Simon Punter

Finalista: Turismo para Todos! 
Promotores: Marisa Maganinho e André Taipina

Finalista: Mondego Art Valley 
Promotor: Catharina Sligting

Finalista: Terras de Mondalva®, Turismo de Experiências 
Promotores: Constança Maria Flórido da Costa e Carlos Fonseca

Finalista: Ecomuseu do Arroz 
Promotor: Vítor Espírito Santo

Finalista: Projeto SECURIS 
Promotores: Pedro Matos Costa, Tiago Filipe Domingues Simões, Luís Eduardo Gamito Zenha-Rela

Finalistas do Concurso de Teses Académicas – Mestrado:

Finalista: Tiago José Rodrigues Lopes 
Tese: Destination readiness to the needs and demands of millennials: Centro de Portugal case study

Finalista: André Inácio Teixeira Pedrosa 
Tese: Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica

Finalista: Marta Gil da Silva Araújo 
Tese: Comportamentos do consumidor e a relação com o Turismo Criativo: requalificação das regiões Centro Interior de Portugal

Finalista: Patrícia Alexandra Oliveira Pinto 
Tese: O papel do marketing territorial no desenvolvimento das cidades inteligentes - o caso da cidade de Viseu

Finalista: Marta do Céu Rodrigues Francisco 
Tese: Análise Comparativa entre o Sistema Europeu de Indicadores de Turismo para Destinos Sustentáveis e a Carta Europeia de Turismo Sustentável

Finalistas do Concurso de Teses Académicas – Doutoramento:

Finalista: Maria Gorete Ferreira Dinis 
Tese: Indicadores do comportamento online e tendências da procura turística: as ferramentas Google Trends e Google Analytics

Finalista: George Manuel de Almeida Ramos 
Tese: Inovação Institucional, Turismo e Desenvolvimento em Territórios de Baixa Densidade - O caso do Geopark Naturtejo

Finalista: Dulcineia Basílio Ramos 
Tese: O planeamento em turismo e as redes no desenvolvimento local - O caso da região Oeste

Finalista: Carlos Alberto Figueiredo da Costa 
Tese: Turismo na Serra da Estrela - Impactos, transformações recentes e caminhos para o futuro

Finalista: Joana Inês Silva de Lima 
Tese: Turismo em família: a importância do Turismo para famílias economicamente carenciadas

14 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | Júri Intermédio


Decorrido o prazo para a apresentação de candidaturas e tendo sido ultrapassado o número mínimo de candidaturas de cada tipologia, de acordo com os regulamentos, foi constituído um Júri Intermédio multidisciplinar nomeado pela Turismo Centro de Portugal, composto por Gonçalo Gomes, Viriato Dias, Adriana Rodrigues e Ana Pires Quintais, que definiu os finalistas do Concurso de Empreendedorismo Turístico | Prémio José Manuel Alves, do Concurso de Teses de Mestrado e do Concurso de Teses de Doutoramento.

As decisões sobre os projectos e teses finalistas serão divulgadas ao longo do dia de hoje através da página de Facebook do Apoio ao Investimento Turístico.

8 de fevereiro de 2017

Candidaturas até 31 março | Acreditação de Entidades para Prestação de Serviços de Inovação

Decorre, até 31 de março, o prazo para submissão de candidaturas ao Processo de Acreditação de Entidades para Prestação de Serviços de Inovação - Projeto Simplificado 'Vale Indústria 4.0' (Aviso N.º1/SI/2017).

Através da iniciativa Indústria 4.0, integrada na Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia, o Ministério da Economia pretende gerar condições para o desenvolvimento da indústria e serviços nacionais no novo paradigma da Economia Digital.

7 de fevereiro de 2017

Startup Europe Week em Abrantes e Castelo Branco

Semana Europeia das Startups (empresas em fase de arranque) irá juntar, de 6 a 10 de fevereiro, empreendedores no domínio das Tecnologias em diferentes cidades por toda a Europa. Durante esta semana decorrerão 200 eventos em 40 cidades europeias, incluindo Abrantes e Castelo Branco que organizam Workshops no próximo dia 8.


O objetivo desta Semana e respetivos eventos é informar as Startups sobre o apoio e os recursos disponíveis a nível local, regional e da União Europeia. A Semana Europeia das Startups é um movimento promovido pela Iniciativa Startup Europe da Comissão Europeia.

6 de fevereiro de 2017

Bolsa de Empreendedorismo | 9.ª edição

Estão abertas as candidaturas à nona edição da “Bolsa do Empreendedorismo” e estarão disponíveis até 26 de fevereiro. A Bolsa do Empreendedorismo 2017 tem por objetivo difundir informação sobre as iniciativas da União Europeia para a promoção do investimento, do crescimento e do emprego e proporcionar a potenciais empreendedores oportunidades para desenvolver as suas ideias, projetos ou empresas.

O concurso é composto por três fases, sendo que a primeira, denominada de “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, desafia todos aqueles que possuam uma ideia de negócio a testar a viabilidade do seu projeto. Os finalistas serão recompensados com dois prémios de cinco mil euros e terão oportunidade de frequentar sessões de formação, com acesso a uma rede de contactos de diversos parceiros e informação sobre instrumentos de apoio a nível europeu.

Para os interessados, há várias sessões de esclarecimento sobre o projeto, durante o mês de Fevereiro, salientando-se as que decorram na região cento de Portugal, em Aveiro (dia 8, na Universidade de Aveiro), Coimbra (dia 17, no Instituto Pedro Nunes).

3 de fevereiro de 2017

10 fevereiro | 15:00 | Antiga Igreja do Convento São Francisco | Programa Valorizar

Face ao elevado número de inscritos, a sessão sobre o Programa Valorizar foi alterada para a Antiga Igreja do  Convento São Francisco, em Coimbra, a partir das 15:00, no próximo dia 10 de fevereiro. Esta sessão resulta de uma parceria entre a Turismo Centro de Portugal, o município de Coimbra, o Turismo de Portugal, IP, a CCDR Centro e a Secretaria de Estado do Turismo, e visa a divulgação das linhas de apoio associadas ao Programa Valorizar, com especial destaque para a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, abordando-se igualmente quer a Linha de Apoio ao Turismo Acessível, quer a Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wifi.

As inscrições na sessão são gratuitas, mas apenas serão consideradas se formalizadas através do preenchimento do seguinte formulário:


PROGRAMA:

14:30 Receção dos Participantes

15:00 Abertura
Ana Abrunhosa, Presidente da CCDR Centro
Pedro Machado, Presidente da ERT Centro de Portugal
Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo

15:45 Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior | Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wifi | Linha de Apoio ao Turismo Acessível

Carlos Abade, Administrador do Turismo de Portugal, IP

16:30 Debate

17:00 Encerramento
Manuel Machado, Presidente da CM Coimbra


2 de fevereiro de 2017

D. Dinis Business School lança a 5.ª edição de Gestão para PME


A D. Dinis Business School está a lançar a 5.ª edição da Formação Executiva de Gestão para PME. Trata-se de um programa que já permitiu a dezenas de empresários o desenvolvimento e aquisição de novas ferramentas de gestão, essenciais para os desafios que se colocam às empresas.


O curso reúne um corpo docente de elevada qualidade e um plano de estudos global e equilibrado com metodologias e disciplinas de abordagem orientadas para a realidade empresarial, composto por Francisco Velez Roxo, da Universidade Católica, João Carvalho das Neves e Luis Nazaré, ambos professores catedráticos do ISEG.

Início: 16 de fevereiro | 75 horas

Candidaturas até dia 9 de fevereiro

Mais informações aqui.

A Escola de Negócios de Leiria dinamiza outras 2 formações executivas já no início deste mês de fevereiro.

Controlo de Gestão – 3ª Edição.

Não se gere o que não se consegue medir. Esta formação apresenta ferramentas que permitem controlar, planear e medir o desempenho financeiro e económico das organizações.

Início: 16 de fevereiro | 44 horas

Candidaturas até dia 9 de fevereiro

Mais informações aqui.

Fiscalidade para Empresas – 2ª Edição.

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Início: 10 de fevereiro | Candidaturas até dia 3 de fevereiro | 44 horas

Mais informações aqui.

1 de fevereiro de 2017

Concursos TCP | 56 ideias de negócio e 34 teses académicas


No final do prazo para a recepção de candidaturas ao Concurso de Teses Académicas e ao Concurso de Empreendedorismo Turístico | Prémio José Manuel Alves, registou-se a entrada de 34 teses académicas (9 de doutoramento; 21 de mestrado; e 4 exclusões por não cumprirem o prazo definido no regulamento) e de 56 ideias de negócio (com 5 outras excluídas por falta de informação vital).

Segue-se uma fase de verificação exaustiva do cumprimento dos requisitos previstos nos regulamentos dos dois concursos e de comunicação definitiva dos projectos validados, que decorrerá até à próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro e, posteriormente, a decisão do Júri Preliminar, composto por membros da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, que definirá quais serão os 8 finalistas que concorrerão ao rémio José Manuel Alves, os 5 finalistas do Concurso de Teses de Mestrado e os 5 finalistas do Concurso de Teses de Doutoramento. 

Esta decisão preliminar será tomada até ao dia 10 de fevereiro de 2017 e será comunicada a todos os candidatos até ao dia 12 de fevereiro de 2017.

Linha de Crédito Capitalizar



Entra hoje em vigor a Linha de Crédito Capitalizar, gerida pela PME Investimentos em articulação com o Sistema Nacional de Garantia Mutua.

A nova Linha de Crédito Capitalizar, no âmbito do Programa Capitalizar destina-se a PME com montantes de financiamento por empresa entre 25 mil e 2 milhões de euros e com prazos entre 3 a 10 anos.

Esta nova linha será disponibilizada nos balcões dos bancos protocolados e é estruturada da seguinte forma:

Linha Micro e Pequenas Empresas
Dotação: 400 milhões de euros.

Objetivo: potenciar o acesso a financiamento para investimentos em ativos e reforço de capitais para Micro e Pequenas Empresas.

Linha Fundo de Maneio
Dotação: 700 milhões de euros.

Objetivo: financiar necessidades de fundo de maneio das empresas com financiamentos de médio prazo, em alternativa ao crédito de curto prazo e assim contribuir para uma maior estabilidade dos recursos financeiros ao seu dispor.

Linha Plafond de Tesouraria
Dotação: 100 milhões de euros.

Objetivo: alargar a oferta de crédito em sistema de revolving, conferindo uma maior flexibilidade à gestão corrente de tesouraria.

Linha Investimento Geral
Dotação: 100 milhões de euros.

Objetivo: financiar investimentos em ativos com elevado prazo de recuperação.

Linha Investimento Projetos 2020
Dotação: 300 milhões de euros.

Objetivo: alargar a oferta de crédito bancário para financiamento de projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020, com enfoque em despesas elegíveis e outros segmentos de mercado em que a Linha de Crédito e Garantias IFD 2016-2020 possa vir a revelar-se insuficiente.

Com a disponibilização destas Linhas de Apoio pretende-se o reforço de instrumentos que permitem criar melhores condições de investimento para as empresas.

Para mais informação consulte: PME Investimentos

Fonte: Turismo de Portugal